O gênero textual comentário jornalístico radiofônico no ensino do oral: processo de elaboração de um modelo didático

Bibliographic Details
Main Author: Messias, Carla
Publication Date: 2014
Format: Article
Language: por
Source: Horizontes
Download full: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/87
Summary: O presente artigo tem por objetivo apresentar o processo de elaboração de um modelo didático para o gênero comentário jornalístico radiofônico, elaborado por meio da análise de exemplares desse gênero sob a base teórico-metodológica do interacionismo sociodiscursivo. Este trabalho é um recorte feito a uma pesquisa de mestrado intitulada “O modelo didático do comentário jornalístico radiofônico: uma necessária etapa para a intervenção didática” que visou à identificação das características definidoras do gênero em questão com fins didáticos, numa perspectiva de propiciar o desenvolvimento das capacidades de linguagem em alunos do ensino fundamental do 8° e 9º anos que faziam parte de uma proposta de projeto de rádio escolar desenvolvida, em 2008, em uma escola pública do estado de Mato Grosso.Palavras-chave: modelo didático; comentário jornalístico; capacidades de linguagem. The textual genre radio journalistic comment in teaching oral: elaboration process of a didactic model AbstractThis article aims to present the process of elaboration of a didactic model for the textual genre radio journalistic comment, drew up through the analysis of copies of this genre under the interactionism sociodiscursive theoretical-methodological basis. This work is a master's degree research outline entitled "The didactic model of the radio journalistic comment: a necessary stage for the didactic intervention" that aimed the identification of the defining characteristics of this genre with didactic objectives, in order to propiciate the development of thelanguage capacities with students from the eight and ninth years at the primary school who participated of a radio project proposal developed in 2008 at a state school from Mato Grosso State.Key-words: didactic model; journalistic comment; language capacities.
id USF_9d35a5c7ad10e3c2620085a597b08bd1
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/87
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling O gênero textual comentário jornalístico radiofônico no ensino do oral: processo de elaboração de um modelo didáticomodelo didáticocomentário jornalísticocapacidades de linguagemO presente artigo tem por objetivo apresentar o processo de elaboração de um modelo didático para o gênero comentário jornalístico radiofônico, elaborado por meio da análise de exemplares desse gênero sob a base teórico-metodológica do interacionismo sociodiscursivo. Este trabalho é um recorte feito a uma pesquisa de mestrado intitulada “O modelo didático do comentário jornalístico radiofônico: uma necessária etapa para a intervenção didática” que visou à identificação das características definidoras do gênero em questão com fins didáticos, numa perspectiva de propiciar o desenvolvimento das capacidades de linguagem em alunos do ensino fundamental do 8° e 9º anos que faziam parte de uma proposta de projeto de rádio escolar desenvolvida, em 2008, em uma escola pública do estado de Mato Grosso.Palavras-chave: modelo didático; comentário jornalístico; capacidades de linguagem. The textual genre radio journalistic comment in teaching oral: elaboration process of a didactic model AbstractThis article aims to present the process of elaboration of a didactic model for the textual genre radio journalistic comment, drew up through the analysis of copies of this genre under the interactionism sociodiscursive theoretical-methodological basis. This work is a master's degree research outline entitled "The didactic model of the radio journalistic comment: a necessary stage for the didactic intervention" that aimed the identification of the defining characteristics of this genre with didactic objectives, in order to propiciate the development of thelanguage capacities with students from the eight and ninth years at the primary school who participated of a radio project proposal developed in 2008 at a state school from Mato Grosso State.Key-words: didactic model; journalistic comment; language capacities.Universidade São Francisco2014-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/8710.24933/horizontes.v32i1.87Horizontes; v. 32 n. 1 (2014): Dossiê: Gêneros textuais e ensino2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v32i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/87/42Messias, Carlainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/87Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:58.001562Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv O gênero textual comentário jornalístico radiofônico no ensino do oral: processo de elaboração de um modelo didático
title O gênero textual comentário jornalístico radiofônico no ensino do oral: processo de elaboração de um modelo didático
spellingShingle O gênero textual comentário jornalístico radiofônico no ensino do oral: processo de elaboração de um modelo didático
Messias, Carla
modelo didático
comentário jornalístico
capacidades de linguagem
title_short O gênero textual comentário jornalístico radiofônico no ensino do oral: processo de elaboração de um modelo didático
title_full O gênero textual comentário jornalístico radiofônico no ensino do oral: processo de elaboração de um modelo didático
title_fullStr O gênero textual comentário jornalístico radiofônico no ensino do oral: processo de elaboração de um modelo didático
title_full_unstemmed O gênero textual comentário jornalístico radiofônico no ensino do oral: processo de elaboração de um modelo didático
title_sort O gênero textual comentário jornalístico radiofônico no ensino do oral: processo de elaboração de um modelo didático
author Messias, Carla
author_facet Messias, Carla
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Messias, Carla
dc.subject.por.fl_str_mv modelo didático
comentário jornalístico
capacidades de linguagem
topic modelo didático
comentário jornalístico
capacidades de linguagem
description O presente artigo tem por objetivo apresentar o processo de elaboração de um modelo didático para o gênero comentário jornalístico radiofônico, elaborado por meio da análise de exemplares desse gênero sob a base teórico-metodológica do interacionismo sociodiscursivo. Este trabalho é um recorte feito a uma pesquisa de mestrado intitulada “O modelo didático do comentário jornalístico radiofônico: uma necessária etapa para a intervenção didática” que visou à identificação das características definidoras do gênero em questão com fins didáticos, numa perspectiva de propiciar o desenvolvimento das capacidades de linguagem em alunos do ensino fundamental do 8° e 9º anos que faziam parte de uma proposta de projeto de rádio escolar desenvolvida, em 2008, em uma escola pública do estado de Mato Grosso.Palavras-chave: modelo didático; comentário jornalístico; capacidades de linguagem. The textual genre radio journalistic comment in teaching oral: elaboration process of a didactic model AbstractThis article aims to present the process of elaboration of a didactic model for the textual genre radio journalistic comment, drew up through the analysis of copies of this genre under the interactionism sociodiscursive theoretical-methodological basis. This work is a master's degree research outline entitled "The didactic model of the radio journalistic comment: a necessary stage for the didactic intervention" that aimed the identification of the defining characteristics of this genre with didactic objectives, in order to propiciate the development of thelanguage capacities with students from the eight and ninth years at the primary school who participated of a radio project proposal developed in 2008 at a state school from Mato Grosso State.Key-words: didactic model; journalistic comment; language capacities.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/87
10.24933/horizontes.v32i1.87
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/87
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v32i1.87
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/87/42
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 32 n. 1 (2014): Dossiê: Gêneros textuais e ensino
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v32i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438889697280