Narrativas de professores de inglês sobre suas experiências formadoras no exterior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1116 |
Resumo: | Este estudo desenvolveu-se no campo da narrativa experiencial de professores de inglês. Objetivou-se analisar as experiências formadoras dos docentes durante sua estada no exterior para um curso de imersão em língua inglesa. A pesquisa teve por objeto de estudo a narrativa dos docentes e, como corpus, os relatos orais de cinco participantes. Optou-se pela metodologia da História Oral e a entrevista oral para a geração de dados. Os resultados evidenciam que os espaços fora da sala de aula nos quais os docentes usaram a língua inglesa foram os que mais contribuíram para desenvolver a competência pragmática, potencializando a identidade docente de usuário de língua estrangeira. |
id |
USF_7a2c77cfb900ed28d4f41e0321ecdc99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1116 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas de professores de inglês sobre suas experiências formadoras no exteriorEste estudo desenvolveu-se no campo da narrativa experiencial de professores de inglês. Objetivou-se analisar as experiências formadoras dos docentes durante sua estada no exterior para um curso de imersão em língua inglesa. A pesquisa teve por objeto de estudo a narrativa dos docentes e, como corpus, os relatos orais de cinco participantes. Optou-se pela metodologia da História Oral e a entrevista oral para a geração de dados. Os resultados evidenciam que os espaços fora da sala de aula nos quais os docentes usaram a língua inglesa foram os que mais contribuíram para desenvolver a competência pragmática, potencializando a identidade docente de usuário de língua estrangeira.Universidade São Francisco2022-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/111610.24933/horizontes.v40i1.1116Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220422317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1116/661Copyright (c) 2022 Edna Sousa Cruzhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Edna Sousa2022-12-21T20:46:40Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1116Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:14.095767Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas de professores de inglês sobre suas experiências formadoras no exterior |
title |
Narrativas de professores de inglês sobre suas experiências formadoras no exterior |
spellingShingle |
Narrativas de professores de inglês sobre suas experiências formadoras no exterior Cruz, Edna Sousa |
title_short |
Narrativas de professores de inglês sobre suas experiências formadoras no exterior |
title_full |
Narrativas de professores de inglês sobre suas experiências formadoras no exterior |
title_fullStr |
Narrativas de professores de inglês sobre suas experiências formadoras no exterior |
title_full_unstemmed |
Narrativas de professores de inglês sobre suas experiências formadoras no exterior |
title_sort |
Narrativas de professores de inglês sobre suas experiências formadoras no exterior |
author |
Cruz, Edna Sousa |
author_facet |
Cruz, Edna Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Edna Sousa |
description |
Este estudo desenvolveu-se no campo da narrativa experiencial de professores de inglês. Objetivou-se analisar as experiências formadoras dos docentes durante sua estada no exterior para um curso de imersão em língua inglesa. A pesquisa teve por objeto de estudo a narrativa dos docentes e, como corpus, os relatos orais de cinco participantes. Optou-se pela metodologia da História Oral e a entrevista oral para a geração de dados. Os resultados evidenciam que os espaços fora da sala de aula nos quais os docentes usaram a língua inglesa foram os que mais contribuíram para desenvolver a competência pragmática, potencializando a identidade docente de usuário de língua estrangeira. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1116 10.24933/horizontes.v40i1.1116 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1116 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v40i1.1116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1116/661 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Edna Sousa Cruz http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Edna Sousa Cruz http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022042 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v40i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051440301080577 |