Iniciação à docência no contexto da educação bilíngue para alunos surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garrutti-Lourenço, Erica Aparecida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Coelho, Larissa Daniele de Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1029
Resumo: Apresenta-se o relato da experiência de um grupo de estudo em um subprojeto do curso de Pedagogia pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Sua atuação ocorreu em classes bilíngues para alunos surdos de uma escola municipal. Tal experiência elucidou aos graduandos questões implícitas à docência no ensino dessas crianças. O grupo fazia reuniões semanais na universidade, além de observações e intervenções nas classes. Com as intervenções, os licenciandos perceberam a necessidade da Libras para interlocução do professor com os alunos surdos, e a importância dos saberes desses discentes no planejamento de cada atividade. Além disso, eles encontraram estratégias e recursos que potencializaram a visualidade necessária para um melhor ensino aos alunos surdos.
id USF_d3f80b9c7e650a11569858a13cf934a3
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1029
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Iniciação à docência no contexto da educação bilíngue para alunos surdos Apresenta-se o relato da experiência de um grupo de estudo em um subprojeto do curso de Pedagogia pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Sua atuação ocorreu em classes bilíngues para alunos surdos de uma escola municipal. Tal experiência elucidou aos graduandos questões implícitas à docência no ensino dessas crianças. O grupo fazia reuniões semanais na universidade, além de observações e intervenções nas classes. Com as intervenções, os licenciandos perceberam a necessidade da Libras para interlocução do professor com os alunos surdos, e a importância dos saberes desses discentes no planejamento de cada atividade. Além disso, eles encontraram estratégias e recursos que potencializaram a visualidade necessária para um melhor ensino aos alunos surdos.Universidade São Francisco2021-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/102910.24933/horizontes.v39i1.1029Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e0210142317-109X0103-770610.24933/horizontes.v39i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1029/534Garrutti-Lourenço, Erica AparecidaCoelho, Larissa Daniele de Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-06T01:33:41Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1029Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:13.193066Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Iniciação à docência no contexto da educação bilíngue para alunos surdos
title Iniciação à docência no contexto da educação bilíngue para alunos surdos
spellingShingle Iniciação à docência no contexto da educação bilíngue para alunos surdos
Garrutti-Lourenço, Erica Aparecida
title_short Iniciação à docência no contexto da educação bilíngue para alunos surdos
title_full Iniciação à docência no contexto da educação bilíngue para alunos surdos
title_fullStr Iniciação à docência no contexto da educação bilíngue para alunos surdos
title_full_unstemmed Iniciação à docência no contexto da educação bilíngue para alunos surdos
title_sort Iniciação à docência no contexto da educação bilíngue para alunos surdos
author Garrutti-Lourenço, Erica Aparecida
author_facet Garrutti-Lourenço, Erica Aparecida
Coelho, Larissa Daniele de Jesus
author_role author
author2 Coelho, Larissa Daniele de Jesus
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garrutti-Lourenço, Erica Aparecida
Coelho, Larissa Daniele de Jesus
description Apresenta-se o relato da experiência de um grupo de estudo em um subprojeto do curso de Pedagogia pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Sua atuação ocorreu em classes bilíngues para alunos surdos de uma escola municipal. Tal experiência elucidou aos graduandos questões implícitas à docência no ensino dessas crianças. O grupo fazia reuniões semanais na universidade, além de observações e intervenções nas classes. Com as intervenções, os licenciandos perceberam a necessidade da Libras para interlocução do professor com os alunos surdos, e a importância dos saberes desses discentes no planejamento de cada atividade. Além disso, eles encontraram estratégias e recursos que potencializaram a visualidade necessária para um melhor ensino aos alunos surdos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1029
10.24933/horizontes.v39i1.1029
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1029
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v39i1.1029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1029/534
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 39 n. 1 (2021): Publicação Contínua; e021014
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v39i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440274866176