Entremeios etários: Os “novos” sujeitos da Educação de Jovens e Adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinel, Hiran
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Porto, João Luiz Simplício, Magro, Adriana Rosely
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/756
Resumo: O objetivo desse artigo é do de produzir algumas tensões, inquietações e resistências possíveis que contribuam com a leitura do mundo da Educação de Jovens e Adultos, como objetivo. Idas e vindas ao “porão”, circulação pelos “cômodos” e potencialização das ideias num “sótão” que, certamente, carece urgentemente das mesmas. Para alcançar essa proposta, os autores ensaiam trilhar caminhos inspirados na fenomenologia descritiva, imbricada com a educação. Politicamente no Brasil, como nação, não foram garantidos, a contento, o direito e o acesso à Educação, como previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (1990), e a Educação de Jovens e Adultos tem sido o destino de crianças, adolescentes e jovens como forma precária de dar respostas a essas ausências.
id USF_86822b399a648e24fbd0a8bb81860133
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/756
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Entremeios etários: Os “novos” sujeitos da Educação de Jovens e AdultosO objetivo desse artigo é do de produzir algumas tensões, inquietações e resistências possíveis que contribuam com a leitura do mundo da Educação de Jovens e Adultos, como objetivo. Idas e vindas ao “porão”, circulação pelos “cômodos” e potencialização das ideias num “sótão” que, certamente, carece urgentemente das mesmas. Para alcançar essa proposta, os autores ensaiam trilhar caminhos inspirados na fenomenologia descritiva, imbricada com a educação. Politicamente no Brasil, como nação, não foram garantidos, a contento, o direito e o acesso à Educação, como previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (1990), e a Educação de Jovens e Adultos tem sido o destino de crianças, adolescentes e jovens como forma precária de dar respostas a essas ausências.Universidade São Francisco2020-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/75610.24933/horizontes.v38i1.756Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e0200202317-109X0103-770610.24933/horizontes.v38i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/756/435Pinel, HiranPorto, João Luiz SimplícioMagro, Adriana Roselyinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T14:23:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/756Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:09.062567Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Entremeios etários: Os “novos” sujeitos da Educação de Jovens e Adultos
title Entremeios etários: Os “novos” sujeitos da Educação de Jovens e Adultos
spellingShingle Entremeios etários: Os “novos” sujeitos da Educação de Jovens e Adultos
Pinel, Hiran
title_short Entremeios etários: Os “novos” sujeitos da Educação de Jovens e Adultos
title_full Entremeios etários: Os “novos” sujeitos da Educação de Jovens e Adultos
title_fullStr Entremeios etários: Os “novos” sujeitos da Educação de Jovens e Adultos
title_full_unstemmed Entremeios etários: Os “novos” sujeitos da Educação de Jovens e Adultos
title_sort Entremeios etários: Os “novos” sujeitos da Educação de Jovens e Adultos
author Pinel, Hiran
author_facet Pinel, Hiran
Porto, João Luiz Simplício
Magro, Adriana Rosely
author_role author
author2 Porto, João Luiz Simplício
Magro, Adriana Rosely
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinel, Hiran
Porto, João Luiz Simplício
Magro, Adriana Rosely
description O objetivo desse artigo é do de produzir algumas tensões, inquietações e resistências possíveis que contribuam com a leitura do mundo da Educação de Jovens e Adultos, como objetivo. Idas e vindas ao “porão”, circulação pelos “cômodos” e potencialização das ideias num “sótão” que, certamente, carece urgentemente das mesmas. Para alcançar essa proposta, os autores ensaiam trilhar caminhos inspirados na fenomenologia descritiva, imbricada com a educação. Politicamente no Brasil, como nação, não foram garantidos, a contento, o direito e o acesso à Educação, como previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (1990), e a Educação de Jovens e Adultos tem sido o destino de crianças, adolescentes e jovens como forma precária de dar respostas a essas ausências.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/756
10.24933/horizontes.v38i1.756
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/756
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v38i1.756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/756/435
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e020020
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v38i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439854387200