Saberes em práticas culturais: condutas e contracondutas no campo da Matemática e da Educação Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Alexandrina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mendes, Jackeline Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/763
Resumo: Esse texto tem por objetivo discutir o Campo da Etnomatemática a partir de pesquisas e estudos que mostram a diversidade de entendimento desse movimento no interior do campo da Educação Matemática. Pretendemos problematizar e analisar esse movimento numa perspectiva foucaultiana, a partir do conceito de contraconduta. A importância dessa discussão se amplia pelos usos e apropriações que são feitos por essas discussões – em especial em documentos de políticas públicas as quais tendem a desviar o foco e as ideias que transitam por esse movimento. Nossa discussão irá considerar propostas de pesquisas e estudos que se sobressaíram ao longo desse movimento que vem se fortalecendo desde a década de 1980. Nossa compressão é que sua disseminação foi ocorrendo de forma rizomática, o que nos permite compreendê-lo como um movimento múltiplo. Assim, essa discussão/apresentação pretende problematizar aspectos dessa multiplicidade de propostas por vezes antagônicas considerando o fato de sua raiz emergir no interior do campo estruturalista da Matemática. 
id USF_20038d950563a37fb0e90bd27fd70079
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/763
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Saberes em práticas culturais: condutas e contracondutas no campo da Matemática e da Educação MatemáticaEsse texto tem por objetivo discutir o Campo da Etnomatemática a partir de pesquisas e estudos que mostram a diversidade de entendimento desse movimento no interior do campo da Educação Matemática. Pretendemos problematizar e analisar esse movimento numa perspectiva foucaultiana, a partir do conceito de contraconduta. A importância dessa discussão se amplia pelos usos e apropriações que são feitos por essas discussões – em especial em documentos de políticas públicas as quais tendem a desviar o foco e as ideias que transitam por esse movimento. Nossa discussão irá considerar propostas de pesquisas e estudos que se sobressaíram ao longo desse movimento que vem se fortalecendo desde a década de 1980. Nossa compressão é que sua disseminação foi ocorrendo de forma rizomática, o que nos permite compreendê-lo como um movimento múltiplo. Assim, essa discussão/apresentação pretende problematizar aspectos dessa multiplicidade de propostas por vezes antagônicas considerando o fato de sua raiz emergir no interior do campo estruturalista da Matemática. Universidade São Francisco2019-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/76310.24933/horizontes.v37i0.763Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e0190292317-109X0103-770610.24933/horizontes.v37i0reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/763/372Monteiro, AlexandrinaMendes, Jackeline Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:07Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/763Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:09.194324Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes em práticas culturais: condutas e contracondutas no campo da Matemática e da Educação Matemática
title Saberes em práticas culturais: condutas e contracondutas no campo da Matemática e da Educação Matemática
spellingShingle Saberes em práticas culturais: condutas e contracondutas no campo da Matemática e da Educação Matemática
Monteiro, Alexandrina
title_short Saberes em práticas culturais: condutas e contracondutas no campo da Matemática e da Educação Matemática
title_full Saberes em práticas culturais: condutas e contracondutas no campo da Matemática e da Educação Matemática
title_fullStr Saberes em práticas culturais: condutas e contracondutas no campo da Matemática e da Educação Matemática
title_full_unstemmed Saberes em práticas culturais: condutas e contracondutas no campo da Matemática e da Educação Matemática
title_sort Saberes em práticas culturais: condutas e contracondutas no campo da Matemática e da Educação Matemática
author Monteiro, Alexandrina
author_facet Monteiro, Alexandrina
Mendes, Jackeline Rodrigues
author_role author
author2 Mendes, Jackeline Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Alexandrina
Mendes, Jackeline Rodrigues
description Esse texto tem por objetivo discutir o Campo da Etnomatemática a partir de pesquisas e estudos que mostram a diversidade de entendimento desse movimento no interior do campo da Educação Matemática. Pretendemos problematizar e analisar esse movimento numa perspectiva foucaultiana, a partir do conceito de contraconduta. A importância dessa discussão se amplia pelos usos e apropriações que são feitos por essas discussões – em especial em documentos de políticas públicas as quais tendem a desviar o foco e as ideias que transitam por esse movimento. Nossa discussão irá considerar propostas de pesquisas e estudos que se sobressaíram ao longo desse movimento que vem se fortalecendo desde a década de 1980. Nossa compressão é que sua disseminação foi ocorrendo de forma rizomática, o que nos permite compreendê-lo como um movimento múltiplo. Assim, essa discussão/apresentação pretende problematizar aspectos dessa multiplicidade de propostas por vezes antagônicas considerando o fato de sua raiz emergir no interior do campo estruturalista da Matemática. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/763
10.24933/horizontes.v37i0.763
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/763
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v37i0.763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/763/372
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e019029
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v37i0
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439858581504