Concepções e práticas de oralidade na escola básica na perspectiva dos docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Tânia Guedes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lacerda, Ana Paula de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/664
Resumo: Esta pesquisa analisou as concepções de ensino de oralidade docentes, participantes de curso de formação. Como metodologia, utilizamos o questionário aberto para analisar as concepções e as práticas pedagógicas realizadas em sala de aula, bem como as dificuldades enfrentadas. Os resultados revelam que há avanços, em relação a outras pesquisas, nas concepções e práticas pedagógicas, visto que aparecem nas respostas a) a relevância do ensino de oralidade para a formação cidadã; b) a necessidade de proposição de situações de interação; c) gêneros orais na prática de ensino. Todavia, tais dados revelam também que há esforços a empreender no tocante a) à compreensão da oralidade como uso e reflexão linguística; b) às dificuldades materiais; e c) à falta de formação docente.
id USF_100d018f724cfe2630bfb73393eb32f1
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/664
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Concepções e práticas de oralidade na escola básica na perspectiva dos docentesEsta pesquisa analisou as concepções de ensino de oralidade docentes, participantes de curso de formação. Como metodologia, utilizamos o questionário aberto para analisar as concepções e as práticas pedagógicas realizadas em sala de aula, bem como as dificuldades enfrentadas. Os resultados revelam que há avanços, em relação a outras pesquisas, nas concepções e práticas pedagógicas, visto que aparecem nas respostas a) a relevância do ensino de oralidade para a formação cidadã; b) a necessidade de proposição de situações de interação; c) gêneros orais na prática de ensino. Todavia, tais dados revelam também que há esforços a empreender no tocante a) à compreensão da oralidade como uso e reflexão linguística; b) às dificuldades materiais; e c) à falta de formação docente.Universidade São Francisco2019-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/66410.24933/horizontes.v37i0.664Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e0190042317-109X0103-770610.24933/horizontes.v37i0reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/664/350Magalhães, Tânia GuedesLacerda, Ana Paula de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:17Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/664Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:07.423658Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções e práticas de oralidade na escola básica na perspectiva dos docentes
title Concepções e práticas de oralidade na escola básica na perspectiva dos docentes
spellingShingle Concepções e práticas de oralidade na escola básica na perspectiva dos docentes
Magalhães, Tânia Guedes
title_short Concepções e práticas de oralidade na escola básica na perspectiva dos docentes
title_full Concepções e práticas de oralidade na escola básica na perspectiva dos docentes
title_fullStr Concepções e práticas de oralidade na escola básica na perspectiva dos docentes
title_full_unstemmed Concepções e práticas de oralidade na escola básica na perspectiva dos docentes
title_sort Concepções e práticas de oralidade na escola básica na perspectiva dos docentes
author Magalhães, Tânia Guedes
author_facet Magalhães, Tânia Guedes
Lacerda, Ana Paula de Oliveira
author_role author
author2 Lacerda, Ana Paula de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Tânia Guedes
Lacerda, Ana Paula de Oliveira
description Esta pesquisa analisou as concepções de ensino de oralidade docentes, participantes de curso de formação. Como metodologia, utilizamos o questionário aberto para analisar as concepções e as práticas pedagógicas realizadas em sala de aula, bem como as dificuldades enfrentadas. Os resultados revelam que há avanços, em relação a outras pesquisas, nas concepções e práticas pedagógicas, visto que aparecem nas respostas a) a relevância do ensino de oralidade para a formação cidadã; b) a necessidade de proposição de situações de interação; c) gêneros orais na prática de ensino. Todavia, tais dados revelam também que há esforços a empreender no tocante a) à compreensão da oralidade como uso e reflexão linguística; b) às dificuldades materiais; e c) à falta de formação docente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/664
10.24933/horizontes.v37i0.664
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/664
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v37i0.664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/664/350
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e019004
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v37i0
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439810347008