Encontro estágio-escola-universidade: estabelecendo vínculos necessários ao fazer teatral no ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Diego de Medeiros
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Berselli, Marcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/586
Resumo: O artigo apresenta reflexões sobre práticas artístico-pedagógicas realizadas em Estágios Curriculares na área do Teatro. Para tanto, são problematizados aspectos observados em um evento acadêmico que reuniu estagiários e professores das escolas e da universidade. Além de apresentar abordagens teóricas e metodológicas utilizadas pelos estudantes, aspectos que se mostraram relevantes à realização de processos de ensino/aprendizagem em teatro na escola pública são analisados pelo olhar dos professores orientadores das práticas. As reflexões geradas contribuem para uma maior visibilidade do teatro como ação artística, pedagógica e cultural na paisagem do território escolar, destacando também a dimensão política implícita nas relações universidade-escola.
id USF_db7219ba24223fd38b4b78a4c68aa906
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/586
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Encontro estágio-escola-universidade: estabelecendo vínculos necessários ao fazer teatral no ambiente escolarO artigo apresenta reflexões sobre práticas artístico-pedagógicas realizadas em Estágios Curriculares na área do Teatro. Para tanto, são problematizados aspectos observados em um evento acadêmico que reuniu estagiários e professores das escolas e da universidade. Além de apresentar abordagens teóricas e metodológicas utilizadas pelos estudantes, aspectos que se mostraram relevantes à realização de processos de ensino/aprendizagem em teatro na escola pública são analisados pelo olhar dos professores orientadores das práticas. As reflexões geradas contribuem para uma maior visibilidade do teatro como ação artística, pedagógica e cultural na paisagem do território escolar, destacando também a dimensão política implícita nas relações universidade-escola.Universidade São Francisco2018-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/58610.24933/horizontes.v36i3.586Horizontes; v. 36 n. 3 (2018): A escolarização de alunos com deficiência e Transtorno do Espectro do Autismo: repercussões e contribuições da perspectiva histórico-cultural; 231-2392317-109X0103-770610.24933/horizontes.v36i3reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/586/319Pereira, Diego de MedeirosBerselli, Marciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:19Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/586Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:06.081515Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Encontro estágio-escola-universidade: estabelecendo vínculos necessários ao fazer teatral no ambiente escolar
title Encontro estágio-escola-universidade: estabelecendo vínculos necessários ao fazer teatral no ambiente escolar
spellingShingle Encontro estágio-escola-universidade: estabelecendo vínculos necessários ao fazer teatral no ambiente escolar
Pereira, Diego de Medeiros
title_short Encontro estágio-escola-universidade: estabelecendo vínculos necessários ao fazer teatral no ambiente escolar
title_full Encontro estágio-escola-universidade: estabelecendo vínculos necessários ao fazer teatral no ambiente escolar
title_fullStr Encontro estágio-escola-universidade: estabelecendo vínculos necessários ao fazer teatral no ambiente escolar
title_full_unstemmed Encontro estágio-escola-universidade: estabelecendo vínculos necessários ao fazer teatral no ambiente escolar
title_sort Encontro estágio-escola-universidade: estabelecendo vínculos necessários ao fazer teatral no ambiente escolar
author Pereira, Diego de Medeiros
author_facet Pereira, Diego de Medeiros
Berselli, Marcia
author_role author
author2 Berselli, Marcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Diego de Medeiros
Berselli, Marcia
description O artigo apresenta reflexões sobre práticas artístico-pedagógicas realizadas em Estágios Curriculares na área do Teatro. Para tanto, são problematizados aspectos observados em um evento acadêmico que reuniu estagiários e professores das escolas e da universidade. Além de apresentar abordagens teóricas e metodológicas utilizadas pelos estudantes, aspectos que se mostraram relevantes à realização de processos de ensino/aprendizagem em teatro na escola pública são analisados pelo olhar dos professores orientadores das práticas. As reflexões geradas contribuem para uma maior visibilidade do teatro como ação artística, pedagógica e cultural na paisagem do território escolar, destacando também a dimensão política implícita nas relações universidade-escola.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/586
10.24933/horizontes.v36i3.586
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/586
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v36i3.586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/586/319
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 36 n. 3 (2018): A escolarização de alunos com deficiência e Transtorno do Espectro do Autismo: repercussões e contribuições da perspectiva histórico-cultural; 231-239
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v36i3
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439534571520