Dialética negativa e educação: apontamentos a partir da teoria crítica de Herbert Marcuse

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baroni, Vivian
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/708
Resumo: Como parte da herança hegeliana, a obra de Marcuse sempre foi marcada pela negatividade característica da dialética. Nestes termos, a abordagem dos problemas formativos procura mostrar os dois lados da realidade social, o que revela uma teoria preocupada não somente com a compreensão da realidade, mas com a emancipação do que é estabelecido de antemão. O presente artigo busca na análise da obra A ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional, mapear, mesmo que brevemente, os elementos principais que caracterizam a teoria de Marcuse no que se refere à abordagem dialética da sociedade, assim como as implicações dessa abordagem para se pensar uma educação crítica.
id USF_b2b318038625d1335f273e17a220d22a
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/708
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Dialética negativa e educação: apontamentos a partir da teoria crítica de Herbert MarcuseComo parte da herança hegeliana, a obra de Marcuse sempre foi marcada pela negatividade característica da dialética. Nestes termos, a abordagem dos problemas formativos procura mostrar os dois lados da realidade social, o que revela uma teoria preocupada não somente com a compreensão da realidade, mas com a emancipação do que é estabelecido de antemão. O presente artigo busca na análise da obra A ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional, mapear, mesmo que brevemente, os elementos principais que caracterizam a teoria de Marcuse no que se refere à abordagem dialética da sociedade, assim como as implicações dessa abordagem para se pensar uma educação crítica.Universidade São Francisco2019-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/70810.24933/horizontes.v37i0.708Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e0190372317-109X0103-770610.24933/horizontes.v37i0reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/708/376Baroni, Vivianinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:04Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/708Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:08.255555Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Dialética negativa e educação: apontamentos a partir da teoria crítica de Herbert Marcuse
title Dialética negativa e educação: apontamentos a partir da teoria crítica de Herbert Marcuse
spellingShingle Dialética negativa e educação: apontamentos a partir da teoria crítica de Herbert Marcuse
Baroni, Vivian
title_short Dialética negativa e educação: apontamentos a partir da teoria crítica de Herbert Marcuse
title_full Dialética negativa e educação: apontamentos a partir da teoria crítica de Herbert Marcuse
title_fullStr Dialética negativa e educação: apontamentos a partir da teoria crítica de Herbert Marcuse
title_full_unstemmed Dialética negativa e educação: apontamentos a partir da teoria crítica de Herbert Marcuse
title_sort Dialética negativa e educação: apontamentos a partir da teoria crítica de Herbert Marcuse
author Baroni, Vivian
author_facet Baroni, Vivian
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baroni, Vivian
description Como parte da herança hegeliana, a obra de Marcuse sempre foi marcada pela negatividade característica da dialética. Nestes termos, a abordagem dos problemas formativos procura mostrar os dois lados da realidade social, o que revela uma teoria preocupada não somente com a compreensão da realidade, mas com a emancipação do que é estabelecido de antemão. O presente artigo busca na análise da obra A ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional, mapear, mesmo que brevemente, os elementos principais que caracterizam a teoria de Marcuse no que se refere à abordagem dialética da sociedade, assim como as implicações dessa abordagem para se pensar uma educação crítica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/708
10.24933/horizontes.v37i0.708
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/708
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v37i0.708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/708/376
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e019037
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v37i0
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439833415680