Formação docente: exercício da coexistência de práticas que valorizem as diferenças culturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Solange Martins Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/155
Resumo: Resumo A sala de aula é lugar de sentidos e significados que atravessam tudo aquilo que é social. É espaço onde se estabelece o diálogo com as coisas do mundo, com a dinâmica dos grupos, e com diversos fundamentos teóricos ligados a diferentes projetos, que vão desde a transformação dos sujeitos, por meio da educação, à transformação do mundo, através dos sujeitos educados. A partir de uma concepção de educação que reclama por um processo de “democratização da cultura”, buscou-se valorizar os roteiros culturais dos alunos do curso de formação de professores – Pedagogia da Terra/UFG. O foco central foi estimular, nos cursos de formação docente, a participação de alunos e professores no exercício da tolerância e coexistência de práticas que valorizem as diferenças culturais. A valorização da relação cultura-educação fez parte do processo, ajudou no exercício da coletividade, via emancipação e afirmação de direitos sociais, no entendimento e apropriação das demandas culturais dos estudantes ligados à Via Campesina.Palavras-chave: Relação Cultura-educação; Diferenças Culturais; Diversidade cultural. Teacher training: exercise of practices coexistence that value cultural differences AbstractThe classroom is a place of senses and meanings that cross everything that is social. It is space in which it is established a dialogue with the things of the world, with group dynamics, and several theoretical foundations linked to different projects ranging from transformation of the subjects through education, the transformation of the world through the educated subjects. From a conception of education that calls for a process of "democratization of culture", it was aimed to enhance the cultural scripts of students, teachers training course- Earth Pedagogy/UFG. The central focus was to stimulate in teacher training courses attended by students and teachers the exercise of tolerance and coexistence practices that value cultural differences. The appreciation of culture-education relationship was part of the process, and helped in the exercise of the community, via empowerment and affirmation of social rights, in understanding and appropriation of cultural demands of thestudents related to country culture.Keywords: Relation culture-education; Cultural differences; Cultural diversity.
id USF_7dc45cbd7c69bb161862c72397990966
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/155
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Formação docente: exercício da coexistência de práticas que valorizem as diferenças culturaisRelação cultura-educaçãoDiferenças culturaisDiversidade culturalResumo A sala de aula é lugar de sentidos e significados que atravessam tudo aquilo que é social. É espaço onde se estabelece o diálogo com as coisas do mundo, com a dinâmica dos grupos, e com diversos fundamentos teóricos ligados a diferentes projetos, que vão desde a transformação dos sujeitos, por meio da educação, à transformação do mundo, através dos sujeitos educados. A partir de uma concepção de educação que reclama por um processo de “democratização da cultura”, buscou-se valorizar os roteiros culturais dos alunos do curso de formação de professores – Pedagogia da Terra/UFG. O foco central foi estimular, nos cursos de formação docente, a participação de alunos e professores no exercício da tolerância e coexistência de práticas que valorizem as diferenças culturais. A valorização da relação cultura-educação fez parte do processo, ajudou no exercício da coletividade, via emancipação e afirmação de direitos sociais, no entendimento e apropriação das demandas culturais dos estudantes ligados à Via Campesina.Palavras-chave: Relação Cultura-educação; Diferenças Culturais; Diversidade cultural. Teacher training: exercise of practices coexistence that value cultural differences AbstractThe classroom is a place of senses and meanings that cross everything that is social. It is space in which it is established a dialogue with the things of the world, with group dynamics, and several theoretical foundations linked to different projects ranging from transformation of the subjects through education, the transformation of the world through the educated subjects. From a conception of education that calls for a process of "democratization of culture", it was aimed to enhance the cultural scripts of students, teachers training course- Earth Pedagogy/UFG. The central focus was to stimulate in teacher training courses attended by students and teachers the exercise of tolerance and coexistence practices that value cultural differences. The appreciation of culture-education relationship was part of the process, and helped in the exercise of the community, via empowerment and affirmation of social rights, in understanding and appropriation of cultural demands of thestudents related to country culture.Keywords: Relation culture-education; Cultural differences; Cultural diversity.Universidade São Francisco2015-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/15510.24933/horizontes.v33i2.155Horizontes; v. 33 n. 2 (2015): Dossiê: A Educação e a Tolerância na Diversidade Cultural2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v33i2reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/155/89Magalhães, Solange Martins Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:26Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/155Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:59.163328Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente: exercício da coexistência de práticas que valorizem as diferenças culturais
title Formação docente: exercício da coexistência de práticas que valorizem as diferenças culturais
spellingShingle Formação docente: exercício da coexistência de práticas que valorizem as diferenças culturais
Magalhães, Solange Martins Oliveira
Relação cultura-educação
Diferenças culturais
Diversidade cultural
title_short Formação docente: exercício da coexistência de práticas que valorizem as diferenças culturais
title_full Formação docente: exercício da coexistência de práticas que valorizem as diferenças culturais
title_fullStr Formação docente: exercício da coexistência de práticas que valorizem as diferenças culturais
title_full_unstemmed Formação docente: exercício da coexistência de práticas que valorizem as diferenças culturais
title_sort Formação docente: exercício da coexistência de práticas que valorizem as diferenças culturais
author Magalhães, Solange Martins Oliveira
author_facet Magalhães, Solange Martins Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Solange Martins Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Relação cultura-educação
Diferenças culturais
Diversidade cultural
topic Relação cultura-educação
Diferenças culturais
Diversidade cultural
description Resumo A sala de aula é lugar de sentidos e significados que atravessam tudo aquilo que é social. É espaço onde se estabelece o diálogo com as coisas do mundo, com a dinâmica dos grupos, e com diversos fundamentos teóricos ligados a diferentes projetos, que vão desde a transformação dos sujeitos, por meio da educação, à transformação do mundo, através dos sujeitos educados. A partir de uma concepção de educação que reclama por um processo de “democratização da cultura”, buscou-se valorizar os roteiros culturais dos alunos do curso de formação de professores – Pedagogia da Terra/UFG. O foco central foi estimular, nos cursos de formação docente, a participação de alunos e professores no exercício da tolerância e coexistência de práticas que valorizem as diferenças culturais. A valorização da relação cultura-educação fez parte do processo, ajudou no exercício da coletividade, via emancipação e afirmação de direitos sociais, no entendimento e apropriação das demandas culturais dos estudantes ligados à Via Campesina.Palavras-chave: Relação Cultura-educação; Diferenças Culturais; Diversidade cultural. Teacher training: exercise of practices coexistence that value cultural differences AbstractThe classroom is a place of senses and meanings that cross everything that is social. It is space in which it is established a dialogue with the things of the world, with group dynamics, and several theoretical foundations linked to different projects ranging from transformation of the subjects through education, the transformation of the world through the educated subjects. From a conception of education that calls for a process of "democratization of culture", it was aimed to enhance the cultural scripts of students, teachers training course- Earth Pedagogy/UFG. The central focus was to stimulate in teacher training courses attended by students and teachers the exercise of tolerance and coexistence practices that value cultural differences. The appreciation of culture-education relationship was part of the process, and helped in the exercise of the community, via empowerment and affirmation of social rights, in understanding and appropriation of cultural demands of thestudents related to country culture.Keywords: Relation culture-education; Cultural differences; Cultural diversity.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/155
10.24933/horizontes.v33i2.155
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/155
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v33i2.155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/155/89
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 33 n. 2 (2015): Dossiê: A Educação e a Tolerância na Diversidade Cultural
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v33i2
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438930591744