Formações discursivas na EJA: posicionamentos discursivos de professores de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Natália Costa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Neves, Maralice de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/369
Resumo: Ancorado nos pressupostos da Análise do Discurso Franco-Brasileira (ADF), este artigo objetiva analisar os efeitos de sentido mobilizados pelos professores sobre o projeto EJA e o ensino de língua inglesa. Em nossas análises, pinçamos diversos significantes que caracterizaram a EJA como um espaço menor ou periférico. Nomeamos tais regularidades como FD do Conformismo. Já a FD da Ruptura sinalizou um corte nesses sentidos (pre)vistos e apontou para a produção de outros (não)saberes e novas/outras memórias perante o aluno e o ensino de Língua Inglesa.
id USF_d96230c55eb56b346340992cc2d09cb0
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/369
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Formações discursivas na EJA: posicionamentos discursivos de professores de língua inglesaAncorado nos pressupostos da Análise do Discurso Franco-Brasileira (ADF), este artigo objetiva analisar os efeitos de sentido mobilizados pelos professores sobre o projeto EJA e o ensino de língua inglesa. Em nossas análises, pinçamos diversos significantes que caracterizaram a EJA como um espaço menor ou periférico. Nomeamos tais regularidades como FD do Conformismo. Já a FD da Ruptura sinalizou um corte nesses sentidos (pre)vistos e apontou para a produção de outros (não)saberes e novas/outras memórias perante o aluno e o ensino de Língua Inglesa.Universidade São Francisco2016-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/36910.24933/horizontes.v34i3.369Horizontes; v. 34 n. 3 (2016): Educação de jovens e adultos: múltiplos olhares; 59-722317-109X0103-770610.24933/horizontes.v34i3reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/369/176Leite, Natália CostaNeves, Maralice de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:43:53Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/369Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:02.488292Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Formações discursivas na EJA: posicionamentos discursivos de professores de língua inglesa
title Formações discursivas na EJA: posicionamentos discursivos de professores de língua inglesa
spellingShingle Formações discursivas na EJA: posicionamentos discursivos de professores de língua inglesa
Leite, Natália Costa
title_short Formações discursivas na EJA: posicionamentos discursivos de professores de língua inglesa
title_full Formações discursivas na EJA: posicionamentos discursivos de professores de língua inglesa
title_fullStr Formações discursivas na EJA: posicionamentos discursivos de professores de língua inglesa
title_full_unstemmed Formações discursivas na EJA: posicionamentos discursivos de professores de língua inglesa
title_sort Formações discursivas na EJA: posicionamentos discursivos de professores de língua inglesa
author Leite, Natália Costa
author_facet Leite, Natália Costa
Neves, Maralice de Souza
author_role author
author2 Neves, Maralice de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Natália Costa
Neves, Maralice de Souza
description Ancorado nos pressupostos da Análise do Discurso Franco-Brasileira (ADF), este artigo objetiva analisar os efeitos de sentido mobilizados pelos professores sobre o projeto EJA e o ensino de língua inglesa. Em nossas análises, pinçamos diversos significantes que caracterizaram a EJA como um espaço menor ou periférico. Nomeamos tais regularidades como FD do Conformismo. Já a FD da Ruptura sinalizou um corte nesses sentidos (pre)vistos e apontou para a produção de outros (não)saberes e novas/outras memórias perante o aluno e o ensino de Língua Inglesa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/369
10.24933/horizontes.v34i3.369
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/369
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v34i3.369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/369/176
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 34 n. 3 (2016): Educação de jovens e adultos: múltiplos olhares; 59-72
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v34i3
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439316467712