As Tecnologias Como Agentes de Mudança nas Concepções de Infância: Desenvolvimento ou Risco para as Crianças?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres Gonçalves, Josiane
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lúcio Umbelino Mathias, Elizamari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
DOI: 10.24933/horizontes.v35i3.485
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/485
Resumo: O objetivo desse estudo é investigar como historicamente a infância foi vista pelas sociedades ocidentais, destacando o papel exercido pelas tecnologias na mudança de concepções de infância, evidenciando se elas contribuem para o desenvolvimento ou representam riscos para as crianças. A pesquisa foi realizada com 84 alunos do 5º ano do ensino fundamental de Naviraí MS e Aramina SP. Os resultados indicam que as tecnologias influenciam na mudança de concepção de infância, por permitir que crianças e adultos tenham acesso aos mesmos conhecimentos, podendo representar tanto risco, quanto contribuição para o desenvolvimento infantil, dependendo da maneira em que são utilizadas. 
id USF_0e23c7d4eb33523a57ec70787f7e0abd
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/485
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
spelling As Tecnologias Como Agentes de Mudança nas Concepções de Infância: Desenvolvimento ou Risco para as Crianças?O objetivo desse estudo é investigar como historicamente a infância foi vista pelas sociedades ocidentais, destacando o papel exercido pelas tecnologias na mudança de concepções de infância, evidenciando se elas contribuem para o desenvolvimento ou representam riscos para as crianças. A pesquisa foi realizada com 84 alunos do 5º ano do ensino fundamental de Naviraí MS e Aramina SP. Os resultados indicam que as tecnologias influenciam na mudança de concepção de infância, por permitir que crianças e adultos tenham acesso aos mesmos conhecimentos, podendo representar tanto risco, quanto contribuição para o desenvolvimento infantil, dependendo da maneira em que são utilizadas. Universidade São Francisco2017-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/48510.24933/horizontes.v35i3.485Horizontes; v. 35 n. 3 (2017): A Clínica da Atividade e suas repercussões no contexto brasileiro; 162-1742317-109X0103-770610.24933/horizontes.v35i3reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/485/251Peres Gonçalves, JosianeLúcio Umbelino Mathias, Elizamariinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:43:38Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/485Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:04.025158Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv As Tecnologias Como Agentes de Mudança nas Concepções de Infância: Desenvolvimento ou Risco para as Crianças?
title As Tecnologias Como Agentes de Mudança nas Concepções de Infância: Desenvolvimento ou Risco para as Crianças?
spellingShingle As Tecnologias Como Agentes de Mudança nas Concepções de Infância: Desenvolvimento ou Risco para as Crianças?
As Tecnologias Como Agentes de Mudança nas Concepções de Infância: Desenvolvimento ou Risco para as Crianças?
Peres Gonçalves, Josiane
Peres Gonçalves, Josiane
title_short As Tecnologias Como Agentes de Mudança nas Concepções de Infância: Desenvolvimento ou Risco para as Crianças?
title_full As Tecnologias Como Agentes de Mudança nas Concepções de Infância: Desenvolvimento ou Risco para as Crianças?
title_fullStr As Tecnologias Como Agentes de Mudança nas Concepções de Infância: Desenvolvimento ou Risco para as Crianças?
As Tecnologias Como Agentes de Mudança nas Concepções de Infância: Desenvolvimento ou Risco para as Crianças?
title_full_unstemmed As Tecnologias Como Agentes de Mudança nas Concepções de Infância: Desenvolvimento ou Risco para as Crianças?
As Tecnologias Como Agentes de Mudança nas Concepções de Infância: Desenvolvimento ou Risco para as Crianças?
title_sort As Tecnologias Como Agentes de Mudança nas Concepções de Infância: Desenvolvimento ou Risco para as Crianças?
author Peres Gonçalves, Josiane
author_facet Peres Gonçalves, Josiane
Peres Gonçalves, Josiane
Lúcio Umbelino Mathias, Elizamari
Lúcio Umbelino Mathias, Elizamari
author_role author
author2 Lúcio Umbelino Mathias, Elizamari
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peres Gonçalves, Josiane
Lúcio Umbelino Mathias, Elizamari
description O objetivo desse estudo é investigar como historicamente a infância foi vista pelas sociedades ocidentais, destacando o papel exercido pelas tecnologias na mudança de concepções de infância, evidenciando se elas contribuem para o desenvolvimento ou representam riscos para as crianças. A pesquisa foi realizada com 84 alunos do 5º ano do ensino fundamental de Naviraí MS e Aramina SP. Os resultados indicam que as tecnologias influenciam na mudança de concepção de infância, por permitir que crianças e adultos tenham acesso aos mesmos conhecimentos, podendo representar tanto risco, quanto contribuição para o desenvolvimento infantil, dependendo da maneira em que são utilizadas. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/485
10.24933/horizontes.v35i3.485
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/485
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v35i3.485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/485/251
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 35 n. 3 (2017): A Clínica da Atividade e suas repercussões no contexto brasileiro; 162-174
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v35i3
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1822178652320694272
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.24933/horizontes.v35i3.485