Os saberes profissionais dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/17 |
Resumo: | O foco deste estudo é a aprendizagem profissional de um grupo de professoras e seus objetivos são: compreender como professoras de Matemática que pertencem a um grupo do tipo colaborativo problematizaram suas concepções sobre Educação Estatística e como o movimento do grupo possibilitou a sistematização de saberes profissionais das professoras. A questão investigativa é: Como o movimento do grupo mobilizou práticas de ensinar e aprender Estatística e possibilitou a sistematização de saberes profissionais das professoras? Apesquisa é qualitativa, buscando uma abordagem histórico-dialética. Ela apontou a necessidade de uma reformulação no currículo da Estatística na Escola Básica, na qual seja privilegiada a Literacia Estatística, ou seja, a interpretação e a compreensão dos resultados estatísticos. Alguns saberes das professoras foram sistematizados pelas interações dialógicas do grupo, pela contribuição do outro na produção do conhecimento epelo debate e a contradição como instigadores da produção de sentidos. Palavras-chave: Desenvolvimento profissional de professores; Educação matemática; Educação estatística; Grupo colaborativo; Saberes profissionais dos professores. |
id |
USF_9d3adf65540b3a61eaba537ad489c550 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/17 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Os saberes profissionais dos professoresO foco deste estudo é a aprendizagem profissional de um grupo de professoras e seus objetivos são: compreender como professoras de Matemática que pertencem a um grupo do tipo colaborativo problematizaram suas concepções sobre Educação Estatística e como o movimento do grupo possibilitou a sistematização de saberes profissionais das professoras. A questão investigativa é: Como o movimento do grupo mobilizou práticas de ensinar e aprender Estatística e possibilitou a sistematização de saberes profissionais das professoras? Apesquisa é qualitativa, buscando uma abordagem histórico-dialética. Ela apontou a necessidade de uma reformulação no currículo da Estatística na Escola Básica, na qual seja privilegiada a Literacia Estatística, ou seja, a interpretação e a compreensão dos resultados estatísticos. Alguns saberes das professoras foram sistematizados pelas interações dialógicas do grupo, pela contribuição do outro na produção do conhecimento epelo debate e a contradição como instigadores da produção de sentidos. Palavras-chave: Desenvolvimento profissional de professores; Educação matemática; Educação estatística; Grupo colaborativo; Saberes profissionais dos professores.Universidade São Francisco2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1710.24933/horizontes.v31i1.17Horizontes; v. 31 n. 1 (2013): Dossiê: Pesquisa em Educação Matemática: contribuições do GT-19 da ANPED2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v31i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/17/19Coelho, Maria Aparecida Vilela Mendonça Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:43Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/17Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:56.678597Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os saberes profissionais dos professores |
title |
Os saberes profissionais dos professores |
spellingShingle |
Os saberes profissionais dos professores Coelho, Maria Aparecida Vilela Mendonça Pinto |
title_short |
Os saberes profissionais dos professores |
title_full |
Os saberes profissionais dos professores |
title_fullStr |
Os saberes profissionais dos professores |
title_full_unstemmed |
Os saberes profissionais dos professores |
title_sort |
Os saberes profissionais dos professores |
author |
Coelho, Maria Aparecida Vilela Mendonça Pinto |
author_facet |
Coelho, Maria Aparecida Vilela Mendonça Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Maria Aparecida Vilela Mendonça Pinto |
description |
O foco deste estudo é a aprendizagem profissional de um grupo de professoras e seus objetivos são: compreender como professoras de Matemática que pertencem a um grupo do tipo colaborativo problematizaram suas concepções sobre Educação Estatística e como o movimento do grupo possibilitou a sistematização de saberes profissionais das professoras. A questão investigativa é: Como o movimento do grupo mobilizou práticas de ensinar e aprender Estatística e possibilitou a sistematização de saberes profissionais das professoras? Apesquisa é qualitativa, buscando uma abordagem histórico-dialética. Ela apontou a necessidade de uma reformulação no currículo da Estatística na Escola Básica, na qual seja privilegiada a Literacia Estatística, ou seja, a interpretação e a compreensão dos resultados estatísticos. Alguns saberes das professoras foram sistematizados pelas interações dialógicas do grupo, pela contribuição do outro na produção do conhecimento epelo debate e a contradição como instigadores da produção de sentidos. Palavras-chave: Desenvolvimento profissional de professores; Educação matemática; Educação estatística; Grupo colaborativo; Saberes profissionais dos professores. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/17 10.24933/horizontes.v31i1.17 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/17 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v31i1.17 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/17/19 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 31 n. 1 (2013): Dossiê: Pesquisa em Educação Matemática: contribuições do GT-19 da ANPED 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v31i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051438564638720 |