Ensino interdisciplinar da escrita de resenhas na educação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Sandra Costa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lima, Samuel de Carvalho, Amaral, José Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/875
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar o ensino interdisciplinar da escrita de resenhas na educação profissional. Os conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa e de Biologia do Curso Técnico de Nível Médio em Edificações na modalidade de Educação de Jovens e Adultos foram integrados em atividades que promoveram a escrita de resenhas de uma obra audiovisual cujo tema era o meio ambiente. A intervenção pedagógica foi analisada por meio da aplicação de um questionário respondido pelos participantes da pesquisa. A análise dos dados revelou o desenvolvimento da metalinguagem sobre a resenha e da compreensão sobre a poluição e o papel do consumo. Conclui-se que o ensino interdisciplinar foi exitoso, pois promoveu letramentos de maneira integrada.
id USF_d181125317da9cbd3c5677cfe5464c2d
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/875
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Ensino interdisciplinar da escrita de resenhas na educação profissionalO objetivo deste artigo é analisar o ensino interdisciplinar da escrita de resenhas na educação profissional. Os conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa e de Biologia do Curso Técnico de Nível Médio em Edificações na modalidade de Educação de Jovens e Adultos foram integrados em atividades que promoveram a escrita de resenhas de uma obra audiovisual cujo tema era o meio ambiente. A intervenção pedagógica foi analisada por meio da aplicação de um questionário respondido pelos participantes da pesquisa. A análise dos dados revelou o desenvolvimento da metalinguagem sobre a resenha e da compreensão sobre a poluição e o papel do consumo. Conclui-se que o ensino interdisciplinar foi exitoso, pois promoveu letramentos de maneira integrada.Universidade São Francisco2020-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/87510.24933/horizontes.v38i1.875Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e0200112317-109X0103-770610.24933/horizontes.v38i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/875/423Lima, Sandra CostaLima, Samuel de CarvalhoAmaral, José Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T14:23:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/875Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:11.209559Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino interdisciplinar da escrita de resenhas na educação profissional
title Ensino interdisciplinar da escrita de resenhas na educação profissional
spellingShingle Ensino interdisciplinar da escrita de resenhas na educação profissional
Lima, Sandra Costa
title_short Ensino interdisciplinar da escrita de resenhas na educação profissional
title_full Ensino interdisciplinar da escrita de resenhas na educação profissional
title_fullStr Ensino interdisciplinar da escrita de resenhas na educação profissional
title_full_unstemmed Ensino interdisciplinar da escrita de resenhas na educação profissional
title_sort Ensino interdisciplinar da escrita de resenhas na educação profissional
author Lima, Sandra Costa
author_facet Lima, Sandra Costa
Lima, Samuel de Carvalho
Amaral, José Araújo
author_role author
author2 Lima, Samuel de Carvalho
Amaral, José Araújo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Sandra Costa
Lima, Samuel de Carvalho
Amaral, José Araújo
description O objetivo deste artigo é analisar o ensino interdisciplinar da escrita de resenhas na educação profissional. Os conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa e de Biologia do Curso Técnico de Nível Médio em Edificações na modalidade de Educação de Jovens e Adultos foram integrados em atividades que promoveram a escrita de resenhas de uma obra audiovisual cujo tema era o meio ambiente. A intervenção pedagógica foi analisada por meio da aplicação de um questionário respondido pelos participantes da pesquisa. A análise dos dados revelou o desenvolvimento da metalinguagem sobre a resenha e da compreensão sobre a poluição e o papel do consumo. Conclui-se que o ensino interdisciplinar foi exitoso, pois promoveu letramentos de maneira integrada.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/875
10.24933/horizontes.v38i1.875
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/875
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v38i1.875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/875/423
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 38 n. 1 (2020): Publicação Contínua; e020011
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v38i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440220340224