Formação continuada de professores de matemática com enfoque nas práticas formativas: um estudo das pesquisas acadêmicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Hilda Ciriaco
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gama, Renata Prentteter
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/627
Resumo: O artigo apresenta uma pesquisa qualitativa, do tipo estado da arte, que tem por objetivo descrever e analisar práticas formativas identificadas em 44 pesquisas acadêmicas brasileiras (2001-2016), sobre formação continuada do professor de matemática. A análise indica práticas formativas em quatro contextos (Programas/projetos; Oficinas e cursos de curta duração; Cursos de aperfeiçoamento, especialização ou extensão e Grupos), em que se aproximam da concepção de conhecimento-para-a-prática, no entanto, com tendências de inovações relativas ao planejamento conjunto, diagnóstico de necessidades formativas e análise/reflexão de práticas docentes, apoiadas no trabalho colaborativo.
id USF_aa3db76bcd4acc145fa43d645c4e1e30
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/627
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Formação continuada de professores de matemática com enfoque nas práticas formativas: um estudo das pesquisas acadêmicasO artigo apresenta uma pesquisa qualitativa, do tipo estado da arte, que tem por objetivo descrever e analisar práticas formativas identificadas em 44 pesquisas acadêmicas brasileiras (2001-2016), sobre formação continuada do professor de matemática. A análise indica práticas formativas em quatro contextos (Programas/projetos; Oficinas e cursos de curta duração; Cursos de aperfeiçoamento, especialização ou extensão e Grupos), em que se aproximam da concepção de conhecimento-para-a-prática, no entanto, com tendências de inovações relativas ao planejamento conjunto, diagnóstico de necessidades formativas e análise/reflexão de práticas docentes, apoiadas no trabalho colaborativo.Universidade São Francisco2019-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/62710.24933/horizontes.v37i0.627Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e0190132317-109X0103-770610.24933/horizontes.v37i0reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/627/342https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/627/475Lima, Hilda CiriacoGama, Renata Prentteterinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:14Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/627Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:06.750291Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores de matemática com enfoque nas práticas formativas: um estudo das pesquisas acadêmicas
title Formação continuada de professores de matemática com enfoque nas práticas formativas: um estudo das pesquisas acadêmicas
spellingShingle Formação continuada de professores de matemática com enfoque nas práticas formativas: um estudo das pesquisas acadêmicas
Lima, Hilda Ciriaco
title_short Formação continuada de professores de matemática com enfoque nas práticas formativas: um estudo das pesquisas acadêmicas
title_full Formação continuada de professores de matemática com enfoque nas práticas formativas: um estudo das pesquisas acadêmicas
title_fullStr Formação continuada de professores de matemática com enfoque nas práticas formativas: um estudo das pesquisas acadêmicas
title_full_unstemmed Formação continuada de professores de matemática com enfoque nas práticas formativas: um estudo das pesquisas acadêmicas
title_sort Formação continuada de professores de matemática com enfoque nas práticas formativas: um estudo das pesquisas acadêmicas
author Lima, Hilda Ciriaco
author_facet Lima, Hilda Ciriaco
Gama, Renata Prentteter
author_role author
author2 Gama, Renata Prentteter
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Hilda Ciriaco
Gama, Renata Prentteter
description O artigo apresenta uma pesquisa qualitativa, do tipo estado da arte, que tem por objetivo descrever e analisar práticas formativas identificadas em 44 pesquisas acadêmicas brasileiras (2001-2016), sobre formação continuada do professor de matemática. A análise indica práticas formativas em quatro contextos (Programas/projetos; Oficinas e cursos de curta duração; Cursos de aperfeiçoamento, especialização ou extensão e Grupos), em que se aproximam da concepção de conhecimento-para-a-prática, no entanto, com tendências de inovações relativas ao planejamento conjunto, diagnóstico de necessidades formativas e análise/reflexão de práticas docentes, apoiadas no trabalho colaborativo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/627
10.24933/horizontes.v37i0.627
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/627
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v37i0.627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/627/342
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/627/475
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e019013
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v37i0
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439791472640