Dificuldades de professoras principiantes no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ciríaco, Klinger Teorodo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Zortêa, Gislaine Aparecida Puton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/472
Resumo: ResumoRelatamos uma pesquisa que buscou compreender dificuldades nos anos iniciais da docência no ensino de Matemática por professoras egressas da Pedagogia. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas com duas docentes e informações da ementa da disciplina que abordou conteúdos matemáticos na formação inicial. A metodologia do estudo é qualitativa e a análise ocorreu à luz de um referencial teórico que contemplou questões ligadas à formação matemática das professoras e o começo da carreira. Identificamos problemas no conhecimento específico dos conteúdos matemáticos no decorrer do curso de formação inicial, o que pode acarretar em desafios na iniciação profissional.Palavras-chave: Formação inicial; Início da docência; Conteúdos matemáticos.Teaching beginners difficulties in the process of teaching of contents mathematicalAbstractWe report a study that sought to understand difficulties in the early years of teaching in the teaching of mathematics by teacher’s graduates of Pedagogy. Data were collected from semi-structured interviews with two teachers and menu information of discipline addressed mathematical content in the initial training. The methodology of the study is qualitative and the analysis took place in light of a theoretical framework that included questions related to mathematical training of teachers and career start. We identify problems in specific knowledge of the mathematical content during the initial training course, which may result in challenges in professional training.Keywords: Basic training; Beginning of teaching; Mathematical contents.
id USF_e73252baf2042951c70168c9bd1747e7
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/472
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Dificuldades de professoras principiantes no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticosResumoRelatamos uma pesquisa que buscou compreender dificuldades nos anos iniciais da docência no ensino de Matemática por professoras egressas da Pedagogia. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas com duas docentes e informações da ementa da disciplina que abordou conteúdos matemáticos na formação inicial. A metodologia do estudo é qualitativa e a análise ocorreu à luz de um referencial teórico que contemplou questões ligadas à formação matemática das professoras e o começo da carreira. Identificamos problemas no conhecimento específico dos conteúdos matemáticos no decorrer do curso de formação inicial, o que pode acarretar em desafios na iniciação profissional.Palavras-chave: Formação inicial; Início da docência; Conteúdos matemáticos.Teaching beginners difficulties in the process of teaching of contents mathematicalAbstractWe report a study that sought to understand difficulties in the early years of teaching in the teaching of mathematics by teacher’s graduates of Pedagogy. Data were collected from semi-structured interviews with two teachers and menu information of discipline addressed mathematical content in the initial training. The methodology of the study is qualitative and the analysis took place in light of a theoretical framework that included questions related to mathematical training of teachers and career start. We identify problems in specific knowledge of the mathematical content during the initial training course, which may result in challenges in professional training.Keywords: Basic training; Beginning of teaching; Mathematical contents.Universidade São Francisco2016-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/47210.24933/horizontes.v34i2.472Horizontes; v. 34 n. 2 (2016); 69 - 842317-109X0103-770610.24933/horizontes.v34i2reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/472/166Ciríaco, Klinger TeorodoZortêa, Gislaine Aparecida Putoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:43:58Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/472Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:03.617850Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades de professoras principiantes no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos
title Dificuldades de professoras principiantes no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos
spellingShingle Dificuldades de professoras principiantes no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos
Ciríaco, Klinger Teorodo
title_short Dificuldades de professoras principiantes no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos
title_full Dificuldades de professoras principiantes no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos
title_fullStr Dificuldades de professoras principiantes no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos
title_full_unstemmed Dificuldades de professoras principiantes no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos
title_sort Dificuldades de professoras principiantes no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos
author Ciríaco, Klinger Teorodo
author_facet Ciríaco, Klinger Teorodo
Zortêa, Gislaine Aparecida Puton
author_role author
author2 Zortêa, Gislaine Aparecida Puton
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ciríaco, Klinger Teorodo
Zortêa, Gislaine Aparecida Puton
description ResumoRelatamos uma pesquisa que buscou compreender dificuldades nos anos iniciais da docência no ensino de Matemática por professoras egressas da Pedagogia. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas com duas docentes e informações da ementa da disciplina que abordou conteúdos matemáticos na formação inicial. A metodologia do estudo é qualitativa e a análise ocorreu à luz de um referencial teórico que contemplou questões ligadas à formação matemática das professoras e o começo da carreira. Identificamos problemas no conhecimento específico dos conteúdos matemáticos no decorrer do curso de formação inicial, o que pode acarretar em desafios na iniciação profissional.Palavras-chave: Formação inicial; Início da docência; Conteúdos matemáticos.Teaching beginners difficulties in the process of teaching of contents mathematicalAbstractWe report a study that sought to understand difficulties in the early years of teaching in the teaching of mathematics by teacher’s graduates of Pedagogy. Data were collected from semi-structured interviews with two teachers and menu information of discipline addressed mathematical content in the initial training. The methodology of the study is qualitative and the analysis took place in light of a theoretical framework that included questions related to mathematical training of teachers and career start. We identify problems in specific knowledge of the mathematical content during the initial training course, which may result in challenges in professional training.Keywords: Basic training; Beginning of teaching; Mathematical contents.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/472
10.24933/horizontes.v34i2.472
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/472
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v34i2.472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/472/166
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 34 n. 2 (2016); 69 - 84
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v34i2
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439350022144