O gênero textual comentário jornalístico radiofônico no ensino do oral: processo de elaboração de um modelo didático
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2014 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Horizontes |
Download full: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/87 |
Summary: | O presente artigo tem por objetivo apresentar o processo de elaboração de um modelo didático para o gênero comentário jornalístico radiofônico, elaborado por meio da análise de exemplares desse gênero sob a base teórico-metodológica do interacionismo sociodiscursivo. Este trabalho é um recorte feito a uma pesquisa de mestrado intitulada “O modelo didático do comentário jornalístico radiofônico: uma necessária etapa para a intervenção didática” que visou à identificação das características definidoras do gênero em questão com fins didáticos, numa perspectiva de propiciar o desenvolvimento das capacidades de linguagem em alunos do ensino fundamental do 8° e 9º anos que faziam parte de uma proposta de projeto de rádio escolar desenvolvida, em 2008, em uma escola pública do estado de Mato Grosso.Palavras-chave: modelo didático; comentário jornalístico; capacidades de linguagem. The textual genre radio journalistic comment in teaching oral: elaboration process of a didactic model AbstractThis article aims to present the process of elaboration of a didactic model for the textual genre radio journalistic comment, drew up through the analysis of copies of this genre under the interactionism sociodiscursive theoretical-methodological basis. This work is a master's degree research outline entitled "The didactic model of the radio journalistic comment: a necessary stage for the didactic intervention" that aimed the identification of the defining characteristics of this genre with didactic objectives, in order to propiciate the development of thelanguage capacities with students from the eight and ninth years at the primary school who participated of a radio project proposal developed in 2008 at a state school from Mato Grosso State.Key-words: didactic model; journalistic comment; language capacities. |
id |
USF_9d35a5c7ad10e3c2620085a597b08bd1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/87 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
O gênero textual comentário jornalístico radiofônico no ensino do oral: processo de elaboração de um modelo didáticomodelo didáticocomentário jornalísticocapacidades de linguagemO presente artigo tem por objetivo apresentar o processo de elaboração de um modelo didático para o gênero comentário jornalístico radiofônico, elaborado por meio da análise de exemplares desse gênero sob a base teórico-metodológica do interacionismo sociodiscursivo. Este trabalho é um recorte feito a uma pesquisa de mestrado intitulada “O modelo didático do comentário jornalístico radiofônico: uma necessária etapa para a intervenção didática” que visou à identificação das características definidoras do gênero em questão com fins didáticos, numa perspectiva de propiciar o desenvolvimento das capacidades de linguagem em alunos do ensino fundamental do 8° e 9º anos que faziam parte de uma proposta de projeto de rádio escolar desenvolvida, em 2008, em uma escola pública do estado de Mato Grosso.Palavras-chave: modelo didático; comentário jornalístico; capacidades de linguagem. The textual genre radio journalistic comment in teaching oral: elaboration process of a didactic model AbstractThis article aims to present the process of elaboration of a didactic model for the textual genre radio journalistic comment, drew up through the analysis of copies of this genre under the interactionism sociodiscursive theoretical-methodological basis. This work is a master's degree research outline entitled "The didactic model of the radio journalistic comment: a necessary stage for the didactic intervention" that aimed the identification of the defining characteristics of this genre with didactic objectives, in order to propiciate the development of thelanguage capacities with students from the eight and ninth years at the primary school who participated of a radio project proposal developed in 2008 at a state school from Mato Grosso State.Key-words: didactic model; journalistic comment; language capacities.Universidade São Francisco2014-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/8710.24933/horizontes.v32i1.87Horizontes; v. 32 n. 1 (2014): Dossiê: Gêneros textuais e ensino2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v32i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/87/42Messias, Carlainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/87Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:58.001562Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O gênero textual comentário jornalístico radiofônico no ensino do oral: processo de elaboração de um modelo didático |
title |
O gênero textual comentário jornalístico radiofônico no ensino do oral: processo de elaboração de um modelo didático |
spellingShingle |
O gênero textual comentário jornalístico radiofônico no ensino do oral: processo de elaboração de um modelo didático Messias, Carla modelo didático comentário jornalístico capacidades de linguagem |
title_short |
O gênero textual comentário jornalístico radiofônico no ensino do oral: processo de elaboração de um modelo didático |
title_full |
O gênero textual comentário jornalístico radiofônico no ensino do oral: processo de elaboração de um modelo didático |
title_fullStr |
O gênero textual comentário jornalístico radiofônico no ensino do oral: processo de elaboração de um modelo didático |
title_full_unstemmed |
O gênero textual comentário jornalístico radiofônico no ensino do oral: processo de elaboração de um modelo didático |
title_sort |
O gênero textual comentário jornalístico radiofônico no ensino do oral: processo de elaboração de um modelo didático |
author |
Messias, Carla |
author_facet |
Messias, Carla |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Messias, Carla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
modelo didático comentário jornalístico capacidades de linguagem |
topic |
modelo didático comentário jornalístico capacidades de linguagem |
description |
O presente artigo tem por objetivo apresentar o processo de elaboração de um modelo didático para o gênero comentário jornalístico radiofônico, elaborado por meio da análise de exemplares desse gênero sob a base teórico-metodológica do interacionismo sociodiscursivo. Este trabalho é um recorte feito a uma pesquisa de mestrado intitulada “O modelo didático do comentário jornalístico radiofônico: uma necessária etapa para a intervenção didática” que visou à identificação das características definidoras do gênero em questão com fins didáticos, numa perspectiva de propiciar o desenvolvimento das capacidades de linguagem em alunos do ensino fundamental do 8° e 9º anos que faziam parte de uma proposta de projeto de rádio escolar desenvolvida, em 2008, em uma escola pública do estado de Mato Grosso.Palavras-chave: modelo didático; comentário jornalístico; capacidades de linguagem. The textual genre radio journalistic comment in teaching oral: elaboration process of a didactic model AbstractThis article aims to present the process of elaboration of a didactic model for the textual genre radio journalistic comment, drew up through the analysis of copies of this genre under the interactionism sociodiscursive theoretical-methodological basis. This work is a master's degree research outline entitled "The didactic model of the radio journalistic comment: a necessary stage for the didactic intervention" that aimed the identification of the defining characteristics of this genre with didactic objectives, in order to propiciate the development of thelanguage capacities with students from the eight and ninth years at the primary school who participated of a radio project proposal developed in 2008 at a state school from Mato Grosso State.Key-words: didactic model; journalistic comment; language capacities. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/87 10.24933/horizontes.v32i1.87 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/87 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v32i1.87 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/87/42 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 32 n. 1 (2014): Dossiê: Gêneros textuais e ensino 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v32i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051438889697280 |