O que as narrativas de crianças com deficiência revelam sobre suas vivências escolares no cenário da pandemia da Covid-19?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1431 |
Resumo: | Este artigo, fundamentado na teoria histórico-cultural e em estudos narrativos com crianças, apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida de forma online com duas crianças com deficiência. O objetivo da análise foi compreender os sentidos que suas vivências têm para elas no contexto do ensino remoto demandado pela situação pandêmica. Os relatos das crianças configuram-se como fragmentos narrativos dispostos em eixos temáticos: lembranças da escola e vivências na conjuntura do ensino remoto. Os resultados indicam que as memórias escolares das crianças são circunscritas às interações com professora e colegas e à realização de atividades diferenciadas. No ambiente pandêmico, destacam-se o auxílio dos pais na realização de tarefas e a falta de interação com professores da sala comum. |
id |
USF_f5731c35593f0ca40274b589ab299a3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1431 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
O que as narrativas de crianças com deficiência revelam sobre suas vivências escolares no cenário da pandemia da Covid-19?Este artigo, fundamentado na teoria histórico-cultural e em estudos narrativos com crianças, apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida de forma online com duas crianças com deficiência. O objetivo da análise foi compreender os sentidos que suas vivências têm para elas no contexto do ensino remoto demandado pela situação pandêmica. Os relatos das crianças configuram-se como fragmentos narrativos dispostos em eixos temáticos: lembranças da escola e vivências na conjuntura do ensino remoto. Os resultados indicam que as memórias escolares das crianças são circunscritas às interações com professora e colegas e à realização de atividades diferenciadas. No ambiente pandêmico, destacam-se o auxílio dos pais na realização de tarefas e a falta de interação com professores da sala comum.Universidade São Francisco2022-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/143110.24933/horizontes.v40i1.1431Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220532317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1431/672Copyright (c) 2022 Ana Paula de Freitas, Francieli Caroline Pizzihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Ana Paula dePizzi, Francieli Caroline2022-12-23T21:52:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1431Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:19.186487Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que as narrativas de crianças com deficiência revelam sobre suas vivências escolares no cenário da pandemia da Covid-19? |
title |
O que as narrativas de crianças com deficiência revelam sobre suas vivências escolares no cenário da pandemia da Covid-19? |
spellingShingle |
O que as narrativas de crianças com deficiência revelam sobre suas vivências escolares no cenário da pandemia da Covid-19? Freitas, Ana Paula de |
title_short |
O que as narrativas de crianças com deficiência revelam sobre suas vivências escolares no cenário da pandemia da Covid-19? |
title_full |
O que as narrativas de crianças com deficiência revelam sobre suas vivências escolares no cenário da pandemia da Covid-19? |
title_fullStr |
O que as narrativas de crianças com deficiência revelam sobre suas vivências escolares no cenário da pandemia da Covid-19? |
title_full_unstemmed |
O que as narrativas de crianças com deficiência revelam sobre suas vivências escolares no cenário da pandemia da Covid-19? |
title_sort |
O que as narrativas de crianças com deficiência revelam sobre suas vivências escolares no cenário da pandemia da Covid-19? |
author |
Freitas, Ana Paula de |
author_facet |
Freitas, Ana Paula de Pizzi, Francieli Caroline |
author_role |
author |
author2 |
Pizzi, Francieli Caroline |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Ana Paula de Pizzi, Francieli Caroline |
description |
Este artigo, fundamentado na teoria histórico-cultural e em estudos narrativos com crianças, apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida de forma online com duas crianças com deficiência. O objetivo da análise foi compreender os sentidos que suas vivências têm para elas no contexto do ensino remoto demandado pela situação pandêmica. Os relatos das crianças configuram-se como fragmentos narrativos dispostos em eixos temáticos: lembranças da escola e vivências na conjuntura do ensino remoto. Os resultados indicam que as memórias escolares das crianças são circunscritas às interações com professora e colegas e à realização de atividades diferenciadas. No ambiente pandêmico, destacam-se o auxílio dos pais na realização de tarefas e a falta de interação com professores da sala comum. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1431 10.24933/horizontes.v40i1.1431 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1431 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v40i1.1431 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1431/672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Ana Paula de Freitas, Francieli Caroline Pizzi http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Ana Paula de Freitas, Francieli Caroline Pizzi http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022053 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v40i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051440804397056 |