Formações discursivas na EJA: posicionamentos discursivos de professores de língua inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/369 |
Resumo: | Ancorado nos pressupostos da Análise do Discurso Franco-Brasileira (ADF), este artigo objetiva analisar os efeitos de sentido mobilizados pelos professores sobre o projeto EJA e o ensino de língua inglesa. Em nossas análises, pinçamos diversos significantes que caracterizaram a EJA como um espaço menor ou periférico. Nomeamos tais regularidades como FD do Conformismo. Já a FD da Ruptura sinalizou um corte nesses sentidos (pre)vistos e apontou para a produção de outros (não)saberes e novas/outras memórias perante o aluno e o ensino de Língua Inglesa. |
id |
USF_d96230c55eb56b346340992cc2d09cb0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/369 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Formações discursivas na EJA: posicionamentos discursivos de professores de língua inglesaAncorado nos pressupostos da Análise do Discurso Franco-Brasileira (ADF), este artigo objetiva analisar os efeitos de sentido mobilizados pelos professores sobre o projeto EJA e o ensino de língua inglesa. Em nossas análises, pinçamos diversos significantes que caracterizaram a EJA como um espaço menor ou periférico. Nomeamos tais regularidades como FD do Conformismo. Já a FD da Ruptura sinalizou um corte nesses sentidos (pre)vistos e apontou para a produção de outros (não)saberes e novas/outras memórias perante o aluno e o ensino de Língua Inglesa.Universidade São Francisco2016-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/36910.24933/horizontes.v34i3.369Horizontes; v. 34 n. 3 (2016): Educação de jovens e adultos: múltiplos olhares; 59-722317-109X0103-770610.24933/horizontes.v34i3reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/369/176Leite, Natália CostaNeves, Maralice de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:43:53Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/369Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:02.488292Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formações discursivas na EJA: posicionamentos discursivos de professores de língua inglesa |
title |
Formações discursivas na EJA: posicionamentos discursivos de professores de língua inglesa |
spellingShingle |
Formações discursivas na EJA: posicionamentos discursivos de professores de língua inglesa Leite, Natália Costa |
title_short |
Formações discursivas na EJA: posicionamentos discursivos de professores de língua inglesa |
title_full |
Formações discursivas na EJA: posicionamentos discursivos de professores de língua inglesa |
title_fullStr |
Formações discursivas na EJA: posicionamentos discursivos de professores de língua inglesa |
title_full_unstemmed |
Formações discursivas na EJA: posicionamentos discursivos de professores de língua inglesa |
title_sort |
Formações discursivas na EJA: posicionamentos discursivos de professores de língua inglesa |
author |
Leite, Natália Costa |
author_facet |
Leite, Natália Costa Neves, Maralice de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Neves, Maralice de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Natália Costa Neves, Maralice de Souza |
description |
Ancorado nos pressupostos da Análise do Discurso Franco-Brasileira (ADF), este artigo objetiva analisar os efeitos de sentido mobilizados pelos professores sobre o projeto EJA e o ensino de língua inglesa. Em nossas análises, pinçamos diversos significantes que caracterizaram a EJA como um espaço menor ou periférico. Nomeamos tais regularidades como FD do Conformismo. Já a FD da Ruptura sinalizou um corte nesses sentidos (pre)vistos e apontou para a produção de outros (não)saberes e novas/outras memórias perante o aluno e o ensino de Língua Inglesa. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/369 10.24933/horizontes.v34i3.369 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/369 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v34i3.369 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/369/176 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 34 n. 3 (2016): Educação de jovens e adultos: múltiplos olhares; 59-72 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v34i3 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051439316467712 |