Momento escola, momento ócio: as muitas faces do desenvolvimento humano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/712
Resumo: Este artigo apresenta reflexões a respeito das possibilidades de desenvolvimento cultural de alunos com Transtorno do Espectro Autista, não claramente explícitas em ambiente escolar. Para isso, analisa ocorrências em situações diferentes de uma mesma criança com diagnóstico de TEA: na escola e em situação de ócio, sob a luz da perspectiva histórico-cultural. O material para análise foi fornecido pela família do aluno especificamente para este estudo. Conclui-se que a escola tem ignorado possibilidades de desenvolvimento dos alunos, já expressos em situações fora da instituição escolar, e a perspectiva utilitarista presente na organização atual das instituições escolares contribui para manutenção dessa situação.
id USF_962c7076ecac8f23dcd55cce69d8f9d3
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/712
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Momento escola, momento ócio: as muitas faces do desenvolvimento humanoEste artigo apresenta reflexões a respeito das possibilidades de desenvolvimento cultural de alunos com Transtorno do Espectro Autista, não claramente explícitas em ambiente escolar. Para isso, analisa ocorrências em situações diferentes de uma mesma criança com diagnóstico de TEA: na escola e em situação de ócio, sob a luz da perspectiva histórico-cultural. O material para análise foi fornecido pela família do aluno especificamente para este estudo. Conclui-se que a escola tem ignorado possibilidades de desenvolvimento dos alunos, já expressos em situações fora da instituição escolar, e a perspectiva utilitarista presente na organização atual das instituições escolares contribui para manutenção dessa situação.Universidade São Francisco2018-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/71210.24933/horizontes.v36i3.712Horizontes; v. 36 n. 3 (2018): A escolarização de alunos com deficiência e Transtorno do Espectro do Autismo: repercussões e contribuições da perspectiva histórico-cultural; 134-1442317-109X0103-770610.24933/horizontes.v36i3reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/712/310Kassar, Mônica de Carvalho Magalhãesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:22Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/712Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:08.381142Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Momento escola, momento ócio: as muitas faces do desenvolvimento humano
title Momento escola, momento ócio: as muitas faces do desenvolvimento humano
spellingShingle Momento escola, momento ócio: as muitas faces do desenvolvimento humano
Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães
title_short Momento escola, momento ócio: as muitas faces do desenvolvimento humano
title_full Momento escola, momento ócio: as muitas faces do desenvolvimento humano
title_fullStr Momento escola, momento ócio: as muitas faces do desenvolvimento humano
title_full_unstemmed Momento escola, momento ócio: as muitas faces do desenvolvimento humano
title_sort Momento escola, momento ócio: as muitas faces do desenvolvimento humano
author Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães
author_facet Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães
description Este artigo apresenta reflexões a respeito das possibilidades de desenvolvimento cultural de alunos com Transtorno do Espectro Autista, não claramente explícitas em ambiente escolar. Para isso, analisa ocorrências em situações diferentes de uma mesma criança com diagnóstico de TEA: na escola e em situação de ócio, sob a luz da perspectiva histórico-cultural. O material para análise foi fornecido pela família do aluno especificamente para este estudo. Conclui-se que a escola tem ignorado possibilidades de desenvolvimento dos alunos, já expressos em situações fora da instituição escolar, e a perspectiva utilitarista presente na organização atual das instituições escolares contribui para manutenção dessa situação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/712
10.24933/horizontes.v36i3.712
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/712
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v36i3.712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/712/310
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 36 n. 3 (2018): A escolarização de alunos com deficiência e Transtorno do Espectro do Autismo: repercussões e contribuições da perspectiva histórico-cultural; 134-144
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v36i3
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439836561408