Análise da produção científica de artigos brasileiros sobre EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Maria Aparecida Avelino, Dias, Anelise Silva, Martins, Ronei Ximenes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/182
Resumo: ResumoDiferentes estudos, orientados por abordagens teóricas distintas, buscam compreender as especificidades da Educação a Distância (EAD) e suas aplicações. Assim, faz-se necessário proceder à revisão de artigos brasileiros acerca do tema buscando conhecer o que se sabe e apontar as lacunas existentes na área. Este estudo visou analisar os artigos científicos brasileiros referentes à EAD no período de 2000 a 2009 presentes nas bases de dados BVS-Psi e Scielo. Considerou-se a palavra-chave Educação a Distância e a presença de resumo para o artigo selecionado. Analisaram-se 306 resumos resultantes da busca inicial e apenas 82 destes referiam-se à área objeto dessa investigação e/ou possuíam resumo para análise. Os artigos analisados eram oriundos de 46 revistas científicas, sendo que a revista Educação e Pesquisa, com Qualis A1, foi a que apresentou maior número de publicações (N=7). A maioria dos estudos realizados foi de autoria múltipla (70,7%) e feminina (62%), sendo os anos de 2006 e 2007 de maior número de publicações na área. Quanto ao tipo de artigo, houve equivalência entre a quantidade de produções de artigo teórico e de pesquisa, sendo predominantes os estudos na área da Educação. Concluiu-se que, por ser uma área em constante expansão, faz-se necessário um incentivo maior aos estudos sobre o tema bem como maior rigor das revistas no que se refere à qualidade dos resumos publicados, dada a falta de informações fundamentais e de normatização dos mesmos.Palavras-chave: Aprendizagem virtual; Produção científica; Metaciência; Cientometria.Scientific production analisys of EAD brazilian articlesAbstractDifferent studies, guided by different theoretical approaches, seek to understand the specifics of Distance Learning (EAD) and its applications. Thus, it is necessary to revise Brazilian articles on the subject seeking to know what we know and point out the gaps in the area. This study analyzes Brazilian scientific articles related to EAD in the period from 2000 to 2009 in the BVS-Psi and Scielo. databases It was considered the keyword "Distance Education" and presence of an abstract for the selected article. We analyzed 306 abstracts resulting from the initial search and only 82 of these referred to the object of this research area and / or possessed abstracts for analysis. The analyzed articles were from 46 scientific journals, being the journal Education and Research, with Qualis A1, the one who showed the highest number of publications (N = 7). Most studies were from multiple authors (70.7%) and female authors (62%), being the years 2006 and 2007 with the largest number of publications in the area. Regarding the type of article, there was equivalence between the amount of productions of theoretical paper and of research studies, with the ones in the Education area being predominant. It was concluded that, as an area in constant expansion, it is necessary a greater incentive to studies on the subject as well as tightening of magazines with regard to quality of the published abstracts, given the lack of fundamental information and standardization thereof.Keywords: Virtual Learning, Scientific Production; Metascience; Scientometrics.
id USF_c910b2d4f67464dcb7d2ec81a7bf0e0c
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/182
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Análise da produção científica de artigos brasileiros sobre EADAprendizagem virtualProdução científicaMetaciênciaCientometria.ResumoDiferentes estudos, orientados por abordagens teóricas distintas, buscam compreender as especificidades da Educação a Distância (EAD) e suas aplicações. Assim, faz-se necessário proceder à revisão de artigos brasileiros acerca do tema buscando conhecer o que se sabe e apontar as lacunas existentes na área. Este estudo visou analisar os artigos científicos brasileiros referentes à EAD no período de 2000 a 2009 presentes nas bases de dados BVS-Psi e Scielo. Considerou-se a palavra-chave Educação a Distância e a presença de resumo para o artigo selecionado. Analisaram-se 306 resumos resultantes da busca inicial e apenas 82 destes referiam-se à área objeto dessa investigação e/ou possuíam resumo para análise. Os artigos analisados eram oriundos de 46 revistas científicas, sendo que a revista Educação e Pesquisa, com Qualis A1, foi a que apresentou maior número de publicações (N=7). A maioria dos estudos realizados foi de autoria múltipla (70,7%) e feminina (62%), sendo os anos de 2006 e 2007 de maior número de publicações na área. Quanto ao tipo de artigo, houve equivalência entre a quantidade de produções de artigo teórico e de pesquisa, sendo predominantes os estudos na área da Educação. Concluiu-se que, por ser uma área em constante expansão, faz-se necessário um incentivo maior aos estudos sobre o tema bem como maior rigor das revistas no que se refere à qualidade dos resumos publicados, dada a falta de informações fundamentais e de normatização dos mesmos.Palavras-chave: Aprendizagem virtual; Produção científica; Metaciência; Cientometria.Scientific production analisys of EAD brazilian articlesAbstractDifferent studies, guided by different theoretical approaches, seek to understand the specifics of Distance Learning (EAD) and its applications. Thus, it is necessary to revise Brazilian articles on the subject seeking to know what we know and point out the gaps in the area. This study analyzes Brazilian scientific articles related to EAD in the period from 2000 to 2009 in the BVS-Psi and Scielo. databases It was considered the keyword "Distance Education" and presence of an abstract for the selected article. We analyzed 306 abstracts resulting from the initial search and only 82 of these referred to the object of this research area and / or possessed abstracts for analysis. The analyzed articles were from 46 scientific journals, being the journal Education and Research, with Qualis A1, the one who showed the highest number of publications (N = 7). Most studies were from multiple authors (70.7%) and female authors (62%), being the years 2006 and 2007 with the largest number of publications in the area. Regarding the type of article, there was equivalence between the amount of productions of theoretical paper and of research studies, with the ones in the Education area being predominant. It was concluded that, as an area in constant expansion, it is necessary a greater incentive to studies on the subject as well as tightening of magazines with regard to quality of the published abstracts, given the lack of fundamental information and standardization thereof.Keywords: Virtual Learning, Scientific Production; Metascience; Scientometrics.Universidade São Francisco2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/18210.24933/horizontes.v32i2.182Horizontes; v. 32 n. 2 (2014): Dossiê: Educação e Cultura2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v32i2reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/182/65Joly, Maria Cristina Rodrigues AzevedoSilva, Maria Aparecida AvelinoDias, Anelise SilvaMartins, Ronei Ximenesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:31Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/182Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:59.848352Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da produção científica de artigos brasileiros sobre EAD
title Análise da produção científica de artigos brasileiros sobre EAD
spellingShingle Análise da produção científica de artigos brasileiros sobre EAD
Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo
Aprendizagem virtual
Produção científica
Metaciência
Cientometria.
