Diretores e gestão democrática: participação da comunidade na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/386 |
Resumo: | A gestão democrática sinaliza a participação da comunidade na gestão escolar. No entanto, para garantir e intensificar tal participação é importante que o diretor conheça sua comunidade, incluindo o entorno escolar e, neste processo, sua formação é fundamental. Este estudo analisou como diretores estão sendo preparados, na formação inicial e continuada, para lidar com a participação da comunidade na escola, e como eles têm atuado neste cenário. Os dados foram coletados por meio de um estudo de caso, utilizando análise documental e entrevistas. E revelaram que os atuais modelos de formação são, essencialmente, teóricos e têm oferecido pouco espaço para os diretores desenvolverem habilidades para garantir e intensificar a participação da comunidade na escola. Paralelamente, os diretores em serviço apresentaram pouca compreensão sobre as questões da gestão democrática e atuavam baseados em suas experiências cotidianas. |
id |
USF_259a43db204e85cc41a3d1509bb7295c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/386 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Diretores e gestão democrática: participação da comunidade na escolaA gestão democrática sinaliza a participação da comunidade na gestão escolar. No entanto, para garantir e intensificar tal participação é importante que o diretor conheça sua comunidade, incluindo o entorno escolar e, neste processo, sua formação é fundamental. Este estudo analisou como diretores estão sendo preparados, na formação inicial e continuada, para lidar com a participação da comunidade na escola, e como eles têm atuado neste cenário. Os dados foram coletados por meio de um estudo de caso, utilizando análise documental e entrevistas. E revelaram que os atuais modelos de formação são, essencialmente, teóricos e têm oferecido pouco espaço para os diretores desenvolverem habilidades para garantir e intensificar a participação da comunidade na escola. Paralelamente, os diretores em serviço apresentaram pouca compreensão sobre as questões da gestão democrática e atuavam baseados em suas experiências cotidianas. Universidade São Francisco2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/38610.24933/horizontes.v36i1.386Horizontes; v. 36 n. 1 (2018): BNCC: Um novo capítulo da educação em migalhas?; 184-1962317-109X0103-770610.24933/horizontes.v36i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/386/270Garcia, Paulo SergioCosta, Valdirene RodriguesZanutto, Marcos Viniciusinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:43:32Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/386Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:02.886608Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diretores e gestão democrática: participação da comunidade na escola |
title |
Diretores e gestão democrática: participação da comunidade na escola |
spellingShingle |
Diretores e gestão democrática: participação da comunidade na escola Garcia, Paulo Sergio |
title_short |
Diretores e gestão democrática: participação da comunidade na escola |
title_full |
Diretores e gestão democrática: participação da comunidade na escola |
title_fullStr |
Diretores e gestão democrática: participação da comunidade na escola |
title_full_unstemmed |
Diretores e gestão democrática: participação da comunidade na escola |
title_sort |
Diretores e gestão democrática: participação da comunidade na escola |
author |
Garcia, Paulo Sergio |
author_facet |
Garcia, Paulo Sergio Costa, Valdirene Rodrigues Zanutto, Marcos Vinicius |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Valdirene Rodrigues Zanutto, Marcos Vinicius |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Paulo Sergio Costa, Valdirene Rodrigues Zanutto, Marcos Vinicius |
description |
A gestão democrática sinaliza a participação da comunidade na gestão escolar. No entanto, para garantir e intensificar tal participação é importante que o diretor conheça sua comunidade, incluindo o entorno escolar e, neste processo, sua formação é fundamental. Este estudo analisou como diretores estão sendo preparados, na formação inicial e continuada, para lidar com a participação da comunidade na escola, e como eles têm atuado neste cenário. Os dados foram coletados por meio de um estudo de caso, utilizando análise documental e entrevistas. E revelaram que os atuais modelos de formação são, essencialmente, teóricos e têm oferecido pouco espaço para os diretores desenvolverem habilidades para garantir e intensificar a participação da comunidade na escola. Paralelamente, os diretores em serviço apresentaram pouca compreensão sobre as questões da gestão democrática e atuavam baseados em suas experiências cotidianas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/386 10.24933/horizontes.v36i1.386 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/386 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v36i1.386 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/386/270 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 36 n. 1 (2018): BNCC: Um novo capítulo da educação em migalhas?; 184-196 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v36i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051439323807744 |