Os desafios do ensino remoto para alfabetizadoras em início de carreira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1190 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo que acompanhou um grupo de alfabetizadoras em 2020 com o objetivo de investigar quais seriam os maiores desafios experienciados com a implementação do ensino remoto para docentes iniciantes na alfabetização. Os dados analisados originam-se de uma pesquisa qualitativa que indicia complexidades com relação às adaptações iniciais da nova modalidade de ensino, dificuldades com o estabelecimento das relações com os pais, problemas de gerenciamento do tempo acarretando sobrecarga de trabalho, até os impasses para se realizar aulas síncronas. Aspectos que reforçam a importância de se promover espaços de acolhimento e formação a esses docentes que há pouco iniciaram na alfabetização, e tão logo se depararam com o ineditismo do ensino não presencial. |
id |
USF_37030db63a320812c723eb11f11874fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1190 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Os desafios do ensino remoto para alfabetizadoras em início de carreira Este artigo apresenta um estudo que acompanhou um grupo de alfabetizadoras em 2020 com o objetivo de investigar quais seriam os maiores desafios experienciados com a implementação do ensino remoto para docentes iniciantes na alfabetização. Os dados analisados originam-se de uma pesquisa qualitativa que indicia complexidades com relação às adaptações iniciais da nova modalidade de ensino, dificuldades com o estabelecimento das relações com os pais, problemas de gerenciamento do tempo acarretando sobrecarga de trabalho, até os impasses para se realizar aulas síncronas. Aspectos que reforçam a importância de se promover espaços de acolhimento e formação a esses docentes que há pouco iniciaram na alfabetização, e tão logo se depararam com o ineditismo do ensino não presencial.Universidade São Francisco2022-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/119010.24933/horizontes.v40i1.1190Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220062317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1190/624Copyright (c) 2022 Carmen Regina Gonçalves Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Carmen Regina Gonçalves Nogueira, Gabriela Medeiros 2022-12-23T21:52:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1190Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:15.074155Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios do ensino remoto para alfabetizadoras em início de carreira |
title |
Os desafios do ensino remoto para alfabetizadoras em início de carreira |
spellingShingle |
Os desafios do ensino remoto para alfabetizadoras em início de carreira Ferreira, Carmen Regina Gonçalves |
title_short |
Os desafios do ensino remoto para alfabetizadoras em início de carreira |
title_full |
Os desafios do ensino remoto para alfabetizadoras em início de carreira |
title_fullStr |
Os desafios do ensino remoto para alfabetizadoras em início de carreira |
title_full_unstemmed |
Os desafios do ensino remoto para alfabetizadoras em início de carreira |
title_sort |
Os desafios do ensino remoto para alfabetizadoras em início de carreira |
author |
Ferreira, Carmen Regina Gonçalves |
author_facet |
Ferreira, Carmen Regina Gonçalves Nogueira, Gabriela Medeiros |
author_role |
author |
author2 |
Nogueira, Gabriela Medeiros |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Carmen Regina Gonçalves Nogueira, Gabriela Medeiros |
description |
Este artigo apresenta um estudo que acompanhou um grupo de alfabetizadoras em 2020 com o objetivo de investigar quais seriam os maiores desafios experienciados com a implementação do ensino remoto para docentes iniciantes na alfabetização. Os dados analisados originam-se de uma pesquisa qualitativa que indicia complexidades com relação às adaptações iniciais da nova modalidade de ensino, dificuldades com o estabelecimento das relações com os pais, problemas de gerenciamento do tempo acarretando sobrecarga de trabalho, até os impasses para se realizar aulas síncronas. Aspectos que reforçam a importância de se promover espaços de acolhimento e formação a esses docentes que há pouco iniciaram na alfabetização, e tão logo se depararam com o ineditismo do ensino não presencial. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1190 10.24933/horizontes.v40i1.1190 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1190 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v40i1.1190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1190/624 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Carmen Regina Gonçalves Ferreira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Carmen Regina Gonçalves Ferreira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022006 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v40i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051440330440704 |