Educação infantil e patrimônio cultural: diálogo entre educadores do Rio de Janeiro e de São Tomé e Príncipe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Cristina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lopes, Thamiris, Resinentti, Priscila, Santos, Maria Emilia Tagliari, Alexandre, Rosana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/500
Resumo: Quais relações podem ser estabelecidas quando as crianças observam e conhecem as práticas culturais do meio no qual estão inseridas? Buscando refletir sobre questões acerca da formação cultural nas práticas educativas da educação infantil, o artigo discute a construção de outros modos de olhar e valorizar o patrimônio cultural. A partir de um encontro de educadores das ilhas de São Tomé e Príncipe (África) com integrantes de um grupo de pesquisa em Educação, é proposta a elucidação dos conceitos de educação, infância e patrimônio cultural com base na análise de inventários culturais participativos.
id USF_c36c56cfb741c15f86296402de89cbff
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/500
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Educação infantil e patrimônio cultural: diálogo entre educadores do Rio de Janeiro e de São Tomé e PríncipeQuais relações podem ser estabelecidas quando as crianças observam e conhecem as práticas culturais do meio no qual estão inseridas? Buscando refletir sobre questões acerca da formação cultural nas práticas educativas da educação infantil, o artigo discute a construção de outros modos de olhar e valorizar o patrimônio cultural. A partir de um encontro de educadores das ilhas de São Tomé e Príncipe (África) com integrantes de um grupo de pesquisa em Educação, é proposta a elucidação dos conceitos de educação, infância e patrimônio cultural com base na análise de inventários culturais participativos.Universidade São Francisco2017-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/50010.24933/horizontes.v35i3.500Horizontes; v. 35 n. 3 (2017): A Clínica da Atividade e suas repercussões no contexto brasileiro; 175-1832317-109X0103-770610.24933/horizontes.v35i3reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/500/252Carvalho, CristinaLopes, ThamirisResinentti, PriscilaSantos, Maria Emilia TagliariAlexandre, Rosanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:43:37Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/500Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:04.341044Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação infantil e patrimônio cultural: diálogo entre educadores do Rio de Janeiro e de São Tomé e Príncipe
title Educação infantil e patrimônio cultural: diálogo entre educadores do Rio de Janeiro e de São Tomé e Príncipe
spellingShingle Educação infantil e patrimônio cultural: diálogo entre educadores do Rio de Janeiro e de São Tomé e Príncipe
Carvalho, Cristina
title_short Educação infantil e patrimônio cultural: diálogo entre educadores do Rio de Janeiro e de São Tomé e Príncipe
title_full Educação infantil e patrimônio cultural: diálogo entre educadores do Rio de Janeiro e de São Tomé e Príncipe
title_fullStr Educação infantil e patrimônio cultural: diálogo entre educadores do Rio de Janeiro e de São Tomé e Príncipe
title_full_unstemmed Educação infantil e patrimônio cultural: diálogo entre educadores do Rio de Janeiro e de São Tomé e Príncipe
title_sort Educação infantil e patrimônio cultural: diálogo entre educadores do Rio de Janeiro e de São Tomé e Príncipe
author Carvalho, Cristina
author_facet Carvalho, Cristina
Lopes, Thamiris
Resinentti, Priscila
Santos, Maria Emilia Tagliari
Alexandre, Rosana
author_role author
author2 Lopes, Thamiris
Resinentti, Priscila
Santos, Maria Emilia Tagliari
Alexandre, Rosana
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Cristina
Lopes, Thamiris
Resinentti, Priscila
Santos, Maria Emilia Tagliari
Alexandre, Rosana
description Quais relações podem ser estabelecidas quando as crianças observam e conhecem as práticas culturais do meio no qual estão inseridas? Buscando refletir sobre questões acerca da formação cultural nas práticas educativas da educação infantil, o artigo discute a construção de outros modos de olhar e valorizar o patrimônio cultural. A partir de um encontro de educadores das ilhas de São Tomé e Príncipe (África) com integrantes de um grupo de pesquisa em Educação, é proposta a elucidação dos conceitos de educação, infância e patrimônio cultural com base na análise de inventários culturais participativos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/500
10.24933/horizontes.v35i3.500
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/500
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v35i3.500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/500/252
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 35 n. 3 (2017): A Clínica da Atividade e suas repercussões no contexto brasileiro; 175-183
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v35i3
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439382528000