Práticas de si no discurso de professores do ensino superior: diálogos entre Foucault e Hadot

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mascia, Márcia Aparecida Amador
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Azeredo, Luciana Aparecida Silva de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/766
Resumo: Este artigo objetiva empreender uma análise discursiva de dizeres de professores do ensino superior sobre o cuidado (de si), à luz de Foucault, autores pós-foucaultianos e Hadot. Seu intuito é apontar como os efeitos de sentido de cuidado (de si) estão atrelados aos modos de subjetivação/objetivação, às técnicas neoliberais de governamentalidade e rastrear possíveis presenças dos modos de subjetivação, o cuidado de si nas falas. Constatou-se o quão enredados estão os entrevistados nas/pelas técnicas neoliberais de governamentalidade e a importância de manter acesa a esperança na possibilidade de fazer de nossas vidas um ensaio de nós mesmos, em constante transformação, apostando na relação consigo como uma alternativa, uma forma de resistência diante do poder (pós)moderno.
id USF_e8a52123ec786fdcdef70181029ebef7
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/766
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Práticas de si no discurso de professores do ensino superior: diálogos entre Foucault e HadotEste artigo objetiva empreender uma análise discursiva de dizeres de professores do ensino superior sobre o cuidado (de si), à luz de Foucault, autores pós-foucaultianos e Hadot. Seu intuito é apontar como os efeitos de sentido de cuidado (de si) estão atrelados aos modos de subjetivação/objetivação, às técnicas neoliberais de governamentalidade e rastrear possíveis presenças dos modos de subjetivação, o cuidado de si nas falas. Constatou-se o quão enredados estão os entrevistados nas/pelas técnicas neoliberais de governamentalidade e a importância de manter acesa a esperança na possibilidade de fazer de nossas vidas um ensaio de nós mesmos, em constante transformação, apostando na relação consigo como uma alternativa, uma forma de resistência diante do poder (pós)moderno.Universidade São Francisco2019-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/76610.24933/horizontes.v37i0.766Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e0190282317-109X0103-770610.24933/horizontes.v37i0reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/766/363Mascia, Márcia Aparecida AmadorAzeredo, Luciana Aparecida Silva deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:07Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/766Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:09.290052Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de si no discurso de professores do ensino superior: diálogos entre Foucault e Hadot
title Práticas de si no discurso de professores do ensino superior: diálogos entre Foucault e Hadot
spellingShingle Práticas de si no discurso de professores do ensino superior: diálogos entre Foucault e Hadot
Mascia, Márcia Aparecida Amador
title_short Práticas de si no discurso de professores do ensino superior: diálogos entre Foucault e Hadot
title_full Práticas de si no discurso de professores do ensino superior: diálogos entre Foucault e Hadot
title_fullStr Práticas de si no discurso de professores do ensino superior: diálogos entre Foucault e Hadot
title_full_unstemmed Práticas de si no discurso de professores do ensino superior: diálogos entre Foucault e Hadot
title_sort Práticas de si no discurso de professores do ensino superior: diálogos entre Foucault e Hadot
author Mascia, Márcia Aparecida Amador
author_facet Mascia, Márcia Aparecida Amador
Azeredo, Luciana Aparecida Silva de
author_role author
author2 Azeredo, Luciana Aparecida Silva de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mascia, Márcia Aparecida Amador
Azeredo, Luciana Aparecida Silva de
description Este artigo objetiva empreender uma análise discursiva de dizeres de professores do ensino superior sobre o cuidado (de si), à luz de Foucault, autores pós-foucaultianos e Hadot. Seu intuito é apontar como os efeitos de sentido de cuidado (de si) estão atrelados aos modos de subjetivação/objetivação, às técnicas neoliberais de governamentalidade e rastrear possíveis presenças dos modos de subjetivação, o cuidado de si nas falas. Constatou-se o quão enredados estão os entrevistados nas/pelas técnicas neoliberais de governamentalidade e a importância de manter acesa a esperança na possibilidade de fazer de nossas vidas um ensaio de nós mesmos, em constante transformação, apostando na relação consigo como uma alternativa, uma forma de resistência diante do poder (pós)moderno.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/766
10.24933/horizontes.v37i0.766
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/766
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v37i0.766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/766/363
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e019028
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v37i0
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439860678656