Práticas de si no discurso de professores do ensino superior: diálogos entre Foucault e Hadot
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/766 |
Resumo: | Este artigo objetiva empreender uma análise discursiva de dizeres de professores do ensino superior sobre o cuidado (de si), à luz de Foucault, autores pós-foucaultianos e Hadot. Seu intuito é apontar como os efeitos de sentido de cuidado (de si) estão atrelados aos modos de subjetivação/objetivação, às técnicas neoliberais de governamentalidade e rastrear possíveis presenças dos modos de subjetivação, o cuidado de si nas falas. Constatou-se o quão enredados estão os entrevistados nas/pelas técnicas neoliberais de governamentalidade e a importância de manter acesa a esperança na possibilidade de fazer de nossas vidas um ensaio de nós mesmos, em constante transformação, apostando na relação consigo como uma alternativa, uma forma de resistência diante do poder (pós)moderno. |
id |
USF_e8a52123ec786fdcdef70181029ebef7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/766 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas de si no discurso de professores do ensino superior: diálogos entre Foucault e HadotEste artigo objetiva empreender uma análise discursiva de dizeres de professores do ensino superior sobre o cuidado (de si), à luz de Foucault, autores pós-foucaultianos e Hadot. Seu intuito é apontar como os efeitos de sentido de cuidado (de si) estão atrelados aos modos de subjetivação/objetivação, às técnicas neoliberais de governamentalidade e rastrear possíveis presenças dos modos de subjetivação, o cuidado de si nas falas. Constatou-se o quão enredados estão os entrevistados nas/pelas técnicas neoliberais de governamentalidade e a importância de manter acesa a esperança na possibilidade de fazer de nossas vidas um ensaio de nós mesmos, em constante transformação, apostando na relação consigo como uma alternativa, uma forma de resistência diante do poder (pós)moderno.Universidade São Francisco2019-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/76610.24933/horizontes.v37i0.766Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e0190282317-109X0103-770610.24933/horizontes.v37i0reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/766/363Mascia, Márcia Aparecida AmadorAzeredo, Luciana Aparecida Silva deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:42:07Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/766Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:09.290052Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de si no discurso de professores do ensino superior: diálogos entre Foucault e Hadot |
title |
Práticas de si no discurso de professores do ensino superior: diálogos entre Foucault e Hadot |
spellingShingle |
Práticas de si no discurso de professores do ensino superior: diálogos entre Foucault e Hadot Mascia, Márcia Aparecida Amador |
title_short |
Práticas de si no discurso de professores do ensino superior: diálogos entre Foucault e Hadot |
title_full |
Práticas de si no discurso de professores do ensino superior: diálogos entre Foucault e Hadot |
title_fullStr |
Práticas de si no discurso de professores do ensino superior: diálogos entre Foucault e Hadot |
title_full_unstemmed |
Práticas de si no discurso de professores do ensino superior: diálogos entre Foucault e Hadot |
title_sort |
Práticas de si no discurso de professores do ensino superior: diálogos entre Foucault e Hadot |
author |
Mascia, Márcia Aparecida Amador |
author_facet |
Mascia, Márcia Aparecida Amador Azeredo, Luciana Aparecida Silva de |
author_role |
author |
author2 |
Azeredo, Luciana Aparecida Silva de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mascia, Márcia Aparecida Amador Azeredo, Luciana Aparecida Silva de |
description |
Este artigo objetiva empreender uma análise discursiva de dizeres de professores do ensino superior sobre o cuidado (de si), à luz de Foucault, autores pós-foucaultianos e Hadot. Seu intuito é apontar como os efeitos de sentido de cuidado (de si) estão atrelados aos modos de subjetivação/objetivação, às técnicas neoliberais de governamentalidade e rastrear possíveis presenças dos modos de subjetivação, o cuidado de si nas falas. Constatou-se o quão enredados estão os entrevistados nas/pelas técnicas neoliberais de governamentalidade e a importância de manter acesa a esperança na possibilidade de fazer de nossas vidas um ensaio de nós mesmos, em constante transformação, apostando na relação consigo como uma alternativa, uma forma de resistência diante do poder (pós)moderno. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/766 10.24933/horizontes.v37i0.766 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/766 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v37i0.766 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/766/363 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 37 (2019): Publicação Contínua; e019028 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v37i0 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051439860678656 |