Violência contra LGBTQIA+ no Brasil: práticas pedagógicas como instrumento/ação de prevenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
DOI: | 10.24933/horizontes.v40i1.1332 |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1332 |
Resumo: | A violência contra pessoas LGBTQIA+ tem ganhado visibilidade ao passo que seus números têm sido alarmantes, o que requer da sociedade práticas de prevenção e combate dessas violências. Nesse sentido, o presente artigo objetiva, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, discutir acerca de práticas pedagógicas como instrumento/ação de prevenir e combater a LGBTQIA+fobia. Concluímos que as práticas pedagógicas exercem papel fundamental na formação do sujeito no sentido de compreender a importância da vida coletiva vivida com empatia e humanidade, de modo que é indispensável a realização de encaminhamentos didáticos que incorporem ações de prevenção à violência sofrida pela comunidade LGBTQIA+, possibilitando a construção de compreensões acolhedoras a todos os membros sociais. |
id |
USF_9d995581542a3c2b234995f6f47c9ecb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1332 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
spelling |
Violência contra LGBTQIA+ no Brasil: práticas pedagógicas como instrumento/ação de prevençãoA violência contra pessoas LGBTQIA+ tem ganhado visibilidade ao passo que seus números têm sido alarmantes, o que requer da sociedade práticas de prevenção e combate dessas violências. Nesse sentido, o presente artigo objetiva, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, discutir acerca de práticas pedagógicas como instrumento/ação de prevenir e combater a LGBTQIA+fobia. Concluímos que as práticas pedagógicas exercem papel fundamental na formação do sujeito no sentido de compreender a importância da vida coletiva vivida com empatia e humanidade, de modo que é indispensável a realização de encaminhamentos didáticos que incorporem ações de prevenção à violência sofrida pela comunidade LGBTQIA+, possibilitando a construção de compreensões acolhedoras a todos os membros sociais.Universidade São Francisco2022-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/133210.24933/horizontes.v40i1.1332Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220332317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1332/651Copyright (c) 2022 Márcio Oliveira, Heloisa Toshie Irie Saito, Debora Luppi Soutohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, MárcioSaito, Heloisa Toshie Irie Souto, Debora Luppi 2022-08-30T02:49:02Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1332Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:17.880326Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Violência contra LGBTQIA+ no Brasil: práticas pedagógicas como instrumento/ação de prevenção |
title |
Violência contra LGBTQIA+ no Brasil: práticas pedagógicas como instrumento/ação de prevenção |
spellingShingle |
Violência contra LGBTQIA+ no Brasil: práticas pedagógicas como instrumento/ação de prevenção Violência contra LGBTQIA+ no Brasil: práticas pedagógicas como instrumento/ação de prevenção Oliveira, Márcio Oliveira, Márcio |
title_short |
Violência contra LGBTQIA+ no Brasil: práticas pedagógicas como instrumento/ação de prevenção |
title_full |
Violência contra LGBTQIA+ no Brasil: práticas pedagógicas como instrumento/ação de prevenção |
title_fullStr |
Violência contra LGBTQIA+ no Brasil: práticas pedagógicas como instrumento/ação de prevenção Violência contra LGBTQIA+ no Brasil: práticas pedagógicas como instrumento/ação de prevenção |
title_full_unstemmed |
Violência contra LGBTQIA+ no Brasil: práticas pedagógicas como instrumento/ação de prevenção Violência contra LGBTQIA+ no Brasil: práticas pedagógicas como instrumento/ação de prevenção |
title_sort |
Violência contra LGBTQIA+ no Brasil: práticas pedagógicas como instrumento/ação de prevenção |
author |
Oliveira, Márcio |
author_facet |
Oliveira, Márcio Oliveira, Márcio Saito, Heloisa Toshie Irie Souto, Debora Luppi Saito, Heloisa Toshie Irie Souto, Debora Luppi |
author_role |
author |
author2 |
Saito, Heloisa Toshie Irie Souto, Debora Luppi |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Márcio Saito, Heloisa Toshie Irie Souto, Debora Luppi |
description |
A violência contra pessoas LGBTQIA+ tem ganhado visibilidade ao passo que seus números têm sido alarmantes, o que requer da sociedade práticas de prevenção e combate dessas violências. Nesse sentido, o presente artigo objetiva, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, discutir acerca de práticas pedagógicas como instrumento/ação de prevenir e combater a LGBTQIA+fobia. Concluímos que as práticas pedagógicas exercem papel fundamental na formação do sujeito no sentido de compreender a importância da vida coletiva vivida com empatia e humanidade, de modo que é indispensável a realização de encaminhamentos didáticos que incorporem ações de prevenção à violência sofrida pela comunidade LGBTQIA+, possibilitando a construção de compreensões acolhedoras a todos os membros sociais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1332 10.24933/horizontes.v40i1.1332 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1332 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v40i1.1332 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1332/651 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Márcio Oliveira, Heloisa Toshie Irie Saito, Debora Luppi Souto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Márcio Oliveira, Heloisa Toshie Irie Saito, Debora Luppi Souto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022033 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v40i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1822178652559769600 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.24933/horizontes.v40i1.1332 |