O aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na visão de jornalistas e de um livro didático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/356 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é identificar e analisar as representações (imaginárias) do aluno da EJA, construídas pela autora do livro didático de Língua Portuguesa, Por uma vida melhor, dirigido a esse público, e por nove artigos jornalísticos sobre o livro. Os jornalistas referiram-se ao livro como “livro contendo erros”, por ele incluir o tema “variação linguística”, conteúdo previsto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Por meio desse material (livro e artigos jornalísticos), foi possível detectar as representações do aluno da EJA, que é de escola pública e de baixa renda. Esta pesquisa se baseia nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso francesa. |
id |
USF_e75b1dfa668296c1451dfbae17b6474c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/356 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
O aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na visão de jornalistas e de um livro didáticoRepresentações (imaginárias) aluno EJALíngua Portuguesa para EJAEnsino Fundamental (2º Ciclo) – EJAO objetivo deste artigo é identificar e analisar as representações (imaginárias) do aluno da EJA, construídas pela autora do livro didático de Língua Portuguesa, Por uma vida melhor, dirigido a esse público, e por nove artigos jornalísticos sobre o livro. Os jornalistas referiram-se ao livro como “livro contendo erros”, por ele incluir o tema “variação linguística”, conteúdo previsto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Por meio desse material (livro e artigos jornalísticos), foi possível detectar as representações do aluno da EJA, que é de escola pública e de baixa renda. Esta pesquisa se baseia nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso francesa.Universidade São Francisco2016-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise livro didático e textos jornalísticosapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/35610.24933/horizontes.v34i3.356Horizontes; v. 34 n. 3 (2016): Educação de jovens e adultos: múltiplos olhares; 37-482317-109X0103-770610.24933/horizontes.v34i3reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/356/174Morari, Evelise RaquelMoreno Ghiraldelo, Claudeteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:43:54Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/356Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:02.353830Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na visão de jornalistas e de um livro didático |
title |
O aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na visão de jornalistas e de um livro didático |
spellingShingle |
O aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na visão de jornalistas e de um livro didático Morari, Evelise Raquel Representações (imaginárias) aluno EJA Língua Portuguesa para EJA Ensino Fundamental (2º Ciclo) – EJA |
title_short |
O aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na visão de jornalistas e de um livro didático |
title_full |
O aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na visão de jornalistas e de um livro didático |
title_fullStr |
O aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na visão de jornalistas e de um livro didático |
title_full_unstemmed |
O aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na visão de jornalistas e de um livro didático |
title_sort |
O aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na visão de jornalistas e de um livro didático |
author |
Morari, Evelise Raquel |
author_facet |
Morari, Evelise Raquel Moreno Ghiraldelo, Claudete |
author_role |
author |
author2 |
Moreno Ghiraldelo, Claudete |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morari, Evelise Raquel Moreno Ghiraldelo, Claudete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações (imaginárias) aluno EJA Língua Portuguesa para EJA Ensino Fundamental (2º Ciclo) – EJA |
topic |
Representações (imaginárias) aluno EJA Língua Portuguesa para EJA Ensino Fundamental (2º Ciclo) – EJA |
description |
O objetivo deste artigo é identificar e analisar as representações (imaginárias) do aluno da EJA, construídas pela autora do livro didático de Língua Portuguesa, Por uma vida melhor, dirigido a esse público, e por nove artigos jornalísticos sobre o livro. Os jornalistas referiram-se ao livro como “livro contendo erros”, por ele incluir o tema “variação linguística”, conteúdo previsto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Por meio desse material (livro e artigos jornalísticos), foi possível detectar as representações do aluno da EJA, que é de escola pública e de baixa renda. Esta pesquisa se baseia nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso francesa. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Análise livro didático e textos jornalísticos |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/356 10.24933/horizontes.v34i3.356 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/356 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v34i3.356 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/356/174 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 34 n. 3 (2016): Educação de jovens e adultos: múltiplos olhares; 37-48 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v34i3 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051439313321984 |