A Educação entre obstáculos epistemológicos e vícios intelectuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Velanes, David
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Barbosa, Elyana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1254
Resumo: O objetivo deste trabalho é refletir acerca da noção de obstáculo epistemológico, de Gaston Bachelard, e o conceito de vícios intelectuais, de Quassim Cassam, face ao contexto educacional. Para tanto, utilizamos, além das ideias dos dois filósofos, a análise de Velanes (2020), em seu artigo Obstáculos epistemológicos e vícios intelectuais, para quem os dois conceitos são complementares, na medida em que eles se referem a aspectos psicológicos de um sujeito epistêmico. Dessa maneira, este trabalho evidencia de que forma esses dois conceitos contribuem no entendimento do problema da construção do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem e estreita a relação entre a Filosofia de educação e a Epistemologia.
id USF_666b6286f68a098e20b6a6d6a20cc83e
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1254
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling A Educação entre obstáculos epistemológicos e vícios intelectuaisO objetivo deste trabalho é refletir acerca da noção de obstáculo epistemológico, de Gaston Bachelard, e o conceito de vícios intelectuais, de Quassim Cassam, face ao contexto educacional. Para tanto, utilizamos, além das ideias dos dois filósofos, a análise de Velanes (2020), em seu artigo Obstáculos epistemológicos e vícios intelectuais, para quem os dois conceitos são complementares, na medida em que eles se referem a aspectos psicológicos de um sujeito epistêmico. Dessa maneira, este trabalho evidencia de que forma esses dois conceitos contribuem no entendimento do problema da construção do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem e estreita a relação entre a Filosofia de educação e a Epistemologia.Universidade São Francisco2021-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/125410.24933/horizontes.v39i1.1254Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e0210472317-109X0103-770610.24933/horizontes.v39i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1254/586https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1254/587Copyright (c) 2021 David Velanes, Elyana Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccessVelanes, DavidBarbosa, Elyana2021-09-02T18:25:15Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1254Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:16.181519Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv A Educação entre obstáculos epistemológicos e vícios intelectuais
title A Educação entre obstáculos epistemológicos e vícios intelectuais
spellingShingle A Educação entre obstáculos epistemológicos e vícios intelectuais
Velanes, David
title_short A Educação entre obstáculos epistemológicos e vícios intelectuais
title_full A Educação entre obstáculos epistemológicos e vícios intelectuais
title_fullStr A Educação entre obstáculos epistemológicos e vícios intelectuais
title_full_unstemmed A Educação entre obstáculos epistemológicos e vícios intelectuais
title_sort A Educação entre obstáculos epistemológicos e vícios intelectuais
author Velanes, David
author_facet Velanes, David
Barbosa, Elyana
author_role author
author2 Barbosa, Elyana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Velanes, David
Barbosa, Elyana
description O objetivo deste trabalho é refletir acerca da noção de obstáculo epistemológico, de Gaston Bachelard, e o conceito de vícios intelectuais, de Quassim Cassam, face ao contexto educacional. Para tanto, utilizamos, além das ideias dos dois filósofos, a análise de Velanes (2020), em seu artigo Obstáculos epistemológicos e vícios intelectuais, para quem os dois conceitos são complementares, na medida em que eles se referem a aspectos psicológicos de um sujeito epistêmico. Dessa maneira, este trabalho evidencia de que forma esses dois conceitos contribuem no entendimento do problema da construção do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem e estreita a relação entre a Filosofia de educação e a Epistemologia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1254
10.24933/horizontes.v39i1.1254
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1254
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v39i1.1254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1254/586
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1254/587
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 David Velanes, Elyana Barbosa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 David Velanes, Elyana Barbosa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e021047
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v39i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440683810816