Violência contra LGBTQIA+ no Brasil: práticas pedagógicas como instrumento/ação de prevenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Márcio
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Saito, Heloisa Toshie Irie, Souto, Debora Luppi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
DOI: 10.24933/horizontes.v40i1.1332
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1332
Resumo: A violência contra pessoas LGBTQIA+ tem ganhado visibilidade ao passo que seus números têm sido alarmantes, o que requer da sociedade práticas de prevenção e combate dessas violências. Nesse sentido, o presente artigo objetiva, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, discutir acerca de práticas pedagógicas como instrumento/ação de prevenir e combater a LGBTQIA+fobia. Concluímos que as práticas pedagógicas exercem papel fundamental na formação do sujeito no sentido de compreender a importância da vida coletiva vivida com empatia e humanidade, de modo que é indispensável a realização de encaminhamentos didáticos que incorporem ações de prevenção à violência sofrida pela comunidade LGBTQIA+, possibilitando a construção de compreensões acolhedoras a todos os membros sociais.
id USF_9d995581542a3c2b234995f6f47c9ecb
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1332
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
spelling Violência contra LGBTQIA+ no Brasil: práticas pedagógicas como instrumento/ação de prevençãoA violência contra pessoas LGBTQIA+ tem ganhado visibilidade ao passo que seus números têm sido alarmantes, o que requer da sociedade práticas de prevenção e combate dessas violências. Nesse sentido, o presente artigo objetiva, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, discutir acerca de práticas pedagógicas como instrumento/ação de prevenir e combater a LGBTQIA+fobia. Concluímos que as práticas pedagógicas exercem papel fundamental na formação do sujeito no sentido de compreender a importância da vida coletiva vivida com empatia e humanidade, de modo que é indispensável a realização de encaminhamentos didáticos que incorporem ações de prevenção à violência sofrida pela comunidade LGBTQIA+, possibilitando a construção de compreensões acolhedoras a todos os membros sociais.Universidade São Francisco2022-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/133210.24933/horizontes.v40i1.1332Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220332317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1332/651Copyright (c) 2022 Márcio Oliveira, Heloisa Toshie Irie Saito, Debora Luppi Soutohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, MárcioSaito, Heloisa Toshie Irie Souto, Debora Luppi 2022-08-30T02:49:02Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1332Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:17.880326Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Violência contra LGBTQIA+ no Brasil: práticas pedagógicas como instrumento/ação de prevenção
title Violência contra LGBTQIA+ no Brasil: práticas pedagógicas como instrumento/ação de prevenção
spellingShingle Violência contra LGBTQIA+ no Brasil: práticas pedagógicas como instrumento/ação de prevenção
Violência contra LGBTQIA+ no Brasil: práticas pedagógicas como instrumento/ação de prevenção
Oliveira, Márcio
Oliveira, Márcio
title_short Violência contra LGBTQIA+ no Brasil: práticas pedagógicas como instrumento/ação de prevenção
title_full Violência contra LGBTQIA+ no Brasil: práticas pedagógicas como instrumento/ação de prevenção
title_fullStr Violência contra LGBTQIA+ no Brasil: práticas pedagógicas como instrumento/ação de prevenção
Violência contra LGBTQIA+ no Brasil: práticas pedagógicas como instrumento/ação de prevenção
title_full_unstemmed Violência contra LGBTQIA+ no Brasil: práticas pedagógicas como instrumento/ação de prevenção
Violência contra LGBTQIA+ no Brasil: práticas pedagógicas como instrumento/ação de prevenção
title_sort Violência contra LGBTQIA+ no Brasil: práticas pedagógicas como instrumento/ação de prevenção
author Oliveira, Márcio
author_facet Oliveira, Márcio
Oliveira, Márcio
Saito, Heloisa Toshie Irie
Souto, Debora Luppi
Saito, Heloisa Toshie Irie
Souto, Debora Luppi
author_role author
author2 Saito, Heloisa Toshie Irie
Souto, Debora Luppi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Márcio
Saito, Heloisa Toshie Irie
Souto, Debora Luppi
description A violência contra pessoas LGBTQIA+ tem ganhado visibilidade ao passo que seus números têm sido alarmantes, o que requer da sociedade práticas de prevenção e combate dessas violências. Nesse sentido, o presente artigo objetiva, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, discutir acerca de práticas pedagógicas como instrumento/ação de prevenir e combater a LGBTQIA+fobia. Concluímos que as práticas pedagógicas exercem papel fundamental na formação do sujeito no sentido de compreender a importância da vida coletiva vivida com empatia e humanidade, de modo que é indispensável a realização de encaminhamentos didáticos que incorporem ações de prevenção à violência sofrida pela comunidade LGBTQIA+, possibilitando a construção de compreensões acolhedoras a todos os membros sociais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1332
10.24933/horizontes.v40i1.1332
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1332
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v40i1.1332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1332/651
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Márcio Oliveira, Heloisa Toshie Irie Saito, Debora Luppi Souto
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Márcio Oliveira, Heloisa Toshie Irie Saito, Debora Luppi Souto
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022033
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v40i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1822178652559769600
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.24933/horizontes.v40i1.1332