Práticas culturais educativas na constituição do cenário musical no Brasil: as partituras em revistas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
DOI: | 10.24933/horizontes.v32i2.166 |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/166 |
Resumo: | ResumoO objetivo deste artigo é analisar a publicação e circulação de partituras em A Revista da Semana como prática educativa que constitui o cenário musical brasileiro no início do século XX. Para isso, propomos o aprofundamento da noção de educação e adotamos o conceito de práticas culturais educativas, nos referindo ao papel educativo dos impressos periódicos. Utilizamos como fontes principais 40 partituras que circularam no interior da Revista da Semana e que faziam parte da coleção de um pianista amador de Minas Gerais. Cotejandoessas partituras, os estilos musicais contemplados e o contexto político e cultural do Rio de Janeiro, foi possível verificar a forte influência europeia e também norteamericana no desenvolvimento do repertório musicalbrasileiro naquele período. O consumo das músicas em revistas promoveu e fortaleceu hábitos, tais como bailes, saraus, transposições de peças escritas para piano para instrumentos de sopro e corda por músicos amadores enão leitores de partituras. |
id |
USF_58f6e9f882cea78f3a89c2796cfb62f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/166 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
spelling |
Práticas culturais educativas na constituição do cenário musical no Brasil: as partituras em revistaspráticas educativashistória da educaçãorevistas literáriashistória da músicaResumoO objetivo deste artigo é analisar a publicação e circulação de partituras em A Revista da Semana como prática educativa que constitui o cenário musical brasileiro no início do século XX. Para isso, propomos o aprofundamento da noção de educação e adotamos o conceito de práticas culturais educativas, nos referindo ao papel educativo dos impressos periódicos. Utilizamos como fontes principais 40 partituras que circularam no interior da Revista da Semana e que faziam parte da coleção de um pianista amador de Minas Gerais. Cotejandoessas partituras, os estilos musicais contemplados e o contexto político e cultural do Rio de Janeiro, foi possível verificar a forte influência europeia e também norteamericana no desenvolvimento do repertório musicalbrasileiro naquele período. O consumo das músicas em revistas promoveu e fortaleceu hábitos, tais como bailes, saraus, transposições de peças escritas para piano para instrumentos de sopro e corda por músicos amadores enão leitores de partituras.Universidade São Francisco2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/16610.24933/horizontes.v32i2.166Horizontes; v. 32 n. 2 (2014): Dossiê: Educação e Cultura2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v32i2reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/166/53Jinzenji, Mônica YumiLopes, Eliane Marta S. TeixeiraAlves, Paulo Henrique P. C. R.info:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:32Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/166Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:59.293977Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas culturais educativas na constituição do cenário musical no Brasil: as partituras em revistas |
title |
Práticas culturais educativas na constituição do cenário musical no Brasil: as partituras em revistas |
spellingShingle |
Práticas culturais educativas na constituição do cenário musical no Brasil: as partituras em revistas Práticas culturais educativas na constituição do cenário musical no Brasil: as partituras em revistas Jinzenji, Mônica Yumi práticas educativas história da educação revistas literárias história da música Jinzenji, Mônica Yumi práticas educativas história da educação revistas literárias história da música |
title_short |
Práticas culturais educativas na constituição do cenário musical no Brasil: as partituras em revistas |
title_full |
Práticas culturais educativas na constituição do cenário musical no Brasil: as partituras em revistas |
title_fullStr |
Práticas culturais educativas na constituição do cenário musical no Brasil: as partituras em revistas Práticas culturais educativas na constituição do cenário musical no Brasil: as partituras em revistas |
title_full_unstemmed |
Práticas culturais educativas na constituição do cenário musical no Brasil: as partituras em revistas Práticas culturais educativas na constituição do cenário musical no Brasil: as partituras em revistas |
title_sort |
Práticas culturais educativas na constituição do cenário musical no Brasil: as partituras em revistas |
author |
Jinzenji, Mônica Yumi |
author_facet |
Jinzenji, Mônica Yumi Jinzenji, Mônica Yumi Lopes, Eliane Marta S. Teixeira Alves, Paulo Henrique P. C. R. Lopes, Eliane Marta S. Teixeira Alves, Paulo Henrique P. C. R. |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Eliane Marta S. Teixeira Alves, Paulo Henrique P. C. R. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jinzenji, Mônica Yumi Lopes, Eliane Marta S. Teixeira Alves, Paulo Henrique P. C. R. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
práticas educativas história da educação revistas literárias história da música |
topic |
práticas educativas história da educação revistas literárias história da música |
description |
ResumoO objetivo deste artigo é analisar a publicação e circulação de partituras em A Revista da Semana como prática educativa que constitui o cenário musical brasileiro no início do século XX. Para isso, propomos o aprofundamento da noção de educação e adotamos o conceito de práticas culturais educativas, nos referindo ao papel educativo dos impressos periódicos. Utilizamos como fontes principais 40 partituras que circularam no interior da Revista da Semana e que faziam parte da coleção de um pianista amador de Minas Gerais. Cotejandoessas partituras, os estilos musicais contemplados e o contexto político e cultural do Rio de Janeiro, foi possível verificar a forte influência europeia e também norteamericana no desenvolvimento do repertório musicalbrasileiro naquele período. O consumo das músicas em revistas promoveu e fortaleceu hábitos, tais como bailes, saraus, transposições de peças escritas para piano para instrumentos de sopro e corda por músicos amadores enão leitores de partituras. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/166 10.24933/horizontes.v32i2.166 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/166 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v32i2.166 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/166/53 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 32 n. 2 (2014): Dossiê: Educação e Cultura 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v32i2 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1822178652226322433 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.24933/horizontes.v32i2.166 |