A perspectiva histórico-cultural como orientação para a análise do trabalho - desafios do trabalho pedagógico na contemporaneidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1202 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo a reflexão sobre o trabalho docente pela perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano e o exame de pressupostos teóricos e epistemológicos de base marxiana que tem sustentado estudos e pesquisas sobre o assunto, no Brasil. Motivada pela proposta de simpósio no IV Congresso Internacional em Clínica da Atividade, a autora toma como base para as reflexões três trabalhos produzidos nas primeiras décadas do século XXI, os quais são ilustrativos da pluralidade de enfoques e se mostram exemplares dos esforços realizados no sentido de se compreender e analisar o trabalho docente permeado pelas intrínsecas contradições do mundo contemporâneo. Em meio às contradições, as reflexões de Vigotski com relação à temática mostram-se inspiradoras e provocadoras de novas indagações e investigações. |
id |
USF_7ca8e5313e189b2521898e54387e73ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1202 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
A perspectiva histórico-cultural como orientação para a análise do trabalho - desafios do trabalho pedagógico na contemporaneidadeEste artigo tem como objetivo a reflexão sobre o trabalho docente pela perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano e o exame de pressupostos teóricos e epistemológicos de base marxiana que tem sustentado estudos e pesquisas sobre o assunto, no Brasil. Motivada pela proposta de simpósio no IV Congresso Internacional em Clínica da Atividade, a autora toma como base para as reflexões três trabalhos produzidos nas primeiras décadas do século XXI, os quais são ilustrativos da pluralidade de enfoques e se mostram exemplares dos esforços realizados no sentido de se compreender e analisar o trabalho docente permeado pelas intrínsecas contradições do mundo contemporâneo. Em meio às contradições, as reflexões de Vigotski com relação à temática mostram-se inspiradoras e provocadoras de novas indagações e investigações. Universidade São Francisco2021-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/120210.24933/horizontes.v39i1.1202Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e0210282317-109X0103-770610.24933/horizontes.v39i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1202/552Copyright (c) 2021 Ana Luiza Busatamante Smolkainfo:eu-repo/semantics/openAccessSmolka, Ana Luiza Bustamante2021-08-04T18:16:16Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1202Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:15.232135Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A perspectiva histórico-cultural como orientação para a análise do trabalho - desafios do trabalho pedagógico na contemporaneidade |
title |
A perspectiva histórico-cultural como orientação para a análise do trabalho - desafios do trabalho pedagógico na contemporaneidade |
spellingShingle |
A perspectiva histórico-cultural como orientação para a análise do trabalho - desafios do trabalho pedagógico na contemporaneidade Smolka, Ana Luiza Bustamante |
title_short |
A perspectiva histórico-cultural como orientação para a análise do trabalho - desafios do trabalho pedagógico na contemporaneidade |
title_full |
A perspectiva histórico-cultural como orientação para a análise do trabalho - desafios do trabalho pedagógico na contemporaneidade |
title_fullStr |
A perspectiva histórico-cultural como orientação para a análise do trabalho - desafios do trabalho pedagógico na contemporaneidade |
title_full_unstemmed |
A perspectiva histórico-cultural como orientação para a análise do trabalho - desafios do trabalho pedagógico na contemporaneidade |
title_sort |
A perspectiva histórico-cultural como orientação para a análise do trabalho - desafios do trabalho pedagógico na contemporaneidade |
author |
Smolka, Ana Luiza Bustamante |
author_facet |
Smolka, Ana Luiza Bustamante |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Smolka, Ana Luiza Bustamante |
description |
Este artigo tem como objetivo a reflexão sobre o trabalho docente pela perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano e o exame de pressupostos teóricos e epistemológicos de base marxiana que tem sustentado estudos e pesquisas sobre o assunto, no Brasil. Motivada pela proposta de simpósio no IV Congresso Internacional em Clínica da Atividade, a autora toma como base para as reflexões três trabalhos produzidos nas primeiras décadas do século XXI, os quais são ilustrativos da pluralidade de enfoques e se mostram exemplares dos esforços realizados no sentido de se compreender e analisar o trabalho docente permeado pelas intrínsecas contradições do mundo contemporâneo. Em meio às contradições, as reflexões de Vigotski com relação à temática mostram-se inspiradoras e provocadoras de novas indagações e investigações. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1202 10.24933/horizontes.v39i1.1202 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1202 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v39i1.1202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1202/552 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Ana Luiza Busatamante Smolka info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Ana Luiza Busatamante Smolka |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e021028 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v39i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051440335683584 |