Educação Patrimonial e História da Educação: contribuições para a formação de professores
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2017 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Horizontes |
Download full: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/122 |
Summary: | Este artigo tem como proposta realizar uma discussão sobre as possibilidades de articulação entre o ensino da História da Educação e o da Educação Patrimonial, sabendo da importância da construção de uma consciência histórica no contexto de formação de professores. São discutidos conceitos de educação, história, memória, educação patrimonial, identidade e patrimônio. Este trabalho retrata a Educação Patrimonial como um processo de trabalho educacional centrado no Patrimônio Cultural como fonte de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo, construindo uma proposta de ensino de história da educação baseada na pesquisa e na reflexão, desmistificando o senso comum e ajudando os professores a perceberem a escola e o fazer educacional como patrimônios culturais. Esta é uma pesquisa qualitativa e a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica pautada no referencial teórico de autores que tratam da Educação Patrimonial. História da Educação, Currículo e Formação de Professores. |
id |
USF_9b2a685c042c1f5a142b637d51116437 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/122 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Patrimonial e História da Educação: contribuições para a formação de professoresEducação PatrimonialHistória da EducaçãoFormação de Professores.Este artigo tem como proposta realizar uma discussão sobre as possibilidades de articulação entre o ensino da História da Educação e o da Educação Patrimonial, sabendo da importância da construção de uma consciência histórica no contexto de formação de professores. São discutidos conceitos de educação, história, memória, educação patrimonial, identidade e patrimônio. Este trabalho retrata a Educação Patrimonial como um processo de trabalho educacional centrado no Patrimônio Cultural como fonte de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo, construindo uma proposta de ensino de história da educação baseada na pesquisa e na reflexão, desmistificando o senso comum e ajudando os professores a perceberem a escola e o fazer educacional como patrimônios culturais. Esta é uma pesquisa qualitativa e a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica pautada no referencial teórico de autores que tratam da Educação Patrimonial. História da Educação, Currículo e Formação de Professores.Universidade São Francisco2017-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/12210.24933/horizontes.v35i1.122Horizontes; v. 35 n. 1 (2017): Educação, patrimônio cultural e decolonialidade; 113-1202317-109X0103-770610.24933/horizontes.v35i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/122/213Rossi, Cláudia Maria Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:43:48Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/122Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:58.899894Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Patrimonial e História da Educação: contribuições para a formação de professores |
title |
Educação Patrimonial e História da Educação: contribuições para a formação de professores |
spellingShingle |
Educação Patrimonial e História da Educação: contribuições para a formação de professores Rossi, Cláudia Maria Soares Educação Patrimonial História da Educação Formação de Professores. |
title_short |
Educação Patrimonial e História da Educação: contribuições para a formação de professores |
title_full |
Educação Patrimonial e História da Educação: contribuições para a formação de professores |
title_fullStr |
Educação Patrimonial e História da Educação: contribuições para a formação de professores |
title_full_unstemmed |
Educação Patrimonial e História da Educação: contribuições para a formação de professores |
title_sort |
Educação Patrimonial e História da Educação: contribuições para a formação de professores |
author |
Rossi, Cláudia Maria Soares |
author_facet |
Rossi, Cláudia Maria Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rossi, Cláudia Maria Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Patrimonial História da Educação Formação de Professores. |
topic |
Educação Patrimonial História da Educação Formação de Professores. |
description |
Este artigo tem como proposta realizar uma discussão sobre as possibilidades de articulação entre o ensino da História da Educação e o da Educação Patrimonial, sabendo da importância da construção de uma consciência histórica no contexto de formação de professores. São discutidos conceitos de educação, história, memória, educação patrimonial, identidade e patrimônio. Este trabalho retrata a Educação Patrimonial como um processo de trabalho educacional centrado no Patrimônio Cultural como fonte de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo, construindo uma proposta de ensino de história da educação baseada na pesquisa e na reflexão, desmistificando o senso comum e ajudando os professores a perceberem a escola e o fazer educacional como patrimônios culturais. Esta é uma pesquisa qualitativa e a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica pautada no referencial teórico de autores que tratam da Educação Patrimonial. História da Educação, Currículo e Formação de Professores. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/122 10.24933/horizontes.v35i1.122 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/122 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v35i1.122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/122/213 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 35 n. 1 (2017): Educação, patrimônio cultural e decolonialidade; 113-120 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v35i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051438922203136 |