Iniciação à docência no contexto da educação bilíngue para alunos surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1029 |
Resumo: | Apresenta-se o relato da experiência de um grupo de estudo em um subprojeto do curso de Pedagogia pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Sua atuação ocorreu em classes bilíngues para alunos surdos de uma escola municipal. Tal experiência elucidou aos graduandos questões implícitas à docência no ensino dessas crianças. O grupo fazia reuniões semanais na universidade, além de observações e intervenções nas classes. Com as intervenções, os licenciandos perceberam a necessidade da Libras para interlocução do professor com os alunos surdos, e a importância dos saberes desses discentes no planejamento de cada atividade. Além disso, eles encontraram estratégias e recursos que potencializaram a visualidade necessária para um melhor ensino aos alunos surdos. |
id |
USF_d3f80b9c7e650a11569858a13cf934a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1029 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Iniciação à docência no contexto da educação bilíngue para alunos surdos Apresenta-se o relato da experiência de um grupo de estudo em um subprojeto do curso de Pedagogia pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Sua atuação ocorreu em classes bilíngues para alunos surdos de uma escola municipal. Tal experiência elucidou aos graduandos questões implícitas à docência no ensino dessas crianças. O grupo fazia reuniões semanais na universidade, além de observações e intervenções nas classes. Com as intervenções, os licenciandos perceberam a necessidade da Libras para interlocução do professor com os alunos surdos, e a importância dos saberes desses discentes no planejamento de cada atividade. Além disso, eles encontraram estratégias e recursos que potencializaram a visualidade necessária para um melhor ensino aos alunos surdos.Universidade São Francisco2021-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/102910.24933/horizontes.v39i1.1029Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e0210142317-109X0103-770610.24933/horizontes.v39i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1029/534Garrutti-Lourenço, Erica AparecidaCoelho, Larissa Daniele de Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-06T01:33:41Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1029Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:13.193066Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Iniciação à docência no contexto da educação bilíngue para alunos surdos |
title |
Iniciação à docência no contexto da educação bilíngue para alunos surdos |
spellingShingle |
Iniciação à docência no contexto da educação bilíngue para alunos surdos Garrutti-Lourenço, Erica Aparecida |
title_short |
Iniciação à docência no contexto da educação bilíngue para alunos surdos |
title_full |
Iniciação à docência no contexto da educação bilíngue para alunos surdos |
title_fullStr |
Iniciação à docência no contexto da educação bilíngue para alunos surdos |
title_full_unstemmed |
Iniciação à docência no contexto da educação bilíngue para alunos surdos |
title_sort |
Iniciação à docência no contexto da educação bilíngue para alunos surdos |
author |
Garrutti-Lourenço, Erica Aparecida |
author_facet |
Garrutti-Lourenço, Erica Aparecida Coelho, Larissa Daniele de Jesus |
author_role |
author |
author2 |
Coelho, Larissa Daniele de Jesus |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garrutti-Lourenço, Erica Aparecida Coelho, Larissa Daniele de Jesus |
description |
Apresenta-se o relato da experiência de um grupo de estudo em um subprojeto do curso de Pedagogia pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Sua atuação ocorreu em classes bilíngues para alunos surdos de uma escola municipal. Tal experiência elucidou aos graduandos questões implícitas à docência no ensino dessas crianças. O grupo fazia reuniões semanais na universidade, além de observações e intervenções nas classes. Com as intervenções, os licenciandos perceberam a necessidade da Libras para interlocução do professor com os alunos surdos, e a importância dos saberes desses discentes no planejamento de cada atividade. Além disso, eles encontraram estratégias e recursos que potencializaram a visualidade necessária para um melhor ensino aos alunos surdos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1029 10.24933/horizontes.v39i1.1029 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1029 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v39i1.1029 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1029/534 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e021014 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v39i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051440274866176 |