Das Políticas de Inclusão à produção de diagnósticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Alexandrina
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/181
Resumo: Resumo O tema da inclusão tem sido, cada vez mais, alvo de grandes debates e tensões, em especial no interior das escolas. Desse modo, são muitas as perspectivas com que se pode discutir esse tema. Nessa diversidade de possibilidades, optei neste texto por eleger algumas discussões presentes na trama discursiva que emerge na sobreposição dos temas da inclusão, da medicalização e meritocracia. A trama aqui proposta para análise é parte de uma pesquisa1 em andamento. Assim, neste texto tenho por objetivo discutir como se entrelaçam alguns dos fios dessa trama e temos por hipótese que algumas das tensões provocadas no jogo de forças dessas tramas são produtoras de novas práticas, dentre elas a que denomino tecnologia do diagnóstico escolar, a qual pode exercer diversas funções no interior da complexa rede de forças que se tecem no espaço escolar. Palavras-Chave: inclusão; meritocracia; governamentalidade; sociedade contemporânea.From the Politics of Inclusion to diagnostic productionAbstractInclusion has being increase as a subject in debates and tensions, especially within schools. That is why there are many perspectives to discuss about this thematic. In this diversity of possibilities, I chose in this article to elect some discussions within the discourse emerges in the overlap of the inclusion’s theme, the medicalization and the meritocracy. The plot for the analysis proposed here is part of an ongoing research. Thus, in this text, my aim is to discuss the connection between some aspects in this relation as regards the interrelacion of the politics of inclusion and the process of evaluate (external and internal), and also the hypothesis that some of the tensions caused by the “power game” of these plots are producing new practices among them, the one I call the school for technology.Keywords: Inclusion, meritocracy, governamentality, contemporary society
id USF_565ec75169de544d4e09270bbc77e634
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/181
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Das Políticas de Inclusão à produção de diagnósticosinclusãomeritocraciagovernamentalidadesociedade contemporâneaResumo O tema da inclusão tem sido, cada vez mais, alvo de grandes debates e tensões, em especial no interior das escolas. Desse modo, são muitas as perspectivas com que se pode discutir esse tema. Nessa diversidade de possibilidades, optei neste texto por eleger algumas discussões presentes na trama discursiva que emerge na sobreposição dos temas da inclusão, da medicalização e meritocracia. A trama aqui proposta para análise é parte de uma pesquisa1 em andamento. Assim, neste texto tenho por objetivo discutir como se entrelaçam alguns dos fios dessa trama e temos por hipótese que algumas das tensões provocadas no jogo de forças dessas tramas são produtoras de novas práticas, dentre elas a que denomino tecnologia do diagnóstico escolar, a qual pode exercer diversas funções no interior da complexa rede de forças que se tecem no espaço escolar. Palavras-Chave: inclusão; meritocracia; governamentalidade; sociedade contemporânea.From the Politics of Inclusion to diagnostic productionAbstractInclusion has being increase as a subject in debates and tensions, especially within schools. That is why there are many perspectives to discuss about this thematic. In this diversity of possibilities, I chose in this article to elect some discussions within the discourse emerges in the overlap of the inclusion’s theme, the medicalization and the meritocracy. The plot for the analysis proposed here is part of an ongoing research. Thus, in this text, my aim is to discuss the connection between some aspects in this relation as regards the interrelacion of the politics of inclusion and the process of evaluate (external and internal), and also the hypothesis that some of the tensions caused by the “power game” of these plots are producing new practices among them, the one I call the school for technology.Keywords: Inclusion, meritocracy, governamentality, contemporary societyUniversidade São Francisco2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/18110.24933/horizontes.v32i2.181Horizontes; v. 32 n. 2 (2014): Dossiê: Educação e Cultura2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v32i2reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/181/64Monteiro, Alexandrinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:33Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/181Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:59.800691Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Das Políticas de Inclusão à produção de diagnósticos
title Das Políticas de Inclusão à produção de diagnósticos
spellingShingle Das Políticas de Inclusão à produção de diagnósticos
Monteiro, Alexandrina
inclusão
meritocracia
governamentalidade
sociedade contemporânea
title_short Das Políticas de Inclusão à produção de diagnósticos
title_full Das Políticas de Inclusão à produção de diagnósticos
title_fullStr Das Políticas de Inclusão à produção de diagnósticos
title_full_unstemmed Das Políticas de Inclusão à produção de diagnósticos
title_sort Das Políticas de Inclusão à produção de diagnósticos
author Monteiro, Alexandrina
author_facet Monteiro, Alexandrina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Alexandrina
dc.subject.por.fl_str_mv inclusão
meritocracia
governamentalidade
sociedade contemporânea
topic inclusão
meritocracia
governamentalidade
sociedade contemporânea
description Resumo O tema da inclusão tem sido, cada vez mais, alvo de grandes debates e tensões, em especial no interior das escolas. Desse modo, são muitas as perspectivas com que se pode discutir esse tema. Nessa diversidade de possibilidades, optei neste texto por eleger algumas discussões presentes na trama discursiva que emerge na sobreposição dos temas da inclusão, da medicalização e meritocracia. A trama aqui proposta para análise é parte de uma pesquisa1 em andamento. Assim, neste texto tenho por objetivo discutir como se entrelaçam alguns dos fios dessa trama e temos por hipótese que algumas das tensões provocadas no jogo de forças dessas tramas são produtoras de novas práticas, dentre elas a que denomino tecnologia do diagnóstico escolar, a qual pode exercer diversas funções no interior da complexa rede de forças que se tecem no espaço escolar. Palavras-Chave: inclusão; meritocracia; governamentalidade; sociedade contemporânea.From the Politics of Inclusion to diagnostic productionAbstractInclusion has being increase as a subject in debates and tensions, especially within schools. That is why there are many perspectives to discuss about this thematic. In this diversity of possibilities, I chose in this article to elect some discussions within the discourse emerges in the overlap of the inclusion’s theme, the medicalization and the meritocracy. The plot for the analysis proposed here is part of an ongoing research. Thus, in this text, my aim is to discuss the connection between some aspects in this relation as regards the interrelacion of the politics of inclusion and the process of evaluate (external and internal), and also the hypothesis that some of the tensions caused by the “power game” of these plots are producing new practices among them, the one I call the school for technology.Keywords: Inclusion, meritocracy, governamentality, contemporary society
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/181
10.24933/horizontes.v32i2.181
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/181
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v32i2.181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/181/64
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 32 n. 2 (2014): Dossiê: Educação e Cultura
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v32i2
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438956806144