As políticas de combate ao analfabetismo no Brasil: continuidades e descontinuidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vanzuita da Silva, Sandra Cristina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferreira, Valéria Silva, Ribeiro Boeing, Rosiani Fabricia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1041
Resumo: Esta pesquisa investigou programas de analfabetismo em diferentes governos. Para organização dos achados, realizamos duas etapas. Na primeira, procedeu-se ao mapeamento dos documentos das políticas contra o analfabetismo. Na segunda, a análise geral para identificar o público, a proposta e a concepção de alfabetização. Compreendemos, a partir da análise dos dados, que os programas referentes ao analfabetismo, por muitos anos, foram direcionados ao público de jovens e de adultos. Apenas nas últimas décadas, tais políticas dedicaram-se à obrigatoriedade da alfabetização a partir dos anos iniciais. Houve muitas descontinuidades e poucas continuidades, provocando de forma intencional, a falta de acesso das camadas mais pobres da população ao conhecimento sistematizado.
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