O percurso histórico do ensino médio no Brasil: uma reflexão sobre as políticas públicas de avaliação educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gusmão, Fábio Alexandre Ferreira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Amorim, Simone Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/821
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar os principais marcos legais que regulamentam o Ensino Médio a partir da Constituição de 1988. Além disso, foi feita uma reflexão sobre as políticas públicas de avaliação educacional. A pesquisa foi de abordagem qualitativa e utilizou a pesquisa bibliográfica como método de investigação. Foi feita a partir da análise dos tipos de leis provenientes da Constituição de 1988, e das pesquisas empíricas oriundas das avaliações em larga escala. A partir da análise do percurso histórico do Ensino Médio no Brasil, a partir de 1996, observa-se que o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) pode contribuir para a melhoria da qualidade da educação escolar.
id USF_78db471f645f4408c6d6e7ef5b02e7f7
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/821
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling O percurso histórico do ensino médio no Brasil: uma reflexão sobre as políticas públicas de avaliação educacionalEste artigo tem como objetivo analisar os principais marcos legais que regulamentam o Ensino Médio a partir da Constituição de 1988. Além disso, foi feita uma reflexão sobre as políticas públicas de avaliação educacional. A pesquisa foi de abordagem qualitativa e utilizou a pesquisa bibliográfica como método de investigação. Foi feita a partir da análise dos tipos de leis provenientes da Constituição de 1988, e das pesquisas empíricas oriundas das avaliações em larga escala. A partir da análise do percurso histórico do Ensino Médio no Brasil, a partir de 1996, observa-se que o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) pode contribuir para a melhoria da qualidade da educação escolar.Universidade São Francisco2020-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/82110.24933/horizontes.v38i1.821Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e0200222317-109X0103-770610.24933/horizontes.v38i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/821/437Gusmão, Fábio Alexandre FerreiraAmorim, Simone Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T14:23:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/821Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:10.319805Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv O percurso histórico do ensino médio no Brasil: uma reflexão sobre as políticas públicas de avaliação educacional
title O percurso histórico do ensino médio no Brasil: uma reflexão sobre as políticas públicas de avaliação educacional
spellingShingle O percurso histórico do ensino médio no Brasil: uma reflexão sobre as políticas públicas de avaliação educacional
Gusmão, Fábio Alexandre Ferreira
title_short O percurso histórico do ensino médio no Brasil: uma reflexão sobre as políticas públicas de avaliação educacional
title_full O percurso histórico do ensino médio no Brasil: uma reflexão sobre as políticas públicas de avaliação educacional
title_fullStr O percurso histórico do ensino médio no Brasil: uma reflexão sobre as políticas públicas de avaliação educacional
title_full_unstemmed O percurso histórico do ensino médio no Brasil: uma reflexão sobre as políticas públicas de avaliação educacional
title_sort O percurso histórico do ensino médio no Brasil: uma reflexão sobre as políticas públicas de avaliação educacional
author Gusmão, Fábio Alexandre Ferreira
author_facet Gusmão, Fábio Alexandre Ferreira
Amorim, Simone Silveira
author_role author
author2 Amorim, Simone Silveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gusmão, Fábio Alexandre Ferreira
Amorim, Simone Silveira
description Este artigo tem como objetivo analisar os principais marcos legais que regulamentam o Ensino Médio a partir da Constituição de 1988. Além disso, foi feita uma reflexão sobre as políticas públicas de avaliação educacional. A pesquisa foi de abordagem qualitativa e utilizou a pesquisa bibliográfica como método de investigação. Foi feita a partir da análise dos tipos de leis provenientes da Constituição de 1988, e das pesquisas empíricas oriundas das avaliações em larga escala. A partir da análise do percurso histórico do Ensino Médio no Brasil, a partir de 1996, observa-se que o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) pode contribuir para a melhoria da qualidade da educação escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/821
10.24933/horizontes.v38i1.821
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/821
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v38i1.821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/821/437
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e020022
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v38i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439951904768