Alunos com deficiência na graduação em tempos de pandemia da Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petten, Adriana Maria Valladão Novais Van
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Borges, Adriana Araújo Pereira, Nogueira, Maria Luisa Magalhães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1402
Resumo: A pandemia da Covid-19 trouxe impactos para os estudantes da graduação. Poucos são os estudos dedicados a compreender em que condições alunos com deficiência enfrentaram a implantação do ensino remoto emergencial. Foi realizada uma pesquisa que contou com a participação de 156 alunos com deficiência, por meio de um questionário online. Buscou-se identificar se esses alunos tiveram suporte adequado durante a pandemia e os recursos e as tecnologias preferidos nesse cenário. Os resultados indicam que a disponibilidade de recursos foi frágil e muitos estudantes não receberam nenhum suporte. Esse é um grupo já vulnerável, para quem as questões socioeconômicas significaram um obstáculo importante durante a pandemia, somadas à ausência de estratégias específicas voltadas à saúde mental.
id USF_60db6c5edad79749be49cc50169e86ef
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1402
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Alunos com deficiência na graduação em tempos de pandemia da Covid-19A pandemia da Covid-19 trouxe impactos para os estudantes da graduação. Poucos são os estudos dedicados a compreender em que condições alunos com deficiência enfrentaram a implantação do ensino remoto emergencial. Foi realizada uma pesquisa que contou com a participação de 156 alunos com deficiência, por meio de um questionário online. Buscou-se identificar se esses alunos tiveram suporte adequado durante a pandemia e os recursos e as tecnologias preferidos nesse cenário. Os resultados indicam que a disponibilidade de recursos foi frágil e muitos estudantes não receberam nenhum suporte. Esse é um grupo já vulnerável, para quem as questões socioeconômicas significaram um obstáculo importante durante a pandemia, somadas à ausência de estratégias específicas voltadas à saúde mental.Universidade São Francisco2022-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/140210.24933/horizontes.v40i1.1402Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220552317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1402/674Copyright (c) 2022 Adriana Maria Valladão Novais Van Petten, Adriana Araújo Pereira Borges, Maria Luisa Magalhães Nogueirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPetten, Adriana Maria Valladão Novais Van Borges, Adriana Araújo PereiraNogueira, Maria Luisa Magalhães 2022-12-23T21:52:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1402Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:18.842121Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Alunos com deficiência na graduação em tempos de pandemia da Covid-19
title Alunos com deficiência na graduação em tempos de pandemia da Covid-19
spellingShingle Alunos com deficiência na graduação em tempos de pandemia da Covid-19
Petten, Adriana Maria Valladão Novais Van
title_short Alunos com deficiência na graduação em tempos de pandemia da Covid-19
title_full Alunos com deficiência na graduação em tempos de pandemia da Covid-19
title_fullStr Alunos com deficiência na graduação em tempos de pandemia da Covid-19
title_full_unstemmed Alunos com deficiência na graduação em tempos de pandemia da Covid-19
title_sort Alunos com deficiência na graduação em tempos de pandemia da Covid-19
author Petten, Adriana Maria Valladão Novais Van
author_facet Petten, Adriana Maria Valladão Novais Van
Borges, Adriana Araújo Pereira
Nogueira, Maria Luisa Magalhães
author_role author
author2 Borges, Adriana Araújo Pereira
Nogueira, Maria Luisa Magalhães
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Petten, Adriana Maria Valladão Novais Van
Borges, Adriana Araújo Pereira
Nogueira, Maria Luisa Magalhães
description A pandemia da Covid-19 trouxe impactos para os estudantes da graduação. Poucos são os estudos dedicados a compreender em que condições alunos com deficiência enfrentaram a implantação do ensino remoto emergencial. Foi realizada uma pesquisa que contou com a participação de 156 alunos com deficiência, por meio de um questionário online. Buscou-se identificar se esses alunos tiveram suporte adequado durante a pandemia e os recursos e as tecnologias preferidos nesse cenário. Os resultados indicam que a disponibilidade de recursos foi frágil e muitos estudantes não receberam nenhum suporte. Esse é um grupo já vulnerável, para quem as questões socioeconômicas significaram um obstáculo importante durante a pandemia, somadas à ausência de estratégias específicas voltadas à saúde mental.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1402
10.24933/horizontes.v40i1.1402
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1402
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v40i1.1402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1402/674
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022055
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v40i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440791814144