Formação continuada de professores de matemática com enfoque nas práticas formativas: um estudo das pesquisas acadêmicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/627 |
Resumo: | O artigo apresenta uma pesquisa qualitativa, do tipo estado da arte, que tem por objetivo descrever e analisar práticas formativas identificadas em 44 pesquisas acadêmicas brasileiras (2001-2016), sobre formação continuada do professor de matemática. A análise indica práticas formativas em quatro contextos (Programas/projetos; Oficinas e cursos de curta duração; Cursos de aperfeiçoamento, especialização ou extensão e Grupos), em que se aproximam da concepção de conhecimento-para-a-prática, no entanto, com tendências de inovações relativas ao planejamento conjunto, diagnóstico de necessidades formativas e análise/reflexão de práticas docentes, apoiadas no trabalho colaborativo. |
id |
USF_aa3db76bcd4acc145fa43d645c4e1e30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/627 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada de professores de matemática com enfoque nas práticas formativas: um estudo das pesquisas acadêmicasO artigo apresenta uma pesquisa qualitativa, do tipo estado da arte, que tem por objetivo descrever e analisar práticas formativas identificadas em 44 pesquisas acadêmicas brasileiras (2001-2016), sobre formação continuada do professor de matemática. A análise indica práticas formativas em quatro contextos (Programas/projetos; Oficinas e cursos de curta duração; Cursos de aperfeiçoamento, especialização ou extensão e Grupos), em que se aproximam da concepção de conhecimento-para-a-prática, no entanto, com tendências de inovações relativas ao planejamento conjunto, diagnóstico de necessidades formativas e análise/reflexão de práticas docentes, apoiadas no trabalho colaborativo.Universidade São Francisco2019-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/62710.24933/horizontes.v37i0.627Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e0190132317-109X0103-770610.24933/horizontes.v37i0reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/627/342https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/627/475Lima, Hilda CiriacoGama, Renata Prentteterinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:14Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/627Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:06.750291Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada de professores de matemática com enfoque nas práticas formativas: um estudo das pesquisas acadêmicas |
title |
Formação continuada de professores de matemática com enfoque nas práticas formativas: um estudo das pesquisas acadêmicas |
spellingShingle |
Formação continuada de professores de matemática com enfoque nas práticas formativas: um estudo das pesquisas acadêmicas Lima, Hilda Ciriaco |
title_short |
Formação continuada de professores de matemática com enfoque nas práticas formativas: um estudo das pesquisas acadêmicas |
title_full |
Formação continuada de professores de matemática com enfoque nas práticas formativas: um estudo das pesquisas acadêmicas |
title_fullStr |
Formação continuada de professores de matemática com enfoque nas práticas formativas: um estudo das pesquisas acadêmicas |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores de matemática com enfoque nas práticas formativas: um estudo das pesquisas acadêmicas |
title_sort |
Formação continuada de professores de matemática com enfoque nas práticas formativas: um estudo das pesquisas acadêmicas |
author |
Lima, Hilda Ciriaco |
author_facet |
Lima, Hilda Ciriaco Gama, Renata Prentteter |
author_role |
author |
author2 |
Gama, Renata Prentteter |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Hilda Ciriaco Gama, Renata Prentteter |
description |
O artigo apresenta uma pesquisa qualitativa, do tipo estado da arte, que tem por objetivo descrever e analisar práticas formativas identificadas em 44 pesquisas acadêmicas brasileiras (2001-2016), sobre formação continuada do professor de matemática. A análise indica práticas formativas em quatro contextos (Programas/projetos; Oficinas e cursos de curta duração; Cursos de aperfeiçoamento, especialização ou extensão e Grupos), em que se aproximam da concepção de conhecimento-para-a-prática, no entanto, com tendências de inovações relativas ao planejamento conjunto, diagnóstico de necessidades formativas e análise/reflexão de práticas docentes, apoiadas no trabalho colaborativo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/627 10.24933/horizontes.v37i0.627 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/627 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v37i0.627 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/627/342 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/627/475 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e019013 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v37i0 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051439791472640 |