Momento escola, momento ócio: as muitas faces do desenvolvimento humano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/712 |
Resumo: | Este artigo apresenta reflexões a respeito das possibilidades de desenvolvimento cultural de alunos com Transtorno do Espectro Autista, não claramente explícitas em ambiente escolar. Para isso, analisa ocorrências em situações diferentes de uma mesma criança com diagnóstico de TEA: na escola e em situação de ócio, sob a luz da perspectiva histórico-cultural. O material para análise foi fornecido pela família do aluno especificamente para este estudo. Conclui-se que a escola tem ignorado possibilidades de desenvolvimento dos alunos, já expressos em situações fora da instituição escolar, e a perspectiva utilitarista presente na organização atual das instituições escolares contribui para manutenção dessa situação. |
id |
USF_962c7076ecac8f23dcd55cce69d8f9d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/712 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Momento escola, momento ócio: as muitas faces do desenvolvimento humanoEste artigo apresenta reflexões a respeito das possibilidades de desenvolvimento cultural de alunos com Transtorno do Espectro Autista, não claramente explícitas em ambiente escolar. Para isso, analisa ocorrências em situações diferentes de uma mesma criança com diagnóstico de TEA: na escola e em situação de ócio, sob a luz da perspectiva histórico-cultural. O material para análise foi fornecido pela família do aluno especificamente para este estudo. Conclui-se que a escola tem ignorado possibilidades de desenvolvimento dos alunos, já expressos em situações fora da instituição escolar, e a perspectiva utilitarista presente na organização atual das instituições escolares contribui para manutenção dessa situação.Universidade São Francisco2018-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/71210.24933/horizontes.v36i3.712Horizontes; v. 36 n. 3 (2018): A escolarização de alunos com deficiência e Transtorno do Espectro do Autismo: repercussões e contribuições da perspectiva histórico-cultural; 134-1442317-109X0103-770610.24933/horizontes.v36i3reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/712/310Kassar, Mônica de Carvalho Magalhãesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:22Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/712Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:08.381142Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Momento escola, momento ócio: as muitas faces do desenvolvimento humano |
title |
Momento escola, momento ócio: as muitas faces do desenvolvimento humano |
spellingShingle |
Momento escola, momento ócio: as muitas faces do desenvolvimento humano Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães |
title_short |
Momento escola, momento ócio: as muitas faces do desenvolvimento humano |
title_full |
Momento escola, momento ócio: as muitas faces do desenvolvimento humano |
title_fullStr |
Momento escola, momento ócio: as muitas faces do desenvolvimento humano |
title_full_unstemmed |
Momento escola, momento ócio: as muitas faces do desenvolvimento humano |
title_sort |
Momento escola, momento ócio: as muitas faces do desenvolvimento humano |
author |
Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães |
author_facet |
Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães |
description |
Este artigo apresenta reflexões a respeito das possibilidades de desenvolvimento cultural de alunos com Transtorno do Espectro Autista, não claramente explícitas em ambiente escolar. Para isso, analisa ocorrências em situações diferentes de uma mesma criança com diagnóstico de TEA: na escola e em situação de ócio, sob a luz da perspectiva histórico-cultural. O material para análise foi fornecido pela família do aluno especificamente para este estudo. Conclui-se que a escola tem ignorado possibilidades de desenvolvimento dos alunos, já expressos em situações fora da instituição escolar, e a perspectiva utilitarista presente na organização atual das instituições escolares contribui para manutenção dessa situação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/712 10.24933/horizontes.v36i3.712 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/712 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v36i3.712 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/712/310 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 36 n. 3 (2018): A escolarização de alunos com deficiência e Transtorno do Espectro do Autismo: repercussões e contribuições da perspectiva histórico-cultural; 134-144 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v36i3 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051439836561408 |