title_short Análise da produção científica de artigos brasileiros sobre EAD
title_full Análise da produção científica de artigos brasileiros sobre EAD
title_fullStr Análise da produção científica de artigos brasileiros sobre EAD
title_full_unstemmed Análise da produção científica de artigos brasileiros sobre EAD
title_sort Análise da produção científica de artigos brasileiros sobre EAD
author Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo
author_facet Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo
Silva, Maria Aparecida Avelino
Dias, Anelise Silva
Martins, Ronei Ximenes
author_role author
author2 Silva, Maria Aparecida Avelino
Dias, Anelise Silva
Martins, Ronei Ximenes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo
Silva, Maria Aparecida Avelino
Dias, Anelise Silva
Martins, Ronei Ximenes
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem virtual
Produção científica
Metaciência
Cientometria.
topic Aprendizagem virtual
Produção científica
Metaciência
Cientometria.
description ResumoDiferentes estudos, orientados por abordagens teóricas distintas, buscam compreender as especificidades da Educação a Distância (EAD) e suas aplicações. Assim, faz-se necessário proceder à revisão de artigos brasileiros acerca do tema buscando conhecer o que se sabe e apontar as lacunas existentes na área. Este estudo visou analisar os artigos científicos brasileiros referentes à EAD no período de 2000 a 2009 presentes nas bases de dados BVS-Psi e Scielo. Considerou-se a palavra-chave Educação a Distância e a presença de resumo para o artigo selecionado. Analisaram-se 306 resumos resultantes da busca inicial e apenas 82 destes referiam-se à área objeto dessa investigação e/ou possuíam resumo para análise. Os artigos analisados eram oriundos de 46 revistas científicas, sendo que a revista Educação e Pesquisa, com Qualis A1, foi a que apresentou maior número de publicações (N=7). A maioria dos estudos realizados foi de autoria múltipla (70,7%) e feminina (62%), sendo os anos de 2006 e 2007 de maior número de publicações na área. Quanto ao tipo de artigo, houve equivalência entre a quantidade de produções de artigo teórico e de pesquisa, sendo predominantes os estudos na área da Educação. Concluiu-se que, por ser uma área em constante expansão, faz-se necessário um incentivo maior aos estudos sobre o tema bem como maior rigor das revistas no que se refere à qualidade dos resumos publicados, dada a falta de informações fundamentais e de normatização dos mesmos.Palavras-chave: Aprendizagem virtual; Produção científica; Metaciência; Cientometria.Scientific production analisys of EAD brazilian articlesAbstractDifferent studies, guided by different theoretical approaches, seek to understand the specifics of Distance Learning (EAD) and its applications. Thus, it is necessary to revise Brazilian articles on the subject seeking to know what we know and point out the gaps in the area. This study analyzes Brazilian scientific articles related to EAD in the period from 2000 to 2009 in the BVS-Psi and Scielo. databases It was considered the keyword "Distance Education" and presence of an abstract for the selected article. We analyzed 306 abstracts resulting from the initial search and only 82 of these referred to the object of this research area and / or possessed abstracts for analysis. The analyzed articles were from 46 scientific journals, being the journal Education and Research, with Qualis A1, the one who showed the highest number of publications (N = 7). Most studies were from multiple authors (70.7%) and female authors (62%), being the years 2006 and 2007 with the largest number of publications in the area. Regarding the type of article, there was equivalence between the amount of productions of theoretical paper and of research studies, with the ones in the Education area being predominant. It was concluded that, as an area in constant expansion, it is necessary a greater incentive to studies on the subject as well as tightening of magazines with regard to quality of the published abstracts, given the lack of fundamental information and standardization thereof.Keywords: Virtual Learning, Scientific Production; Metascience; Scientometrics.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/182
10.24933/horizontes.v32i2.182
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/182
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v32i2.182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/182/65
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 32 n. 2 (2014): Dossiê: Educação e Cultura
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v32i2
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438958903296