Projeto de ensino-aprendizagem em oficinas para a Enfermagem na disciplina Projeto de Pesquisa: reflexão-experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1372 |
Resumo: | Neste artigo, objetivou-se debater, por meio de uma experiência, a formação docente e o Projeto de Ensino-Aprendizagem (PEA) para a graduação de Enfermagem em oficinas da disciplina Projeto de Pesquisa II. Com base na formação dos eixos “Referencial teórico: a formação e identidade docente na saúde e sua problematização”, “O PEA na elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso na Enfermagem: proposta incrementada”, “Imbricações da experiência com a identidade e formação docente”, relata-se a experiência da disciplina Projeto de Pesquisa II em uma instituição do Norte do Brasil entre os anos de 2019 e 2021. Defende-se que o PEA debatido possibilita a expansão da Zona de Autonomia Relativa docente nas oficinas de elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso. |
id |
USF_0f944b6ee3759b323ab8857cb5fb285f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1372 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto de ensino-aprendizagem em oficinas para a Enfermagem na disciplina Projeto de Pesquisa: reflexão-experiênciaNeste artigo, objetivou-se debater, por meio de uma experiência, a formação docente e o Projeto de Ensino-Aprendizagem (PEA) para a graduação de Enfermagem em oficinas da disciplina Projeto de Pesquisa II. Com base na formação dos eixos “Referencial teórico: a formação e identidade docente na saúde e sua problematização”, “O PEA na elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso na Enfermagem: proposta incrementada”, “Imbricações da experiência com a identidade e formação docente”, relata-se a experiência da disciplina Projeto de Pesquisa II em uma instituição do Norte do Brasil entre os anos de 2019 e 2021. Defende-se que o PEA debatido possibilita a expansão da Zona de Autonomia Relativa docente nas oficinas de elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso.Universidade São Francisco2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/137210.24933/horizontes.v40i1.1372Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220662317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1372/685Copyright (c) 2022 Antonio Jorge Silva Correa Júnior, Adriana de Sá Pinheiro, Helena Megumi Sonobehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCorrea Júnior, Antonio Jorge SilvaPinheiro, Adriana de Sá Sonobe, Helena Megumi 2022-12-21T20:46:40Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1372Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:18.474075Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto de ensino-aprendizagem em oficinas para a Enfermagem na disciplina Projeto de Pesquisa: reflexão-experiência |
title |
Projeto de ensino-aprendizagem em oficinas para a Enfermagem na disciplina Projeto de Pesquisa: reflexão-experiência |
spellingShingle |
Projeto de ensino-aprendizagem em oficinas para a Enfermagem na disciplina Projeto de Pesquisa: reflexão-experiência Correa Júnior, Antonio Jorge Silva |
title_short |
Projeto de ensino-aprendizagem em oficinas para a Enfermagem na disciplina Projeto de Pesquisa: reflexão-experiência |
title_full |
Projeto de ensino-aprendizagem em oficinas para a Enfermagem na disciplina Projeto de Pesquisa: reflexão-experiência |
title_fullStr |
Projeto de ensino-aprendizagem em oficinas para a Enfermagem na disciplina Projeto de Pesquisa: reflexão-experiência |
title_full_unstemmed |
Projeto de ensino-aprendizagem em oficinas para a Enfermagem na disciplina Projeto de Pesquisa: reflexão-experiência |
title_sort |
Projeto de ensino-aprendizagem em oficinas para a Enfermagem na disciplina Projeto de Pesquisa: reflexão-experiência |
author |
Correa Júnior, Antonio Jorge Silva |
author_facet |
Correa Júnior, Antonio Jorge Silva Pinheiro, Adriana de Sá Sonobe, Helena Megumi |
author_role |
author |
author2 |
Pinheiro, Adriana de Sá Sonobe, Helena Megumi |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correa Júnior, Antonio Jorge Silva Pinheiro, Adriana de Sá Sonobe, Helena Megumi |
description |
Neste artigo, objetivou-se debater, por meio de uma experiência, a formação docente e o Projeto de Ensino-Aprendizagem (PEA) para a graduação de Enfermagem em oficinas da disciplina Projeto de Pesquisa II. Com base na formação dos eixos “Referencial teórico: a formação e identidade docente na saúde e sua problematização”, “O PEA na elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso na Enfermagem: proposta incrementada”, “Imbricações da experiência com a identidade e formação docente”, relata-se a experiência da disciplina Projeto de Pesquisa II em uma instituição do Norte do Brasil entre os anos de 2019 e 2021. Defende-se que o PEA debatido possibilita a expansão da Zona de Autonomia Relativa docente nas oficinas de elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1372 10.24933/horizontes.v40i1.1372 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1372 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v40i1.1372 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1372/685 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022066 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v40i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051440779231232 |