Experiência com graffitis: modos de resistência e educação informal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares Junior, Paulo Roberto Faber
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Coelho, Alberto d'Avila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/697
Resumo: Este artigo trata de experiências com graffitis tendo a rua como “sala” de aula. Pergunta-se: como os graffitis favorecem outros modos de aprender, problematizando a estrutura escolar formalizada? O referencial teórico se apoia em conceitos como resistência, aprender e vontade de potência. Com o método de pesquisa cartográfico tem-se uma abordagem que busca escapar a explicações determinantes, possibilitando perceber os graffitis em sua condição estética e política, favorecendo um tipo de aprender conectado com as forças que movimentam a vida cotidiana. Com ou sem autorização os graffitis ocupam as ruas, são modos de estar no mundo que buscam resistir a assujeitamentos.
id USF_4a2bdd611ba916f040f687703ba3631d
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/697
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Experiência com graffitis: modos de resistência e educação informalEste artigo trata de experiências com graffitis tendo a rua como “sala” de aula. Pergunta-se: como os graffitis favorecem outros modos de aprender, problematizando a estrutura escolar formalizada? O referencial teórico se apoia em conceitos como resistência, aprender e vontade de potência. Com o método de pesquisa cartográfico tem-se uma abordagem que busca escapar a explicações determinantes, possibilitando perceber os graffitis em sua condição estética e política, favorecendo um tipo de aprender conectado com as forças que movimentam a vida cotidiana. Com ou sem autorização os graffitis ocupam as ruas, são modos de estar no mundo que buscam resistir a assujeitamentos.Universidade São Francisco2020-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/69710.24933/horizontes.v38i1.697Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e0200192317-109X0103-770610.24933/horizontes.v38i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/697/434Tavares Junior, Paulo Roberto FaberCoelho, Alberto d'Avilainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T14:23:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/697Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:07.998290Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiência com graffitis: modos de resistência e educação informal
title Experiência com graffitis: modos de resistência e educação informal
spellingShingle Experiência com graffitis: modos de resistência e educação informal
Tavares Junior, Paulo Roberto Faber
title_short Experiência com graffitis: modos de resistência e educação informal
title_full Experiência com graffitis: modos de resistência e educação informal
title_fullStr Experiência com graffitis: modos de resistência e educação informal
title_full_unstemmed Experiência com graffitis: modos de resistência e educação informal
title_sort Experiência com graffitis: modos de resistência e educação informal
author Tavares Junior, Paulo Roberto Faber
author_facet Tavares Junior, Paulo Roberto Faber
Coelho, Alberto d'Avila
author_role author
author2 Coelho, Alberto d'Avila
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares Junior, Paulo Roberto Faber
Coelho, Alberto d'Avila
description Este artigo trata de experiências com graffitis tendo a rua como “sala” de aula. Pergunta-se: como os graffitis favorecem outros modos de aprender, problematizando a estrutura escolar formalizada? O referencial teórico se apoia em conceitos como resistência, aprender e vontade de potência. Com o método de pesquisa cartográfico tem-se uma abordagem que busca escapar a explicações determinantes, possibilitando perceber os graffitis em sua condição estética e política, favorecendo um tipo de aprender conectado com as forças que movimentam a vida cotidiana. Com ou sem autorização os graffitis ocupam as ruas, são modos de estar no mundo que buscam resistir a assujeitamentos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/697
10.24933/horizontes.v38i1.697
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/697
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v38i1.697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/697/434
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e020019
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v38i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439826075648