Os saberes profissionais dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Maria Aparecida Vilela Mendonça Pinto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/17
Resumo: O foco deste estudo é a aprendizagem profissional de um grupo de professoras e seus objetivos são: compreender como professoras de Matemática que pertencem a um grupo do tipo colaborativo problematizaram suas concepções sobre Educação Estatística e como o movimento do grupo possibilitou a sistematização de saberes profissionais das professoras. A questão investigativa é: Como o movimento do grupo mobilizou práticas de ensinar e aprender Estatística e possibilitou a sistematização de saberes profissionais das professoras? Apesquisa é qualitativa, buscando uma abordagem histórico-dialética. Ela apontou a necessidade de uma reformulação no currículo da Estatística na Escola Básica, na qual seja privilegiada a Literacia Estatística, ou seja, a interpretação e a compreensão dos resultados estatísticos. Alguns saberes das professoras foram sistematizados pelas interações dialógicas do grupo, pela contribuição do outro na produção do conhecimento epelo debate e a contradição como instigadores da produção de sentidos. Palavras-chave: Desenvolvimento profissional de professores; Educação matemática; Educação estatística; Grupo colaborativo; Saberes profissionais dos professores.
id USF_9d3adf65540b3a61eaba537ad489c550
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/17
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Os saberes profissionais dos professoresO foco deste estudo é a aprendizagem profissional de um grupo de professoras e seus objetivos são: compreender como professoras de Matemática que pertencem a um grupo do tipo colaborativo problematizaram suas concepções sobre Educação Estatística e como o movimento do grupo possibilitou a sistematização de saberes profissionais das professoras. A questão investigativa é: Como o movimento do grupo mobilizou práticas de ensinar e aprender Estatística e possibilitou a sistematização de saberes profissionais das professoras? Apesquisa é qualitativa, buscando uma abordagem histórico-dialética. Ela apontou a necessidade de uma reformulação no currículo da Estatística na Escola Básica, na qual seja privilegiada a Literacia Estatística, ou seja, a interpretação e a compreensão dos resultados estatísticos. Alguns saberes das professoras foram sistematizados pelas interações dialógicas do grupo, pela contribuição do outro na produção do conhecimento epelo debate e a contradição como instigadores da produção de sentidos. Palavras-chave: Desenvolvimento profissional de professores; Educação matemática; Educação estatística; Grupo colaborativo; Saberes profissionais dos professores.Universidade São Francisco2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1710.24933/horizontes.v31i1.17Horizontes; v. 31 n. 1 (2013): Dossiê: Pesquisa em Educação Matemática: contribuições do GT-19 da ANPED2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v31i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/17/19Coelho, Maria Aparecida Vilela Mendonça Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:43Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/17Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:56.678597Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Os saberes profissionais dos professores
title Os saberes profissionais dos professores
spellingShingle Os saberes profissionais dos professores
Coelho, Maria Aparecida Vilela Mendonça Pinto
title_short Os saberes profissionais dos professores
title_full Os saberes profissionais dos professores
title_fullStr Os saberes profissionais dos professores
title_full_unstemmed Os saberes profissionais dos professores
title_sort Os saberes profissionais dos professores
author Coelho, Maria Aparecida Vilela Mendonça Pinto
author_facet Coelho, Maria Aparecida Vilela Mendonça Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Maria Aparecida Vilela Mendonça Pinto
description O foco deste estudo é a aprendizagem profissional de um grupo de professoras e seus objetivos são: compreender como professoras de Matemática que pertencem a um grupo do tipo colaborativo problematizaram suas concepções sobre Educação Estatística e como o movimento do grupo possibilitou a sistematização de saberes profissionais das professoras. A questão investigativa é: Como o movimento do grupo mobilizou práticas de ensinar e aprender Estatística e possibilitou a sistematização de saberes profissionais das professoras? Apesquisa é qualitativa, buscando uma abordagem histórico-dialética. Ela apontou a necessidade de uma reformulação no currículo da Estatística na Escola Básica, na qual seja privilegiada a Literacia Estatística, ou seja, a interpretação e a compreensão dos resultados estatísticos. Alguns saberes das professoras foram sistematizados pelas interações dialógicas do grupo, pela contribuição do outro na produção do conhecimento epelo debate e a contradição como instigadores da produção de sentidos. Palavras-chave: Desenvolvimento profissional de professores; Educação matemática; Educação estatística; Grupo colaborativo; Saberes profissionais dos professores.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/17
10.24933/horizontes.v31i1.17
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/17
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v31i1.17
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/17/19
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 31 n. 1 (2013): Dossiê: Pesquisa em Educação Matemática: contribuições do GT-19 da ANPED
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v31i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438564638720