Relação professor e estudante na universidade: um olhar sobre a formação permanente e a atuação profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1213 |
Resumo: | O texto objetiva analisar o que afirmam os docentes universitários sobre: i) as necessidades de realizar formação permanente; ii) o desenvolvimento de estratégias de ensino com vistas à promoção de aprendizagens nos estudantes; iii) a disponibilidade dos docentes em auxiliar os discentes que apresentam dificuldades de aprendizagem. A pesquisa revela os resultados de um questionário do tipo survey, aplicado a 338 professores universitários. O estudo permitiu concluir que a relação professor e estudante é fundamental para o desenvolvimento de aprendizagens. Os resultados revelam que os professores variam a metodologia de ensino de acordo com as especificidades do conteúdo a ser ensinado. De igual modo, ensinam estratégias que facilitam o aprendizado dos estudantes. |
id |
USF_1466a612fb73cb8bbd7f189fb2706251 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1213 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Relação professor e estudante na universidade: um olhar sobre a formação permanente e a atuação profissionalO texto objetiva analisar o que afirmam os docentes universitários sobre: i) as necessidades de realizar formação permanente; ii) o desenvolvimento de estratégias de ensino com vistas à promoção de aprendizagens nos estudantes; iii) a disponibilidade dos docentes em auxiliar os discentes que apresentam dificuldades de aprendizagem. A pesquisa revela os resultados de um questionário do tipo survey, aplicado a 338 professores universitários. O estudo permitiu concluir que a relação professor e estudante é fundamental para o desenvolvimento de aprendizagens. Os resultados revelam que os professores variam a metodologia de ensino de acordo com as especificidades do conteúdo a ser ensinado. De igual modo, ensinam estratégias que facilitam o aprendizado dos estudantes.Universidade São Francisco2021-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/121310.24933/horizontes.v39i1.1213Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e0210562317-109X0103-770610.24933/horizontes.v39i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1213/602Copyright (c) 2021 Fabrício Oliveira da Silva, Rosaria da Paixão Trindadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira da Silva, FabrícioTrindade, Rosaria da Paixão 2021-10-07T11:04:46Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1213Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:15.432652Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação professor e estudante na universidade: um olhar sobre a formação permanente e a atuação profissional |
title |
Relação professor e estudante na universidade: um olhar sobre a formação permanente e a atuação profissional |
spellingShingle |
Relação professor e estudante na universidade: um olhar sobre a formação permanente e a atuação profissional Oliveira da Silva, Fabrício |
title_short |
Relação professor e estudante na universidade: um olhar sobre a formação permanente e a atuação profissional |
title_full |
Relação professor e estudante na universidade: um olhar sobre a formação permanente e a atuação profissional |
title_fullStr |
Relação professor e estudante na universidade: um olhar sobre a formação permanente e a atuação profissional |
title_full_unstemmed |
Relação professor e estudante na universidade: um olhar sobre a formação permanente e a atuação profissional |
title_sort |
Relação professor e estudante na universidade: um olhar sobre a formação permanente e a atuação profissional |
author |
Oliveira da Silva, Fabrício |
author_facet |
Oliveira da Silva, Fabrício Trindade, Rosaria da Paixão |
author_role |
author |
author2 |
Trindade, Rosaria da Paixão |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira da Silva, Fabrício Trindade, Rosaria da Paixão |
description |
O texto objetiva analisar o que afirmam os docentes universitários sobre: i) as necessidades de realizar formação permanente; ii) o desenvolvimento de estratégias de ensino com vistas à promoção de aprendizagens nos estudantes; iii) a disponibilidade dos docentes em auxiliar os discentes que apresentam dificuldades de aprendizagem. A pesquisa revela os resultados de um questionário do tipo survey, aplicado a 338 professores universitários. O estudo permitiu concluir que a relação professor e estudante é fundamental para o desenvolvimento de aprendizagens. Os resultados revelam que os professores variam a metodologia de ensino de acordo com as especificidades do conteúdo a ser ensinado. De igual modo, ensinam estratégias que facilitam o aprendizado dos estudantes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1213 10.24933/horizontes.v39i1.1213 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1213 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v39i1.1213 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1213/602 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Fabrício Oliveira da Silva, Rosaria da Paixão Trindade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Fabrício Oliveira da Silva, Rosaria da Paixão Trindade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e021056 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v39i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051440637673472 |