Narrativas de professores de inglês sobre suas experiências formadoras no exterior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Edna Sousa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1116
Resumo: Este estudo desenvolveu-se no campo da narrativa experiencial de professores de inglês. Objetivou-se analisar as experiências formadoras dos docentes durante sua estada no exterior para um curso de imersão em língua inglesa. A pesquisa teve por objeto de estudo a narrativa dos docentes e, como corpus, os relatos orais de cinco participantes. Optou-se pela metodologia da História Oral e a entrevista oral para a geração de dados. Os resultados evidenciam que os espaços fora da sala de aula nos quais os docentes usaram a língua inglesa foram os que mais contribuíram para desenvolver a competência pragmática, potencializando a identidade docente de usuário de língua estrangeira.
id USF_7a2c77cfb900ed28d4f41e0321ecdc99
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1116
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Narrativas de professores de inglês sobre suas experiências formadoras no exteriorEste estudo desenvolveu-se no campo da narrativa experiencial de professores de inglês. Objetivou-se analisar as experiências formadoras dos docentes durante sua estada no exterior para um curso de imersão em língua inglesa. A pesquisa teve por objeto de estudo a narrativa dos docentes e, como corpus, os relatos orais de cinco participantes. Optou-se pela metodologia da História Oral e a entrevista oral para a geração de dados. Os resultados evidenciam que os espaços fora da sala de aula nos quais os docentes usaram a língua inglesa foram os que mais contribuíram para desenvolver a competência pragmática, potencializando a identidade docente de usuário de língua estrangeira.Universidade São Francisco2022-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/111610.24933/horizontes.v40i1.1116Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220422317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1116/661Copyright (c) 2022 Edna Sousa Cruzhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Edna Sousa2022-12-21T20:46:40Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1116Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:14.095767Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas de professores de inglês sobre suas experiências formadoras no exterior
title Narrativas de professores de inglês sobre suas experiências formadoras no exterior
spellingShingle Narrativas de professores de inglês sobre suas experiências formadoras no exterior
Cruz, Edna Sousa
title_short Narrativas de professores de inglês sobre suas experiências formadoras no exterior
title_full Narrativas de professores de inglês sobre suas experiências formadoras no exterior
title_fullStr Narrativas de professores de inglês sobre suas experiências formadoras no exterior
title_full_unstemmed Narrativas de professores de inglês sobre suas experiências formadoras no exterior
title_sort Narrativas de professores de inglês sobre suas experiências formadoras no exterior
author Cruz, Edna Sousa
author_facet Cruz, Edna Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Edna Sousa
description Este estudo desenvolveu-se no campo da narrativa experiencial de professores de inglês. Objetivou-se analisar as experiências formadoras dos docentes durante sua estada no exterior para um curso de imersão em língua inglesa. A pesquisa teve por objeto de estudo a narrativa dos docentes e, como corpus, os relatos orais de cinco participantes. Optou-se pela metodologia da História Oral e a entrevista oral para a geração de dados. Os resultados evidenciam que os espaços fora da sala de aula nos quais os docentes usaram a língua inglesa foram os que mais contribuíram para desenvolver a competência pragmática, potencializando a identidade docente de usuário de língua estrangeira.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1116
10.24933/horizontes.v40i1.1116
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1116
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v40i1.1116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1116/661
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Edna Sousa Cruz
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Edna Sousa Cruz
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022042
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v40i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440301080577