Ética na pesquisa em Educação: um diálogo possível com a Bioética Social e Ambiental?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1613 |
Resumo: | Considerando a natureza dialogante e multidisciplinar da Bioética Social e Ambiental, esta pesquisa apresenta a confluência de valores, propósitos e processos entre a pesquisa-ação em Educação e a Bioética. Para tal, procedeu-se uma revisão integrativa de publicações científicas sugeridas pela base OSAISBR a partir da chave “relato de intervenção didática”. A análise de 71 artigos demostrou a importância da regulação cooperativa para diminuir riscos individuais, coletivos e institucionais; além de uma orientação nos processos de elaboração do projeto, a fim de que os dados gerados e publicados possam ser agregados a outros; fortalecer sequências e recursos didáticos alternativos na busca por formas mais efetivas de se ensinar e transformar o saber. |
id |
USF_e65c2206b2c6b4f48acf954426343863 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1613 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Ética na pesquisa em Educação: um diálogo possível com a Bioética Social e Ambiental? Considerando a natureza dialogante e multidisciplinar da Bioética Social e Ambiental, esta pesquisa apresenta a confluência de valores, propósitos e processos entre a pesquisa-ação em Educação e a Bioética. Para tal, procedeu-se uma revisão integrativa de publicações científicas sugeridas pela base OSAISBR a partir da chave “relato de intervenção didática”. A análise de 71 artigos demostrou a importância da regulação cooperativa para diminuir riscos individuais, coletivos e institucionais; além de uma orientação nos processos de elaboração do projeto, a fim de que os dados gerados e publicados possam ser agregados a outros; fortalecer sequências e recursos didáticos alternativos na busca por formas mais efetivas de se ensinar e transformar o saber.Universidade São Francisco2023-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/161310.24933/horizontes.v41i1.1613Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e0230432317-109X0103-770610.24933/horizontes.v41i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1613/756Copyright (c) 2023 Marta Fischer , Mario Sanches, Caroline Filla Rosanelihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFischer , Marta LucianeSanches, Mário Antônio Filla Rosaneli, Caroline 2023-12-16T18:51:23Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1613Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-12-16T18:51:23Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ética na pesquisa em Educação: um diálogo possível com a Bioética Social e Ambiental? |
title |
Ética na pesquisa em Educação: um diálogo possível com a Bioética Social e Ambiental? |
spellingShingle |
Ética na pesquisa em Educação: um diálogo possível com a Bioética Social e Ambiental? Fischer , Marta Luciane |
title_short |
Ética na pesquisa em Educação: um diálogo possível com a Bioética Social e Ambiental? |
title_full |
Ética na pesquisa em Educação: um diálogo possível com a Bioética Social e Ambiental? |
title_fullStr |
Ética na pesquisa em Educação: um diálogo possível com a Bioética Social e Ambiental? |
title_full_unstemmed |
Ética na pesquisa em Educação: um diálogo possível com a Bioética Social e Ambiental? |
title_sort |
Ética na pesquisa em Educação: um diálogo possível com a Bioética Social e Ambiental? |
author |
Fischer , Marta Luciane |
author_facet |
Fischer , Marta Luciane Sanches, Mário Antônio Filla Rosaneli, Caroline |
author_role |
author |
author2 |
Sanches, Mário Antônio Filla Rosaneli, Caroline |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fischer , Marta Luciane Sanches, Mário Antônio Filla Rosaneli, Caroline |
description |
Considerando a natureza dialogante e multidisciplinar da Bioética Social e Ambiental, esta pesquisa apresenta a confluência de valores, propósitos e processos entre a pesquisa-ação em Educação e a Bioética. Para tal, procedeu-se uma revisão integrativa de publicações científicas sugeridas pela base OSAISBR a partir da chave “relato de intervenção didática”. A análise de 71 artigos demostrou a importância da regulação cooperativa para diminuir riscos individuais, coletivos e institucionais; além de uma orientação nos processos de elaboração do projeto, a fim de que os dados gerados e publicados possam ser agregados a outros; fortalecer sequências e recursos didáticos alternativos na busca por formas mais efetivas de se ensinar e transformar o saber. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1613 10.24933/horizontes.v41i1.1613 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1613 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v41i1.1613 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1613/756 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Marta Fischer , Mario Sanches, Caroline Filla Rosaneli http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Marta Fischer , Mario Sanches, Caroline Filla Rosaneli http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 41 n. 1 (2023): Publicação Contínua; e023043 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v41i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051438497529856 |