A construção do docente encarnado na experiência da ação corporal: perspectivas para a preparação profissional para a educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Luciene Teixeira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gimenez, Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/473
Resumo: ResumoO presente estudo tem por objetivo discutir o papel atribuído ao corpo e ao movimento nos cursos de formação docente. Os estudos sobre a formação docente demonstram que os saberes profissionais são integrados e utilizados nas tarefas dos professores em função das contingências da área educacional. A partir desta premissa o sujeito-docente, na sua prática, é um sujeito com histórias, trajetórias e expectativas, sendo todos esses aspectos assimilados e incorporados nas suas estruturas corporais. Em especial, atribui-se ênfase ao período da educação infantil, uma vez que as representações que os professores têm sobre o seu corpo e seus movimentos seriam preponderantes para determinar sua prática pedagógica. Conceitos como mente incorporada e cognição em ação serão apresentados para discutir a construção do sujeito docente pela ação corporal, como condição necessária para o exercício de sua atividade profissional na educação infantil.Palavras Chaves: Sujeito; Educação; Corpo; Educação Infantil; Preparação Profissional.The construction of teacher incorporated in body action experience: prospects for professional preparation for early childhood educationAbstractThis study aims to discuss the role assigned to the body and movement in teacher preparation courses. Studies on teacher education show that professional knowledge are integrated and used in teachers' tasks depending on the contingencies of the educational area. From this premise the subject-teaching in their practice is a subject with stories, trajectories and expectations, all of which are assimilated aspects and incorporated in their body structures. In particular, emphasis is attributed to the period of early childhood education, as the representations that teachers have about your body and its movements would be predominant in determining their practice. Concepts such as incorporated mind and cognition in action will be presented to discuss the construction of the subject teacher by bodily action as a necessary condition for the exercise of their professional activity in early childhood education.Keywords: Subject; Education; Body; Childhood Education; Professional Preparation
id USF_3b8037726e0913d114e328dfaca80e0b
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/473
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling A construção do docente encarnado na experiência da ação corporal: perspectivas para a preparação profissional para a educação infantilResumoO presente estudo tem por objetivo discutir o papel atribuído ao corpo e ao movimento nos cursos de formação docente. Os estudos sobre a formação docente demonstram que os saberes profissionais são integrados e utilizados nas tarefas dos professores em função das contingências da área educacional. A partir desta premissa o sujeito-docente, na sua prática, é um sujeito com histórias, trajetórias e expectativas, sendo todos esses aspectos assimilados e incorporados nas suas estruturas corporais. Em especial, atribui-se ênfase ao período da educação infantil, uma vez que as representações que os professores têm sobre o seu corpo e seus movimentos seriam preponderantes para determinar sua prática pedagógica. Conceitos como mente incorporada e cognição em ação serão apresentados para discutir a construção do sujeito docente pela ação corporal, como condição necessária para o exercício de sua atividade profissional na educação infantil.Palavras Chaves: Sujeito; Educação; Corpo; Educação Infantil; Preparação Profissional.The construction of teacher incorporated in body action experience: prospects for professional preparation for early childhood educationAbstractThis study aims to discuss the role assigned to the body and movement in teacher preparation courses. Studies on teacher education show that professional knowledge are integrated and used in teachers' tasks depending on the contingencies of the educational area. From this premise the subject-teaching in their practice is a subject with stories, trajectories and expectations, all of which are assimilated aspects and incorporated in their body structures. In particular, emphasis is attributed to the period of early childhood education, as the representations that teachers have about your body and its movements would be predominant in determining their practice. Concepts such as incorporated mind and cognition in action will be presented to discuss the construction of the subject teacher by bodily action as a necessary condition for the exercise of their professional activity in early childhood education.Keywords: Subject; Education; Body; Childhood Education; Professional PreparationUniversidade São Francisco2016-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/47310.24933/horizontes.v34i2.473Horizontes; v. 34 n. 2 (2016); 85 - 922317-109X0103-770610.24933/horizontes.v34i2reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/473/167Diniz, Luciene TeixeiraGimenez, Robertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:43:57Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/473Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:03.676777Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção do docente encarnado na experiência da ação corporal: perspectivas para a preparação profissional para a educação infantil
title A construção do docente encarnado na experiência da ação corporal: perspectivas para a preparação profissional para a educação infantil
spellingShingle A construção do docente encarnado na experiência da ação corporal: perspectivas para a preparação profissional para a educação infantil
Diniz, Luciene Teixeira
title_short A construção do docente encarnado na experiência da ação corporal: perspectivas para a preparação profissional para a educação infantil
title_full A construção do docente encarnado na experiência da ação corporal: perspectivas para a preparação profissional para a educação infantil
title_fullStr A construção do docente encarnado na experiência da ação corporal: perspectivas para a preparação profissional para a educação infantil
title_full_unstemmed A construção do docente encarnado na experiência da ação corporal: perspectivas para a preparação profissional para a educação infantil
title_sort A construção do docente encarnado na experiência da ação corporal: perspectivas para a preparação profissional para a educação infantil
author Diniz, Luciene Teixeira
author_facet Diniz, Luciene Teixeira
Gimenez, Roberto
author_role author
author2 Gimenez, Roberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Luciene Teixeira
Gimenez, Roberto
description ResumoO presente estudo tem por objetivo discutir o papel atribuído ao corpo e ao movimento nos cursos de formação docente. Os estudos sobre a formação docente demonstram que os saberes profissionais são integrados e utilizados nas tarefas dos professores em função das contingências da área educacional. A partir desta premissa o sujeito-docente, na sua prática, é um sujeito com histórias, trajetórias e expectativas, sendo todos esses aspectos assimilados e incorporados nas suas estruturas corporais. Em especial, atribui-se ênfase ao período da educação infantil, uma vez que as representações que os professores têm sobre o seu corpo e seus movimentos seriam preponderantes para determinar sua prática pedagógica. Conceitos como mente incorporada e cognição em ação serão apresentados para discutir a construção do sujeito docente pela ação corporal, como condição necessária para o exercício de sua atividade profissional na educação infantil.Palavras Chaves: Sujeito; Educação; Corpo; Educação Infantil; Preparação Profissional.The construction of teacher incorporated in body action experience: prospects for professional preparation for early childhood educationAbstractThis study aims to discuss the role assigned to the body and movement in teacher preparation courses. Studies on teacher education show that professional knowledge are integrated and used in teachers' tasks depending on the contingencies of the educational area. From this premise the subject-teaching in their practice is a subject with stories, trajectories and expectations, all of which are assimilated aspects and incorporated in their body structures. In particular, emphasis is attributed to the period of early childhood education, as the representations that teachers have about your body and its movements would be predominant in determining their practice. Concepts such as incorporated mind and cognition in action will be presented to discuss the construction of the subject teacher by bodily action as a necessary condition for the exercise of their professional activity in early childhood education.Keywords: Subject; Education; Body; Childhood Education; Professional Preparation
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/473
10.24933/horizontes.v34i2.473
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/473
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v34i2.473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/473/167
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 34 n. 2 (2016); 85 - 92
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v34i2
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439353167872