Mediação de leitura do literário no Ensino Médio: a leitura como acontecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piske, Gabriela
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Neitzel, Adair de Aguiar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/723
Resumo: Esta pesquisa objetiva discutir como as licenciandas do curso de Letras, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), promovem a mediação de leitura do literário na Educação Básica. Entende-se que a mediação em leitura tem a capacidade de tornar-se um componente importante para aproximar leitor e livro, principalmente se faz-se uso da literatura pelo viés estético. Optou-se por um trabalho documental e exploratório, de caráter qualitativo, com dados coletados em portfólios, documentos institucionais, visitas in loco e grupo focal. A análise deu-se pela abordagem da reversibilidade de Roland Barthes. Constatou-se que as mediações priorizaram a exploração do texto literário pela via da fruição, além da sala de aula, oportunizando o diálogo sobre o texto.
id USF_ba3362f3e10279bba6b64acaf49f851b
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/723
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Mediação de leitura do literário no Ensino Médio: a leitura como acontecimentoEsta pesquisa objetiva discutir como as licenciandas do curso de Letras, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), promovem a mediação de leitura do literário na Educação Básica. Entende-se que a mediação em leitura tem a capacidade de tornar-se um componente importante para aproximar leitor e livro, principalmente se faz-se uso da literatura pelo viés estético. Optou-se por um trabalho documental e exploratório, de caráter qualitativo, com dados coletados em portfólios, documentos institucionais, visitas in loco e grupo focal. A análise deu-se pela abordagem da reversibilidade de Roland Barthes. Constatou-se que as mediações priorizaram a exploração do texto literário pela via da fruição, além da sala de aula, oportunizando o diálogo sobre o texto.Universidade São Francisco2020-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/72310.24933/horizontes.v38i1.723Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e0200472317-109X0103-770610.24933/horizontes.v38i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/723/495Piske, GabrielaNeitzel, Adair de Aguiarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T14:23:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/723Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:08.693604Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediação de leitura do literário no Ensino Médio: a leitura como acontecimento
title Mediação de leitura do literário no Ensino Médio: a leitura como acontecimento
spellingShingle Mediação de leitura do literário no Ensino Médio: a leitura como acontecimento
Piske, Gabriela
title_short Mediação de leitura do literário no Ensino Médio: a leitura como acontecimento
title_full Mediação de leitura do literário no Ensino Médio: a leitura como acontecimento
title_fullStr Mediação de leitura do literário no Ensino Médio: a leitura como acontecimento
title_full_unstemmed Mediação de leitura do literário no Ensino Médio: a leitura como acontecimento
title_sort Mediação de leitura do literário no Ensino Médio: a leitura como acontecimento
author Piske, Gabriela
author_facet Piske, Gabriela
Neitzel, Adair de Aguiar
author_role author
author2 Neitzel, Adair de Aguiar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piske, Gabriela
Neitzel, Adair de Aguiar
description Esta pesquisa objetiva discutir como as licenciandas do curso de Letras, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), promovem a mediação de leitura do literário na Educação Básica. Entende-se que a mediação em leitura tem a capacidade de tornar-se um componente importante para aproximar leitor e livro, principalmente se faz-se uso da literatura pelo viés estético. Optou-se por um trabalho documental e exploratório, de caráter qualitativo, com dados coletados em portfólios, documentos institucionais, visitas in loco e grupo focal. A análise deu-se pela abordagem da reversibilidade de Roland Barthes. Constatou-se que as mediações priorizaram a exploração do texto literário pela via da fruição, além da sala de aula, oportunizando o diálogo sobre o texto.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/723
10.24933/horizontes.v38i1.723
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/723
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v38i1.723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/723/495
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e020047
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v38i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439844950016