Concepções e práticas de oralidade na escola básica na perspectiva dos docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/664 |
Resumo: | Esta pesquisa analisou as concepções de ensino de oralidade docentes, participantes de curso de formação. Como metodologia, utilizamos o questionário aberto para analisar as concepções e as práticas pedagógicas realizadas em sala de aula, bem como as dificuldades enfrentadas. Os resultados revelam que há avanços, em relação a outras pesquisas, nas concepções e práticas pedagógicas, visto que aparecem nas respostas a) a relevância do ensino de oralidade para a formação cidadã; b) a necessidade de proposição de situações de interação; c) gêneros orais na prática de ensino. Todavia, tais dados revelam também que há esforços a empreender no tocante a) à compreensão da oralidade como uso e reflexão linguística; b) às dificuldades materiais; e c) à falta de formação docente. |
id |
USF_100d018f724cfe2630bfb73393eb32f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/664 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções e práticas de oralidade na escola básica na perspectiva dos docentesEsta pesquisa analisou as concepções de ensino de oralidade docentes, participantes de curso de formação. Como metodologia, utilizamos o questionário aberto para analisar as concepções e as práticas pedagógicas realizadas em sala de aula, bem como as dificuldades enfrentadas. Os resultados revelam que há avanços, em relação a outras pesquisas, nas concepções e práticas pedagógicas, visto que aparecem nas respostas a) a relevância do ensino de oralidade para a formação cidadã; b) a necessidade de proposição de situações de interação; c) gêneros orais na prática de ensino. Todavia, tais dados revelam também que há esforços a empreender no tocante a) à compreensão da oralidade como uso e reflexão linguística; b) às dificuldades materiais; e c) à falta de formação docente.Universidade São Francisco2019-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/66410.24933/horizontes.v37i0.664Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e0190042317-109X0103-770610.24933/horizontes.v37i0reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/664/350Magalhães, Tânia GuedesLacerda, Ana Paula de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:17Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/664Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:07.423658Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções e práticas de oralidade na escola básica na perspectiva dos docentes |
title |
Concepções e práticas de oralidade na escola básica na perspectiva dos docentes |
spellingShingle |
Concepções e práticas de oralidade na escola básica na perspectiva dos docentes Magalhães, Tânia Guedes |
title_short |
Concepções e práticas de oralidade na escola básica na perspectiva dos docentes |
title_full |
Concepções e práticas de oralidade na escola básica na perspectiva dos docentes |
title_fullStr |
Concepções e práticas de oralidade na escola básica na perspectiva dos docentes |
title_full_unstemmed |
Concepções e práticas de oralidade na escola básica na perspectiva dos docentes |
title_sort |
Concepções e práticas de oralidade na escola básica na perspectiva dos docentes |
author |
Magalhães, Tânia Guedes |
author_facet |
Magalhães, Tânia Guedes Lacerda, Ana Paula de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Lacerda, Ana Paula de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Tânia Guedes Lacerda, Ana Paula de Oliveira |
description |
Esta pesquisa analisou as concepções de ensino de oralidade docentes, participantes de curso de formação. Como metodologia, utilizamos o questionário aberto para analisar as concepções e as práticas pedagógicas realizadas em sala de aula, bem como as dificuldades enfrentadas. Os resultados revelam que há avanços, em relação a outras pesquisas, nas concepções e práticas pedagógicas, visto que aparecem nas respostas a) a relevância do ensino de oralidade para a formação cidadã; b) a necessidade de proposição de situações de interação; c) gêneros orais na prática de ensino. Todavia, tais dados revelam também que há esforços a empreender no tocante a) à compreensão da oralidade como uso e reflexão linguística; b) às dificuldades materiais; e c) à falta de formação docente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/664 10.24933/horizontes.v37i0.664 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/664 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v37i0.664 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/664/350 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e019004 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v37i0 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051439810347008 |