Mediação de leitura do literário no Ensino Médio: a leitura como acontecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/723 |
Resumo: | Esta pesquisa objetiva discutir como as licenciandas do curso de Letras, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), promovem a mediação de leitura do literário na Educação Básica. Entende-se que a mediação em leitura tem a capacidade de tornar-se um componente importante para aproximar leitor e livro, principalmente se faz-se uso da literatura pelo viés estético. Optou-se por um trabalho documental e exploratório, de caráter qualitativo, com dados coletados em portfólios, documentos institucionais, visitas in loco e grupo focal. A análise deu-se pela abordagem da reversibilidade de Roland Barthes. Constatou-se que as mediações priorizaram a exploração do texto literário pela via da fruição, além da sala de aula, oportunizando o diálogo sobre o texto. |
id |
USF_ba3362f3e10279bba6b64acaf49f851b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/723 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Mediação de leitura do literário no Ensino Médio: a leitura como acontecimentoEsta pesquisa objetiva discutir como as licenciandas do curso de Letras, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), promovem a mediação de leitura do literário na Educação Básica. Entende-se que a mediação em leitura tem a capacidade de tornar-se um componente importante para aproximar leitor e livro, principalmente se faz-se uso da literatura pelo viés estético. Optou-se por um trabalho documental e exploratório, de caráter qualitativo, com dados coletados em portfólios, documentos institucionais, visitas in loco e grupo focal. A análise deu-se pela abordagem da reversibilidade de Roland Barthes. Constatou-se que as mediações priorizaram a exploração do texto literário pela via da fruição, além da sala de aula, oportunizando o diálogo sobre o texto.Universidade São Francisco2020-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/72310.24933/horizontes.v38i1.723Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e0200472317-109X0103-770610.24933/horizontes.v38i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/723/495Piske, GabrielaNeitzel, Adair de Aguiarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T14:23:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/723Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:08.693604Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mediação de leitura do literário no Ensino Médio: a leitura como acontecimento |
title |
Mediação de leitura do literário no Ensino Médio: a leitura como acontecimento |
spellingShingle |
Mediação de leitura do literário no Ensino Médio: a leitura como acontecimento Piske, Gabriela |
title_short |
Mediação de leitura do literário no Ensino Médio: a leitura como acontecimento |
title_full |
Mediação de leitura do literário no Ensino Médio: a leitura como acontecimento |
title_fullStr |
Mediação de leitura do literário no Ensino Médio: a leitura como acontecimento |
title_full_unstemmed |
Mediação de leitura do literário no Ensino Médio: a leitura como acontecimento |
title_sort |
Mediação de leitura do literário no Ensino Médio: a leitura como acontecimento |
author |
Piske, Gabriela |
author_facet |
Piske, Gabriela Neitzel, Adair de Aguiar |
author_role |
author |
author2 |
Neitzel, Adair de Aguiar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Piske, Gabriela Neitzel, Adair de Aguiar |
description |
Esta pesquisa objetiva discutir como as licenciandas do curso de Letras, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), promovem a mediação de leitura do literário na Educação Básica. Entende-se que a mediação em leitura tem a capacidade de tornar-se um componente importante para aproximar leitor e livro, principalmente se faz-se uso da literatura pelo viés estético. Optou-se por um trabalho documental e exploratório, de caráter qualitativo, com dados coletados em portfólios, documentos institucionais, visitas in loco e grupo focal. A análise deu-se pela abordagem da reversibilidade de Roland Barthes. Constatou-se que as mediações priorizaram a exploração do texto literário pela via da fruição, além da sala de aula, oportunizando o diálogo sobre o texto. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/723 10.24933/horizontes.v38i1.723 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/723 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v38i1.723 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/723/495 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e020047 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v38i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051439844950016 |