Encontro estágio-escola-universidade: estabelecendo vínculos necessários ao fazer teatral no ambiente escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/586 |
Resumo: | O artigo apresenta reflexões sobre práticas artístico-pedagógicas realizadas em Estágios Curriculares na área do Teatro. Para tanto, são problematizados aspectos observados em um evento acadêmico que reuniu estagiários e professores das escolas e da universidade. Além de apresentar abordagens teóricas e metodológicas utilizadas pelos estudantes, aspectos que se mostraram relevantes à realização de processos de ensino/aprendizagem em teatro na escola pública são analisados pelo olhar dos professores orientadores das práticas. As reflexões geradas contribuem para uma maior visibilidade do teatro como ação artística, pedagógica e cultural na paisagem do território escolar, destacando também a dimensão política implícita nas relações universidade-escola. |
id |
USF_db7219ba24223fd38b4b78a4c68aa906 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/586 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Encontro estágio-escola-universidade: estabelecendo vínculos necessários ao fazer teatral no ambiente escolarO artigo apresenta reflexões sobre práticas artístico-pedagógicas realizadas em Estágios Curriculares na área do Teatro. Para tanto, são problematizados aspectos observados em um evento acadêmico que reuniu estagiários e professores das escolas e da universidade. Além de apresentar abordagens teóricas e metodológicas utilizadas pelos estudantes, aspectos que se mostraram relevantes à realização de processos de ensino/aprendizagem em teatro na escola pública são analisados pelo olhar dos professores orientadores das práticas. As reflexões geradas contribuem para uma maior visibilidade do teatro como ação artística, pedagógica e cultural na paisagem do território escolar, destacando também a dimensão política implícita nas relações universidade-escola.Universidade São Francisco2018-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/58610.24933/horizontes.v36i3.586Horizontes; v. 36 n. 3 (2018): A escolarização de alunos com deficiência e Transtorno do Espectro do Autismo: repercussões e contribuições da perspectiva histórico-cultural; 231-2392317-109X0103-770610.24933/horizontes.v36i3reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/586/319Pereira, Diego de MedeirosBerselli, Marciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:19Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/586Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:06.081515Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Encontro estágio-escola-universidade: estabelecendo vínculos necessários ao fazer teatral no ambiente escolar |
title |
Encontro estágio-escola-universidade: estabelecendo vínculos necessários ao fazer teatral no ambiente escolar |
spellingShingle |
Encontro estágio-escola-universidade: estabelecendo vínculos necessários ao fazer teatral no ambiente escolar Pereira, Diego de Medeiros |
title_short |
Encontro estágio-escola-universidade: estabelecendo vínculos necessários ao fazer teatral no ambiente escolar |
title_full |
Encontro estágio-escola-universidade: estabelecendo vínculos necessários ao fazer teatral no ambiente escolar |
title_fullStr |
Encontro estágio-escola-universidade: estabelecendo vínculos necessários ao fazer teatral no ambiente escolar |
title_full_unstemmed |
Encontro estágio-escola-universidade: estabelecendo vínculos necessários ao fazer teatral no ambiente escolar |
title_sort |
Encontro estágio-escola-universidade: estabelecendo vínculos necessários ao fazer teatral no ambiente escolar |
author |
Pereira, Diego de Medeiros |
author_facet |
Pereira, Diego de Medeiros Berselli, Marcia |
author_role |
author |
author2 |
Berselli, Marcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Diego de Medeiros Berselli, Marcia |
description |
O artigo apresenta reflexões sobre práticas artístico-pedagógicas realizadas em Estágios Curriculares na área do Teatro. Para tanto, são problematizados aspectos observados em um evento acadêmico que reuniu estagiários e professores das escolas e da universidade. Além de apresentar abordagens teóricas e metodológicas utilizadas pelos estudantes, aspectos que se mostraram relevantes à realização de processos de ensino/aprendizagem em teatro na escola pública são analisados pelo olhar dos professores orientadores das práticas. As reflexões geradas contribuem para uma maior visibilidade do teatro como ação artística, pedagógica e cultural na paisagem do território escolar, destacando também a dimensão política implícita nas relações universidade-escola. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/586 10.24933/horizontes.v36i3.586 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/586 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v36i3.586 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/586/319 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 36 n. 3 (2018): A escolarização de alunos com deficiência e Transtorno do Espectro do Autismo: repercussões e contribuições da perspectiva histórico-cultural; 231-239 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v36i3 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051439534571520 |