As escolas étnicas polonesas e as leis de nacionalização do ensino (1889-1930)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boçoen, Rodrigo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Dudeque Pianovski Vieira, Alboni Marisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/375
Resumo: Este artigo tem como objetivo, analisar as formas encontradas pelas escolas étnicas polonesas para adaptarem-se às leis de nacionalização do ensino no estado do Paraná, no período correspondente à Primeira República Brasileira (1889-1930). Essas escolas preservavam as características étnicas do grupo, em especial, a língua polonesa. De natureza bibliográfica e documental, fundamentou-se nos estudos de Wachowicz (2002), Renk (2009) e Certeau (1998), entre outros. Além disso, foi consultada a legislação educacional do período estudado. Como resultado, foi possível observar a existências de tática de adaptação das escolas étnicas às leis de nacionalização de ensino, sem perder, entretanto, suas características étnicas.
id USF_3d8c6be501dc3b5e154d0924b3e43d28
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/375
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling As escolas étnicas polonesas e as leis de nacionalização do ensino (1889-1930)Este artigo tem como objetivo, analisar as formas encontradas pelas escolas étnicas polonesas para adaptarem-se às leis de nacionalização do ensino no estado do Paraná, no período correspondente à Primeira República Brasileira (1889-1930). Essas escolas preservavam as características étnicas do grupo, em especial, a língua polonesa. De natureza bibliográfica e documental, fundamentou-se nos estudos de Wachowicz (2002), Renk (2009) e Certeau (1998), entre outros. Além disso, foi consultada a legislação educacional do período estudado. Como resultado, foi possível observar a existências de tática de adaptação das escolas étnicas às leis de nacionalização de ensino, sem perder, entretanto, suas características étnicas.Universidade São Francisco2017-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/37510.24933/horizontes.v35i2.375Horizontes; v. 35 n. 2 (2017); 59-682317-109X0103-770610.24933/horizontes.v35i2reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/375/220Boçoen, RodrigoDudeque Pianovski Vieira, Alboni Marisainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:43:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/375Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:02.656822Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv As escolas étnicas polonesas e as leis de nacionalização do ensino (1889-1930)
title As escolas étnicas polonesas e as leis de nacionalização do ensino (1889-1930)
spellingShingle As escolas étnicas polonesas e as leis de nacionalização do ensino (1889-1930)
Boçoen, Rodrigo
title_short As escolas étnicas polonesas e as leis de nacionalização do ensino (1889-1930)
title_full As escolas étnicas polonesas e as leis de nacionalização do ensino (1889-1930)
title_fullStr As escolas étnicas polonesas e as leis de nacionalização do ensino (1889-1930)
title_full_unstemmed As escolas étnicas polonesas e as leis de nacionalização do ensino (1889-1930)
title_sort As escolas étnicas polonesas e as leis de nacionalização do ensino (1889-1930)
author Boçoen, Rodrigo
author_facet Boçoen, Rodrigo
Dudeque Pianovski Vieira, Alboni Marisa
author_role author
author2 Dudeque Pianovski Vieira, Alboni Marisa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boçoen, Rodrigo
Dudeque Pianovski Vieira, Alboni Marisa
description Este artigo tem como objetivo, analisar as formas encontradas pelas escolas étnicas polonesas para adaptarem-se às leis de nacionalização do ensino no estado do Paraná, no período correspondente à Primeira República Brasileira (1889-1930). Essas escolas preservavam as características étnicas do grupo, em especial, a língua polonesa. De natureza bibliográfica e documental, fundamentou-se nos estudos de Wachowicz (2002), Renk (2009) e Certeau (1998), entre outros. Além disso, foi consultada a legislação educacional do período estudado. Como resultado, foi possível observar a existências de tática de adaptação das escolas étnicas às leis de nacionalização de ensino, sem perder, entretanto, suas características étnicas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/375
10.24933/horizontes.v35i2.375
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/375
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v35i2.375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/375/220
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 35 n. 2 (2017); 59-68
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v35i2
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439319613440