Alunos com deficiência na graduação em tempos de pandemia da Covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1402 |
Resumo: | A pandemia da Covid-19 trouxe impactos para os estudantes da graduação. Poucos são os estudos dedicados a compreender em que condições alunos com deficiência enfrentaram a implantação do ensino remoto emergencial. Foi realizada uma pesquisa que contou com a participação de 156 alunos com deficiência, por meio de um questionário online. Buscou-se identificar se esses alunos tiveram suporte adequado durante a pandemia e os recursos e as tecnologias preferidos nesse cenário. Os resultados indicam que a disponibilidade de recursos foi frágil e muitos estudantes não receberam nenhum suporte. Esse é um grupo já vulnerável, para quem as questões socioeconômicas significaram um obstáculo importante durante a pandemia, somadas à ausência de estratégias específicas voltadas à saúde mental. |
id |
USF_60db6c5edad79749be49cc50169e86ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1402 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Alunos com deficiência na graduação em tempos de pandemia da Covid-19A pandemia da Covid-19 trouxe impactos para os estudantes da graduação. Poucos são os estudos dedicados a compreender em que condições alunos com deficiência enfrentaram a implantação do ensino remoto emergencial. Foi realizada uma pesquisa que contou com a participação de 156 alunos com deficiência, por meio de um questionário online. Buscou-se identificar se esses alunos tiveram suporte adequado durante a pandemia e os recursos e as tecnologias preferidos nesse cenário. Os resultados indicam que a disponibilidade de recursos foi frágil e muitos estudantes não receberam nenhum suporte. Esse é um grupo já vulnerável, para quem as questões socioeconômicas significaram um obstáculo importante durante a pandemia, somadas à ausência de estratégias específicas voltadas à saúde mental.Universidade São Francisco2022-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/140210.24933/horizontes.v40i1.1402Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220552317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1402/674Copyright (c) 2022 Adriana Maria Valladão Novais Van Petten, Adriana Araújo Pereira Borges, Maria Luisa Magalhães Nogueirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPetten, Adriana Maria Valladão Novais Van Borges, Adriana Araújo PereiraNogueira, Maria Luisa Magalhães 2022-12-23T21:52:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1402Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:18.842121Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alunos com deficiência na graduação em tempos de pandemia da Covid-19 |
title |
Alunos com deficiência na graduação em tempos de pandemia da Covid-19 |
spellingShingle |
Alunos com deficiência na graduação em tempos de pandemia da Covid-19 Petten, Adriana Maria Valladão Novais Van |
title_short |
Alunos com deficiência na graduação em tempos de pandemia da Covid-19 |
title_full |
Alunos com deficiência na graduação em tempos de pandemia da Covid-19 |
title_fullStr |
Alunos com deficiência na graduação em tempos de pandemia da Covid-19 |
title_full_unstemmed |
Alunos com deficiência na graduação em tempos de pandemia da Covid-19 |
title_sort |
Alunos com deficiência na graduação em tempos de pandemia da Covid-19 |
author |
Petten, Adriana Maria Valladão Novais Van |
author_facet |
Petten, Adriana Maria Valladão Novais Van Borges, Adriana Araújo Pereira Nogueira, Maria Luisa Magalhães |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Adriana Araújo Pereira Nogueira, Maria Luisa Magalhães |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Petten, Adriana Maria Valladão Novais Van Borges, Adriana Araújo Pereira Nogueira, Maria Luisa Magalhães |
description |
A pandemia da Covid-19 trouxe impactos para os estudantes da graduação. Poucos são os estudos dedicados a compreender em que condições alunos com deficiência enfrentaram a implantação do ensino remoto emergencial. Foi realizada uma pesquisa que contou com a participação de 156 alunos com deficiência, por meio de um questionário online. Buscou-se identificar se esses alunos tiveram suporte adequado durante a pandemia e os recursos e as tecnologias preferidos nesse cenário. Os resultados indicam que a disponibilidade de recursos foi frágil e muitos estudantes não receberam nenhum suporte. Esse é um grupo já vulnerável, para quem as questões socioeconômicas significaram um obstáculo importante durante a pandemia, somadas à ausência de estratégias específicas voltadas à saúde mental. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1402 10.24933/horizontes.v40i1.1402 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1402 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v40i1.1402 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1402/674 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022055 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v40i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051440791814144 |