O que as narrativas de crianças com deficiência revelam sobre suas vivências escolares no cenário da pandemia da Covid-19?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Ana Paula de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pizzi, Francieli Caroline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1431
Resumo: Este artigo, fundamentado na teoria histórico-cultural e em estudos narrativos com crianças, apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida de forma online com duas crianças com deficiência. O objetivo da análise foi compreender os sentidos que suas vivências têm para elas no contexto do ensino remoto demandado pela situação pandêmica. Os relatos das crianças configuram-se como fragmentos narrativos dispostos em eixos temáticos: lembranças da escola e vivências na conjuntura do ensino remoto. Os resultados indicam que as memórias escolares das crianças são circunscritas às interações com professora e colegas e à realização de atividades diferenciadas. No ambiente pandêmico, destacam-se o auxílio dos pais na realização de tarefas e a falta de interação com professores da sala comum.
id USF_f5731c35593f0ca40274b589ab299a3b
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1431
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling O que as narrativas de crianças com deficiência revelam sobre suas vivências escolares no cenário da pandemia da Covid-19?Este artigo, fundamentado na teoria histórico-cultural e em estudos narrativos com crianças, apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida de forma online com duas crianças com deficiência. O objetivo da análise foi compreender os sentidos que suas vivências têm para elas no contexto do ensino remoto demandado pela situação pandêmica. Os relatos das crianças configuram-se como fragmentos narrativos dispostos em eixos temáticos: lembranças da escola e vivências na conjuntura do ensino remoto. Os resultados indicam que as memórias escolares das crianças são circunscritas às interações com professora e colegas e à realização de atividades diferenciadas. No ambiente pandêmico, destacam-se o auxílio dos pais na realização de tarefas e a falta de interação com professores da sala comum.Universidade São Francisco2022-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/143110.24933/horizontes.v40i1.1431Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220532317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1431/672Copyright (c) 2022 Ana Paula de Freitas, Francieli Caroline Pizzihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Ana Paula dePizzi, Francieli Caroline2022-12-23T21:52:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1431Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:19.186487Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv O que as narrativas de crianças com deficiência revelam sobre suas vivências escolares no cenário da pandemia da Covid-19?
title O que as narrativas de crianças com deficiência revelam sobre suas vivências escolares no cenário da pandemia da Covid-19?
spellingShingle O que as narrativas de crianças com deficiência revelam sobre suas vivências escolares no cenário da pandemia da Covid-19?
Freitas, Ana Paula de
title_short O que as narrativas de crianças com deficiência revelam sobre suas vivências escolares no cenário da pandemia da Covid-19?
title_full O que as narrativas de crianças com deficiência revelam sobre suas vivências escolares no cenário da pandemia da Covid-19?
title_fullStr O que as narrativas de crianças com deficiência revelam sobre suas vivências escolares no cenário da pandemia da Covid-19?
title_full_unstemmed O que as narrativas de crianças com deficiência revelam sobre suas vivências escolares no cenário da pandemia da Covid-19?
title_sort O que as narrativas de crianças com deficiência revelam sobre suas vivências escolares no cenário da pandemia da Covid-19?
author Freitas, Ana Paula de
author_facet Freitas, Ana Paula de
Pizzi, Francieli Caroline
author_role author
author2 Pizzi, Francieli Caroline
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Ana Paula de
Pizzi, Francieli Caroline
description Este artigo, fundamentado na teoria histórico-cultural e em estudos narrativos com crianças, apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida de forma online com duas crianças com deficiência. O objetivo da análise foi compreender os sentidos que suas vivências têm para elas no contexto do ensino remoto demandado pela situação pandêmica. Os relatos das crianças configuram-se como fragmentos narrativos dispostos em eixos temáticos: lembranças da escola e vivências na conjuntura do ensino remoto. Os resultados indicam que as memórias escolares das crianças são circunscritas às interações com professora e colegas e à realização de atividades diferenciadas. No ambiente pandêmico, destacam-se o auxílio dos pais na realização de tarefas e a falta de interação com professores da sala comum.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1431
10.24933/horizontes.v40i1.1431
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1431
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v40i1.1431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1431/672
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Ana Paula de Freitas, Francieli Caroline Pizzi
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Ana Paula de Freitas, Francieli Caroline Pizzi
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022053
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v40i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440804397056