Práticas culturais educativas na constituição do cenário musical no Brasil: as partituras em revistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jinzenji, Mônica Yumi
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Lopes, Eliane Marta S. Teixeira, Alves, Paulo Henrique P. C. R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
DOI: 10.24933/horizontes.v32i2.166
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/166
Resumo: ResumoO objetivo deste artigo é analisar a publicação e circulação de partituras em A Revista da Semana como prática educativa que constitui o cenário musical brasileiro no início do século XX. Para isso, propomos o aprofundamento da noção de educação e adotamos o conceito de práticas culturais educativas, nos referindo ao papel educativo dos impressos periódicos. Utilizamos como fontes principais 40 partituras que circularam no interior da Revista da Semana e que faziam parte da coleção de um pianista amador de Minas Gerais. Cotejandoessas partituras, os estilos musicais contemplados e o contexto político e cultural do Rio de Janeiro, foi possível verificar a forte influência europeia e também norteamericana no desenvolvimento do repertório musicalbrasileiro naquele período. O consumo das músicas em revistas promoveu e fortaleceu hábitos, tais como bailes, saraus, transposições de peças escritas para piano para instrumentos de sopro e corda por músicos amadores enão leitores de partituras.
id USF_58f6e9f882cea78f3a89c2796cfb62f4
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/166
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
spelling Práticas culturais educativas na constituição do cenário musical no Brasil: as partituras em revistaspráticas educativashistória da educaçãorevistas literáriashistória da músicaResumoO objetivo deste artigo é analisar a publicação e circulação de partituras em A Revista da Semana como prática educativa que constitui o cenário musical brasileiro no início do século XX. Para isso, propomos o aprofundamento da noção de educação e adotamos o conceito de práticas culturais educativas, nos referindo ao papel educativo dos impressos periódicos. Utilizamos como fontes principais 40 partituras que circularam no interior da Revista da Semana e que faziam parte da coleção de um pianista amador de Minas Gerais. Cotejandoessas partituras, os estilos musicais contemplados e o contexto político e cultural do Rio de Janeiro, foi possível verificar a forte influência europeia e também norteamericana no desenvolvimento do repertório musicalbrasileiro naquele período. O consumo das músicas em revistas promoveu e fortaleceu hábitos, tais como bailes, saraus, transposições de peças escritas para piano para instrumentos de sopro e corda por músicos amadores enão leitores de partituras.Universidade São Francisco2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/16610.24933/horizontes.v32i2.166Horizontes; v. 32 n. 2 (2014): Dossiê: Educação e Cultura2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v32i2reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/166/53Jinzenji, Mônica YumiLopes, Eliane Marta S. TeixeiraAlves, Paulo Henrique P. C. R.info:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:32Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/166Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:59.293977Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas culturais educativas na constituição do cenário musical no Brasil: as partituras em revistas
title Práticas culturais educativas na constituição do cenário musical no Brasil: as partituras em revistas
spellingShingle Práticas culturais educativas na constituição do cenário musical no Brasil: as partituras em revistas
Práticas culturais educativas na constituição do cenário musical no Brasil: as partituras em revistas
Jinzenji, Mônica Yumi
práticas educativas
história da educação
revistas literárias
história da música
Jinzenji, Mônica Yumi
práticas educativas
história da educação
revistas literárias
história da música
title_short Práticas culturais educativas na constituição do cenário musical no Brasil: as partituras em revistas
title_full Práticas culturais educativas na constituição do cenário musical no Brasil: as partituras em revistas
title_fullStr Práticas culturais educativas na constituição do cenário musical no Brasil: as partituras em revistas
Práticas culturais educativas na constituição do cenário musical no Brasil: as partituras em revistas
title_full_unstemmed Práticas culturais educativas na constituição do cenário musical no Brasil: as partituras em revistas
Práticas culturais educativas na constituição do cenário musical no Brasil: as partituras em revistas
title_sort Práticas culturais educativas na constituição do cenário musical no Brasil: as partituras em revistas
author Jinzenji, Mônica Yumi
author_facet Jinzenji, Mônica Yumi
Jinzenji, Mônica Yumi
Lopes, Eliane Marta S. Teixeira
Alves, Paulo Henrique P. C. R.
Lopes, Eliane Marta S. Teixeira
Alves, Paulo Henrique P. C. R.
author_role author
author2 Lopes, Eliane Marta S. Teixeira
Alves, Paulo Henrique P. C. R.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jinzenji, Mônica Yumi
Lopes, Eliane Marta S. Teixeira
Alves, Paulo Henrique P. C. R.
dc.subject.por.fl_str_mv práticas educativas
história da educação
revistas literárias
história da música
topic práticas educativas
história da educação
revistas literárias
história da música
description ResumoO objetivo deste artigo é analisar a publicação e circulação de partituras em A Revista da Semana como prática educativa que constitui o cenário musical brasileiro no início do século XX. Para isso, propomos o aprofundamento da noção de educação e adotamos o conceito de práticas culturais educativas, nos referindo ao papel educativo dos impressos periódicos. Utilizamos como fontes principais 40 partituras que circularam no interior da Revista da Semana e que faziam parte da coleção de um pianista amador de Minas Gerais. Cotejandoessas partituras, os estilos musicais contemplados e o contexto político e cultural do Rio de Janeiro, foi possível verificar a forte influência europeia e também norteamericana no desenvolvimento do repertório musicalbrasileiro naquele período. O consumo das músicas em revistas promoveu e fortaleceu hábitos, tais como bailes, saraus, transposições de peças escritas para piano para instrumentos de sopro e corda por músicos amadores enão leitores de partituras.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/166
10.24933/horizontes.v32i2.166
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/166
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v32i2.166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/166/53
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 32 n. 2 (2014): Dossiê: Educação e Cultura
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v32i2
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1822178652226322433
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.24933/horizontes.v32i2.166