Programas de geometria no ensino primário paulista: do império à primeira república

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Célia Leme da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Valente, Wagner Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/20
Resumo: O presente artigo intenta contribuir para o preenchimento de uma lacuna presente na história da educação matemática: investigar o ensino de geometria no curso primário do final do século XIX ao início do século XX.Caminhando pelas normas legislativas da educação, focadas no Estado de São Paulo, a pesquisa analisa os programas propostos para a matéria de geometria, assim como as discussões acerca da metodologia de ensinodesse saber. Pode-se dizer que a Reforma da Instrução Pública de 1892 consolida a entrada da geometria como matéria a compor o programa com a denominação de Geometria prática. Seu significado relaciona os conceitos geométricos com objetos da vida prática e inclui nessa praticidade as construções geométricas com régua e compasso. Com o referencial do pesquisador André Chervel os resultados constituem subsídios para a investigação acerca da finalidade teórica de uma “geometria prática” em confronto com as finalidades reais da disciplina Geometria.Palavras-chave: Ensino de geometria; Ensino primário; História da educação matemática. 
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