Concepções e relações estabelecidas entre planejamento e avaliação: o papel do coordenador pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gallon, Mônica da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Madruga, Zulma Elizabete de Freitas, Silva, Carla Melo, Rocha Filho, João Bernardes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/713
Resumo: O artigo apresenta uma análise das concepções e relações que professores integrantes de uma escola localizada na região metropolitana de Porto Alegre, RS, mantêm sobre planejamento e avaliação. As ideias desses docentes são investigadas a partir do foco no papel do coordenador pedagógico e de como este influencia o espaço escolar. O estudo foi de caráter qualitativo e, para o tratamento dos dados, empregou-se a Análise Textual Discursiva. Como resultado, observou-se convergências quanto à forma de perceber a avaliação, não como produto final, mas como modo de redirecionar as práticas e repensar a atuação docente.
id USF_5040d6c7bf628bef789d80938d078472
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/713
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Concepções e relações estabelecidas entre planejamento e avaliação: o papel do coordenador pedagógicoO artigo apresenta uma análise das concepções e relações que professores integrantes de uma escola localizada na região metropolitana de Porto Alegre, RS, mantêm sobre planejamento e avaliação. As ideias desses docentes são investigadas a partir do foco no papel do coordenador pedagógico e de como este influencia o espaço escolar. O estudo foi de caráter qualitativo e, para o tratamento dos dados, empregou-se a Análise Textual Discursiva. Como resultado, observou-se convergências quanto à forma de perceber a avaliação, não como produto final, mas como modo de redirecionar as práticas e repensar a atuação docente.Universidade São Francisco2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/71310.24933/horizontes.v37i0.713Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e0190482317-109X0103-770610.24933/horizontes.v37i0reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/713/392Gallon, Mônica da SilvaMadruga, Zulma Elizabete de FreitasSilva, Carla MeloRocha Filho, João Bernardesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:01Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/713Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:08.424295Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções e relações estabelecidas entre planejamento e avaliação: o papel do coordenador pedagógico
title Concepções e relações estabelecidas entre planejamento e avaliação: o papel do coordenador pedagógico
spellingShingle Concepções e relações estabelecidas entre planejamento e avaliação: o papel do coordenador pedagógico
Gallon, Mônica da Silva
title_short Concepções e relações estabelecidas entre planejamento e avaliação: o papel do coordenador pedagógico
title_full Concepções e relações estabelecidas entre planejamento e avaliação: o papel do coordenador pedagógico
title_fullStr Concepções e relações estabelecidas entre planejamento e avaliação: o papel do coordenador pedagógico
title_full_unstemmed Concepções e relações estabelecidas entre planejamento e avaliação: o papel do coordenador pedagógico
title_sort Concepções e relações estabelecidas entre planejamento e avaliação: o papel do coordenador pedagógico
author Gallon, Mônica da Silva
author_facet Gallon, Mônica da Silva
Madruga, Zulma Elizabete de Freitas
Silva, Carla Melo
Rocha Filho, João Bernardes
author_role author
author2 Madruga, Zulma Elizabete de Freitas
Silva, Carla Melo
Rocha Filho, João Bernardes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gallon, Mônica da Silva
Madruga, Zulma Elizabete de Freitas
Silva, Carla Melo
Rocha Filho, João Bernardes
description O artigo apresenta uma análise das concepções e relações que professores integrantes de uma escola localizada na região metropolitana de Porto Alegre, RS, mantêm sobre planejamento e avaliação. As ideias desses docentes são investigadas a partir do foco no papel do coordenador pedagógico e de como este influencia o espaço escolar. O estudo foi de caráter qualitativo e, para o tratamento dos dados, empregou-se a Análise Textual Discursiva. Como resultado, observou-se convergências quanto à forma de perceber a avaliação, não como produto final, mas como modo de redirecionar as práticas e repensar a atuação docente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/713
10.24933/horizontes.v37i0.713
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/713
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v37i0.713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/713/392
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e019048
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v37i0
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439837609984