O processo formativo de enfermeiros indígenas na UFMT: reflexões sobre currículo, práticas pedagógicas e preparo docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/4 |
Resumo: | O ingresso de estudantes indígenas nas Universidades constitui-se num acontecimento que precisa ser analisado pela comunidade acadêmica. No presente estudo procurou-se perscrutar as percepções dos estudantes indígenas do curso de Enfermagem da UFMT/Sinop e dos seus docentes acerca do processo formativo. Os resultados foram obtidos por meio de entrevistas, tomando por referência a estrutura curricular do Curso, as práticas pedagógicas e o preparo docente para o atendimento a esses estudantes. Os resultados indicam que a organização curricular não possibilita a ênfase em disciplinas que tratam de realidades e de saberes específicos. O despreparo impacta as práticas pedagógicas em sala de aula. Logo, a necessidade de adequações curriculares é evidente, seja na aplicação de conteúdos relevantes para os indígenas, seja na adoção de metodologias criativas e de novas formas de avaliação do processo ensino-aprendizagem.Palavras-chaves: Estudantes Indígenas; Programa de Inclusão Indígena; Curso de Enfermagem. |
id |
USF_3bfbc9ad7029ffe34702bddf9fbf1696 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/4 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo formativo de enfermeiros indígenas na UFMT: reflexões sobre currículo, práticas pedagógicas e preparo docenteO ingresso de estudantes indígenas nas Universidades constitui-se num acontecimento que precisa ser analisado pela comunidade acadêmica. No presente estudo procurou-se perscrutar as percepções dos estudantes indígenas do curso de Enfermagem da UFMT/Sinop e dos seus docentes acerca do processo formativo. Os resultados foram obtidos por meio de entrevistas, tomando por referência a estrutura curricular do Curso, as práticas pedagógicas e o preparo docente para o atendimento a esses estudantes. Os resultados indicam que a organização curricular não possibilita a ênfase em disciplinas que tratam de realidades e de saberes específicos. O despreparo impacta as práticas pedagógicas em sala de aula. Logo, a necessidade de adequações curriculares é evidente, seja na aplicação de conteúdos relevantes para os indígenas, seja na adoção de metodologias criativas e de novas formas de avaliação do processo ensino-aprendizagem.Palavras-chaves: Estudantes Indígenas; Programa de Inclusão Indígena; Curso de Enfermagem.Universidade São Francisco2013-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/410.24933/horizontes.v31i2.4Horizontes; v. 31 n. 2 (2013): Dossiê: Currículo e Práticas Sociais II2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v31i2reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/4/4Botelho, Micnéias Tatiana de Souza LacerdaSecchi, Darciinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:40Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/4Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:56.105093Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo formativo de enfermeiros indígenas na UFMT: reflexões sobre currículo, práticas pedagógicas e preparo docente |
title |
O processo formativo de enfermeiros indígenas na UFMT: reflexões sobre currículo, práticas pedagógicas e preparo docente |
spellingShingle |
O processo formativo de enfermeiros indígenas na UFMT: reflexões sobre currículo, práticas pedagógicas e preparo docente Botelho, Micnéias Tatiana de Souza Lacerda |
title_short |
O processo formativo de enfermeiros indígenas na UFMT: reflexões sobre currículo, práticas pedagógicas e preparo docente |
title_full |
O processo formativo de enfermeiros indígenas na UFMT: reflexões sobre currículo, práticas pedagógicas e preparo docente |
title_fullStr |
O processo formativo de enfermeiros indígenas na UFMT: reflexões sobre currículo, práticas pedagógicas e preparo docente |
title_full_unstemmed |
O processo formativo de enfermeiros indígenas na UFMT: reflexões sobre currículo, práticas pedagógicas e preparo docente |
title_sort |
O processo formativo de enfermeiros indígenas na UFMT: reflexões sobre currículo, práticas pedagógicas e preparo docente |
author |
Botelho, Micnéias Tatiana de Souza Lacerda |
author_facet |
Botelho, Micnéias Tatiana de Souza Lacerda Secchi, Darci |
author_role |
author |
author2 |
Secchi, Darci |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Botelho, Micnéias Tatiana de Souza Lacerda Secchi, Darci |
description |
O ingresso de estudantes indígenas nas Universidades constitui-se num acontecimento que precisa ser analisado pela comunidade acadêmica. No presente estudo procurou-se perscrutar as percepções dos estudantes indígenas do curso de Enfermagem da UFMT/Sinop e dos seus docentes acerca do processo formativo. Os resultados foram obtidos por meio de entrevistas, tomando por referência a estrutura curricular do Curso, as práticas pedagógicas e o preparo docente para o atendimento a esses estudantes. Os resultados indicam que a organização curricular não possibilita a ênfase em disciplinas que tratam de realidades e de saberes específicos. O despreparo impacta as práticas pedagógicas em sala de aula. Logo, a necessidade de adequações curriculares é evidente, seja na aplicação de conteúdos relevantes para os indígenas, seja na adoção de metodologias criativas e de novas formas de avaliação do processo ensino-aprendizagem.Palavras-chaves: Estudantes Indígenas; Programa de Inclusão Indígena; Curso de Enfermagem. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/4 10.24933/horizontes.v31i2.4 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/4 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v31i2.4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/4/4 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 31 n. 2 (2013): Dossiê: Currículo e Práticas Sociais II 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v31i2 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051438549958656 |