Teorias Críticas Latino-Americanas: leitores e leituras decoloniais de Foucault

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Messias, Clayton Roberto
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: da Silveira, Carlos Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/784
Resumo: Neste artigo analisa-se, na perspectiva das Teorias Críticas Latino-Americanas (TCLA’s), ideias de Michel Foucault acerca do saber colonial desde suas primeiras formulações. Para tanto, são utilizadas considerações de Aníbal Quijano, Catherine Walsh, Enrique Dussel, Santiago Castro-Gómez, Ramón Grosfoguel, Walter Mignolo, entre outros, assim como, citações do curso Em defesa da sociedade (1975-1976) de Foucault, para aprofundamentos da temática Decolonialidade do Saber. Este artigo recebeu contribuições do Grupo de Pesquisa Sobre Educação e Teorias Críticas Latino-Americanas (GPETCLA) e do Grupo de Pesquisa Estudos Foucaultianos e Educação (GPEFE) do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (USF).
id USF_846ae05b75a22818f5be7d9d9bc93e37
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/784
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Teorias Críticas Latino-Americanas: leitores e leituras decoloniais de FoucaultNeste artigo analisa-se, na perspectiva das Teorias Críticas Latino-Americanas (TCLA’s), ideias de Michel Foucault acerca do saber colonial desde suas primeiras formulações. Para tanto, são utilizadas considerações de Aníbal Quijano, Catherine Walsh, Enrique Dussel, Santiago Castro-Gómez, Ramón Grosfoguel, Walter Mignolo, entre outros, assim como, citações do curso Em defesa da sociedade (1975-1976) de Foucault, para aprofundamentos da temática Decolonialidade do Saber. Este artigo recebeu contribuições do Grupo de Pesquisa Sobre Educação e Teorias Críticas Latino-Americanas (GPETCLA) e do Grupo de Pesquisa Estudos Foucaultianos e Educação (GPEFE) do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (USF).Universidade São Francisco2019-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/78410.24933/horizontes.v37i0.784Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e0190302317-109X0103-770610.24933/horizontes.v37i0reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/784/365Messias, Clayton Robertoda Silveira, Carlos Robertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:06Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/784Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:09.759628Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Teorias Críticas Latino-Americanas: leitores e leituras decoloniais de Foucault
title Teorias Críticas Latino-Americanas: leitores e leituras decoloniais de Foucault
spellingShingle Teorias Críticas Latino-Americanas: leitores e leituras decoloniais de Foucault
Messias, Clayton Roberto
title_short Teorias Críticas Latino-Americanas: leitores e leituras decoloniais de Foucault
title_full Teorias Críticas Latino-Americanas: leitores e leituras decoloniais de Foucault
title_fullStr Teorias Críticas Latino-Americanas: leitores e leituras decoloniais de Foucault
title_full_unstemmed Teorias Críticas Latino-Americanas: leitores e leituras decoloniais de Foucault
title_sort Teorias Críticas Latino-Americanas: leitores e leituras decoloniais de Foucault
author Messias, Clayton Roberto
author_facet Messias, Clayton Roberto
da Silveira, Carlos Roberto
author_role author
author2 da Silveira, Carlos Roberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Messias, Clayton Roberto
da Silveira, Carlos Roberto
description Neste artigo analisa-se, na perspectiva das Teorias Críticas Latino-Americanas (TCLA’s), ideias de Michel Foucault acerca do saber colonial desde suas primeiras formulações. Para tanto, são utilizadas considerações de Aníbal Quijano, Catherine Walsh, Enrique Dussel, Santiago Castro-Gómez, Ramón Grosfoguel, Walter Mignolo, entre outros, assim como, citações do curso Em defesa da sociedade (1975-1976) de Foucault, para aprofundamentos da temática Decolonialidade do Saber. Este artigo recebeu contribuições do Grupo de Pesquisa Sobre Educação e Teorias Críticas Latino-Americanas (GPETCLA) e do Grupo de Pesquisa Estudos Foucaultianos e Educação (GPEFE) do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (USF).
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/784
10.24933/horizontes.v37i0.784
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/784
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v37i0.784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/784/365
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e019030
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v37i0
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439874310144