Educação para os dissidentes. Há alternativas?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/682 |
Resumo: | Este artigo reflete sobre a inépcia do sistema de ensino em responder a demanda por novas práticas pedagógicas e revisão de conteúdos curriculares. Como um mecanismo que reforça a ideia de fracasso dos diferentes e despolitiza a inadaptabilidade dos excluídos à colonialidade do saber, desconsidera sistematicamente os motivos da evasão escolar ressaltados pelos que estão fora da escola e pelos debates acadêmicos, revelando- se estratégica, tal como uma arquitetura de reprodução de poder neoliberal, que impede que novas práticas pedagógicas viabilizem uma produção de conhecimento, não para o outro – mercado, mas para si e em favor da autonomia e cidadania. |
id |
USF_6f900e961f193166d7e18884b843d3bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/682 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação para os dissidentes. Há alternativas?Este artigo reflete sobre a inépcia do sistema de ensino em responder a demanda por novas práticas pedagógicas e revisão de conteúdos curriculares. Como um mecanismo que reforça a ideia de fracasso dos diferentes e despolitiza a inadaptabilidade dos excluídos à colonialidade do saber, desconsidera sistematicamente os motivos da evasão escolar ressaltados pelos que estão fora da escola e pelos debates acadêmicos, revelando- se estratégica, tal como uma arquitetura de reprodução de poder neoliberal, que impede que novas práticas pedagógicas viabilizem uma produção de conhecimento, não para o outro – mercado, mas para si e em favor da autonomia e cidadania.Universidade São Francisco2019-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/68210.24933/horizontes.v37i0.682Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e0190532317-109X0103-770610.24933/horizontes.v37i0reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/682/398Santamarina, Cláudia Valéria Fonseca da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:00Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/682Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:07.749873Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação para os dissidentes. Há alternativas? |
title |
Educação para os dissidentes. Há alternativas? |
spellingShingle |
Educação para os dissidentes. Há alternativas? Santamarina, Cláudia Valéria Fonseca da Costa |
title_short |
Educação para os dissidentes. Há alternativas? |
title_full |
Educação para os dissidentes. Há alternativas? |
title_fullStr |
Educação para os dissidentes. Há alternativas? |
title_full_unstemmed |
Educação para os dissidentes. Há alternativas? |
title_sort |
Educação para os dissidentes. Há alternativas? |
author |
Santamarina, Cláudia Valéria Fonseca da Costa |
author_facet |
Santamarina, Cláudia Valéria Fonseca da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santamarina, Cláudia Valéria Fonseca da Costa |
description |
Este artigo reflete sobre a inépcia do sistema de ensino em responder a demanda por novas práticas pedagógicas e revisão de conteúdos curriculares. Como um mecanismo que reforça a ideia de fracasso dos diferentes e despolitiza a inadaptabilidade dos excluídos à colonialidade do saber, desconsidera sistematicamente os motivos da evasão escolar ressaltados pelos que estão fora da escola e pelos debates acadêmicos, revelando- se estratégica, tal como uma arquitetura de reprodução de poder neoliberal, que impede que novas práticas pedagógicas viabilizem uma produção de conhecimento, não para o outro – mercado, mas para si e em favor da autonomia e cidadania. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/682 10.24933/horizontes.v37i0.682 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/682 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v37i0.682 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/682/398 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e019053 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v37i0 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051439818735616 |