Alfabetizar formando e formar alfabetizando - um estudo do projeto de educação de jovens e adultos na UNIPLAC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paim, Marilane Maria Wolff
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2091
Resumo: Esta tese é o resultado do trabalho de pesquisa desenvolvido no movimento de intervenção do Projeto de Alfabetização de Jovens e adultos na Universidade – PROAJAUNIPLAC. Os objetivos da investigação foram: a) pesquisar o desenvolvimento da leitura e da escrita e sua apropriação social por jovens e adultos em um determinado processo de alfabetização; b) problematizar o processo de formação de educadores vinculados ao projeto. A idéia defendida nesta tese é a de que a interseção entre o espaço de formação e a constituição de práticas alfabetizadoras intensifica as possibilidades de um processo formativo nos contextos concretos da prática educacional, superando um conhecimento ingênuo e descontextualizado da realidade. Metodologicamente, foi desenvolvido um estudo de natureza qualitativa, utilizando alguns pressupostos teóricos do trabalho etnográfico. Durante a investigação, foram realizadas entrevistas individuais e coletivas e também observações da atividade no curso da ação. Para compor o quadro de referenci
id USIN_00865a39343fc6f5ed5b295f01f59336
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2091
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T21:16:02Z2015-03-04T21:16:02Z2009-02-26Made available in DSpace on 2015-03-04T21:16:02Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 26Esta tese é o resultado do trabalho de pesquisa desenvolvido no movimento de intervenção do Projeto de Alfabetização de Jovens e adultos na Universidade – PROAJAUNIPLAC. Os objetivos da investigação foram: a) pesquisar o desenvolvimento da leitura e da escrita e sua apropriação social por jovens e adultos em um determinado processo de alfabetização; b) problematizar o processo de formação de educadores vinculados ao projeto. A idéia defendida nesta tese é a de que a interseção entre o espaço de formação e a constituição de práticas alfabetizadoras intensifica as possibilidades de um processo formativo nos contextos concretos da prática educacional, superando um conhecimento ingênuo e descontextualizado da realidade. Metodologicamente, foi desenvolvido um estudo de natureza qualitativa, utilizando alguns pressupostos teóricos do trabalho etnográfico. Durante a investigação, foram realizadas entrevistas individuais e coletivas e também observações da atividade no curso da ação. Para compor o quadro de referenciThe present thesis is the result of a research developed in the intervention movement of the “Project of Literacy for Youngsters and Adults in the University – PROAJAUNIPLAC. The objectives of this investigation were: a – to study the development of reading and writing and its social appropriation by youngsters and adults in a determined process of literacy; b - to reflect the process of formation of those educators who were engaged in the project. The idea, defended in this work, is that the intersection between the space of formation and the constitution of literacy practices intensify the possibilities of a formative process in concrete contexts of the formative educational practice, overcoming an naive, and not contextualized knowledge of the reality. Methodologically, this study of a qualitative nature was accomplished making use of some theoretical assumptions of the ethnographic work. During the investigation, individual and collective interviews were used, besides observations of activities in the coNenhumaPaim, Marilane Maria Wolffhttp://lattes.cnpq.br/8450316676913597http://lattes.cnpq.br/8091622641907777Baquero, Rute Vivian AngeloUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesAlfabetizar formando e formar alfabetizando - um estudo do projeto de educação de jovens e adultos na UNIPLACCiências Humanasformação docentepráticas alfabetizadoraseducação de jovens e adultosliteracy practicesteaching formationeducation of youngsters and adultsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2091info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALPaimMarilaneMWolffEducacao.pdfPaimMarilaneMWolffEducacao.pdfapplication/pdf1061019http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2091/1/PaimMarilaneMWolffEducacao.pdf8ed08700a4f5c35b3a0b43cc2e67ec96MD51UNISINOS/20912015-03-10 11:57:32.597oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2091Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T14:57:32Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alfabetizar formando e formar alfabetizando - um estudo do projeto de educação de jovens e adultos na UNIPLAC
title Alfabetizar formando e formar alfabetizando - um estudo do projeto de educação de jovens e adultos na UNIPLAC
spellingShingle Alfabetizar formando e formar alfabetizando - um estudo do projeto de educação de jovens e adultos na UNIPLAC
Paim, Marilane Maria Wolff
Ciências Humanas
formação docente
práticas alfabetizadoras
educação de jovens e adultos
literacy practices
teaching formation
education of youngsters and adults
title_short Alfabetizar formando e formar alfabetizando - um estudo do projeto de educação de jovens e adultos na UNIPLAC
title_full Alfabetizar formando e formar alfabetizando - um estudo do projeto de educação de jovens e adultos na UNIPLAC
title_fullStr Alfabetizar formando e formar alfabetizando - um estudo do projeto de educação de jovens e adultos na UNIPLAC
title_full_unstemmed Alfabetizar formando e formar alfabetizando - um estudo do projeto de educação de jovens e adultos na UNIPLAC
title_sort Alfabetizar formando e formar alfabetizando - um estudo do projeto de educação de jovens e adultos na UNIPLAC
author Paim, Marilane Maria Wolff
author_facet Paim, Marilane Maria Wolff
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8450316676913597
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8091622641907777
dc.contributor.author.fl_str_mv Paim, Marilane Maria Wolff
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Baquero, Rute Vivian Angelo
contributor_str_mv Baquero, Rute Vivian Angelo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
formação docente
práticas alfabetizadoras
educação de jovens e adultos
literacy practices
teaching formation
education of youngsters and adults
dc.subject.por.fl_str_mv formação docente
práticas alfabetizadoras
educação de jovens e adultos
dc.subject.eng.fl_str_mv literacy practices
teaching formation
education of youngsters and adults
description Esta tese é o resultado do trabalho de pesquisa desenvolvido no movimento de intervenção do Projeto de Alfabetização de Jovens e adultos na Universidade – PROAJAUNIPLAC. Os objetivos da investigação foram: a) pesquisar o desenvolvimento da leitura e da escrita e sua apropriação social por jovens e adultos em um determinado processo de alfabetização; b) problematizar o processo de formação de educadores vinculados ao projeto. A idéia defendida nesta tese é a de que a interseção entre o espaço de formação e a constituição de práticas alfabetizadoras intensifica as possibilidades de um processo formativo nos contextos concretos da prática educacional, superando um conhecimento ingênuo e descontextualizado da realidade. Metodologicamente, foi desenvolvido um estudo de natureza qualitativa, utilizando alguns pressupostos teóricos do trabalho etnográfico. Durante a investigação, foram realizadas entrevistas individuais e coletivas e também observações da atividade no curso da ação. Para compor o quadro de referenci
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-02-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T21:16:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T21:16:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2091
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2091/1/PaimMarilaneMWolffEducacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8ed08700a4f5c35b3a0b43cc2e67ec96
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844942190936064