A educação escolar prisional no Brasil sob ótica multicultural: identidade, diretrizes legais e currículos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Odair França de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Guimarães, Selva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/6
Resumo: Este artigo busca refletir sobre a constituição do espaço escolar na prisão. Primeiramente apresentamos os marcos legais da Educação de Jovens e Adultos Presos. Em seguida as especificidades da educação prisional perante a diversidade dos sujeitos. E por fim refletimos sobre a identidade da educação prisional e possibilidades de construção de um currículo. Conclui-se que a educação no ambiente prisional talvez seja uma das oportunidades reais de prática ressocializadora na medida em que oferece ao aluno outras probabilidades na reconstrução da sua identidade e de resgate da cidadania do homem preso.Palavras-chaves: Educação de Jovens e Adultos; Identidade; Legislação; Currículo.
id USF_f6366e5505eff5ad702c865031f76392
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/6
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling A educação escolar prisional no Brasil sob ótica multicultural: identidade, diretrizes legais e currículosEste artigo busca refletir sobre a constituição do espaço escolar na prisão. Primeiramente apresentamos os marcos legais da Educação de Jovens e Adultos Presos. Em seguida as especificidades da educação prisional perante a diversidade dos sujeitos. E por fim refletimos sobre a identidade da educação prisional e possibilidades de construção de um currículo. Conclui-se que a educação no ambiente prisional talvez seja uma das oportunidades reais de prática ressocializadora na medida em que oferece ao aluno outras probabilidades na reconstrução da sua identidade e de resgate da cidadania do homem preso.Palavras-chaves: Educação de Jovens e Adultos; Identidade; Legislação; Currículo.Universidade São Francisco2013-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/610.24933/horizontes.v31i2.6Horizontes; v. 31 n. 2 (2013): Dossiê: Currículo e Práticas Sociais II2317-109X0103-770610.24933/horizontes.v31i2reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/6/6Carvalho, Odair França deGuimarães, Selvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:40:39Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/6Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:40:56.184678Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação escolar prisional no Brasil sob ótica multicultural: identidade, diretrizes legais e currículos
title A educação escolar prisional no Brasil sob ótica multicultural: identidade, diretrizes legais e currículos
spellingShingle A educação escolar prisional no Brasil sob ótica multicultural: identidade, diretrizes legais e currículos
Carvalho, Odair França de
title_short A educação escolar prisional no Brasil sob ótica multicultural: identidade, diretrizes legais e currículos
title_full A educação escolar prisional no Brasil sob ótica multicultural: identidade, diretrizes legais e currículos
title_fullStr A educação escolar prisional no Brasil sob ótica multicultural: identidade, diretrizes legais e currículos
title_full_unstemmed A educação escolar prisional no Brasil sob ótica multicultural: identidade, diretrizes legais e currículos
title_sort A educação escolar prisional no Brasil sob ótica multicultural: identidade, diretrizes legais e currículos
author Carvalho, Odair França de
author_facet Carvalho, Odair França de
Guimarães, Selva
author_role author
author2 Guimarães, Selva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Odair França de
Guimarães, Selva
description Este artigo busca refletir sobre a constituição do espaço escolar na prisão. Primeiramente apresentamos os marcos legais da Educação de Jovens e Adultos Presos. Em seguida as especificidades da educação prisional perante a diversidade dos sujeitos. E por fim refletimos sobre a identidade da educação prisional e possibilidades de construção de um currículo. Conclui-se que a educação no ambiente prisional talvez seja uma das oportunidades reais de prática ressocializadora na medida em que oferece ao aluno outras probabilidades na reconstrução da sua identidade e de resgate da cidadania do homem preso.Palavras-chaves: Educação de Jovens e Adultos; Identidade; Legislação; Currículo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/6
10.24933/horizontes.v31i2.6
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/6
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v31i2.6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/6/6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 31 n. 2 (2013): Dossiê: Currículo e Práticas Sociais II
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v31i2
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051438553104384