Os desafios do ensino remoto para alfabetizadoras em início de carreira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Carmen Regina Gonçalves
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nogueira, Gabriela Medeiros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1190
Resumo: Este artigo apresenta um estudo que acompanhou um grupo de alfabetizadoras em 2020 com o objetivo de investigar quais seriam os maiores desafios experienciados com a implementação do ensino remoto para docentes iniciantes na alfabetização. Os dados analisados originam-se de uma pesquisa qualitativa que indicia complexidades com relação às adaptações iniciais da nova modalidade de ensino, dificuldades com o estabelecimento das relações com os pais, problemas de gerenciamento do tempo acarretando sobrecarga de trabalho, até os impasses para se realizar aulas síncronas. Aspectos que reforçam a importância de se promover espaços de acolhimento e formação a esses docentes que há pouco iniciaram na alfabetização, e tão logo se depararam com o ineditismo do ensino não presencial.
id USF_37030db63a320812c723eb11f11874fa
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1190
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Os desafios do ensino remoto para alfabetizadoras em início de carreira Este artigo apresenta um estudo que acompanhou um grupo de alfabetizadoras em 2020 com o objetivo de investigar quais seriam os maiores desafios experienciados com a implementação do ensino remoto para docentes iniciantes na alfabetização. Os dados analisados originam-se de uma pesquisa qualitativa que indicia complexidades com relação às adaptações iniciais da nova modalidade de ensino, dificuldades com o estabelecimento das relações com os pais, problemas de gerenciamento do tempo acarretando sobrecarga de trabalho, até os impasses para se realizar aulas síncronas. Aspectos que reforçam a importância de se promover espaços de acolhimento e formação a esses docentes que há pouco iniciaram na alfabetização, e tão logo se depararam com o ineditismo do ensino não presencial.Universidade São Francisco2022-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/119010.24933/horizontes.v40i1.1190Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220062317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1190/624Copyright (c) 2022 Carmen Regina Gonçalves Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Carmen Regina Gonçalves Nogueira, Gabriela Medeiros 2022-12-23T21:52:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1190Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:15.074155Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios do ensino remoto para alfabetizadoras em início de carreira
title Os desafios do ensino remoto para alfabetizadoras em início de carreira
spellingShingle Os desafios do ensino remoto para alfabetizadoras em início de carreira
Ferreira, Carmen Regina Gonçalves
title_short Os desafios do ensino remoto para alfabetizadoras em início de carreira
title_full Os desafios do ensino remoto para alfabetizadoras em início de carreira
title_fullStr Os desafios do ensino remoto para alfabetizadoras em início de carreira
title_full_unstemmed Os desafios do ensino remoto para alfabetizadoras em início de carreira
title_sort Os desafios do ensino remoto para alfabetizadoras em início de carreira
author Ferreira, Carmen Regina Gonçalves
author_facet Ferreira, Carmen Regina Gonçalves
Nogueira, Gabriela Medeiros
author_role author
author2 Nogueira, Gabriela Medeiros
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Carmen Regina Gonçalves
Nogueira, Gabriela Medeiros
description Este artigo apresenta um estudo que acompanhou um grupo de alfabetizadoras em 2020 com o objetivo de investigar quais seriam os maiores desafios experienciados com a implementação do ensino remoto para docentes iniciantes na alfabetização. Os dados analisados originam-se de uma pesquisa qualitativa que indicia complexidades com relação às adaptações iniciais da nova modalidade de ensino, dificuldades com o estabelecimento das relações com os pais, problemas de gerenciamento do tempo acarretando sobrecarga de trabalho, até os impasses para se realizar aulas síncronas. Aspectos que reforçam a importância de se promover espaços de acolhimento e formação a esses docentes que há pouco iniciaram na alfabetização, e tão logo se depararam com o ineditismo do ensino não presencial.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1190
10.24933/horizontes.v40i1.1190
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1190
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v40i1.1190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1190/624
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Carmen Regina Gonçalves Ferreira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Carmen Regina Gonçalves Ferreira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022006
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v40i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440330440704