Alfabetizar formando e formar alfabetizando - um estudo do projeto de educação de jovens e adultos na UNIPLAC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2091 |
Resumo: | Esta tese é o resultado do trabalho de pesquisa desenvolvido no movimento de intervenção do Projeto de Alfabetização de Jovens e adultos na Universidade – PROAJAUNIPLAC. Os objetivos da investigação foram: a) pesquisar o desenvolvimento da leitura e da escrita e sua apropriação social por jovens e adultos em um determinado processo de alfabetização; b) problematizar o processo de formação de educadores vinculados ao projeto. A idéia defendida nesta tese é a de que a interseção entre o espaço de formação e a constituição de práticas alfabetizadoras intensifica as possibilidades de um processo formativo nos contextos concretos da prática educacional, superando um conhecimento ingênuo e descontextualizado da realidade. Metodologicamente, foi desenvolvido um estudo de natureza qualitativa, utilizando alguns pressupostos teóricos do trabalho etnográfico. Durante a investigação, foram realizadas entrevistas individuais e coletivas e também observações da atividade no curso da ação. Para compor o quadro de referenci |
id |
USIN_00865a39343fc6f5ed5b295f01f59336 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2091 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T21:16:02Z2015-03-04T21:16:02Z2009-02-26Made available in DSpace on 2015-03-04T21:16:02Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 26Esta tese é o resultado do trabalho de pesquisa desenvolvido no movimento de intervenção do Projeto de Alfabetização de Jovens e adultos na Universidade – PROAJAUNIPLAC. Os objetivos da investigação foram: a) pesquisar o desenvolvimento da leitura e da escrita e sua apropriação social por jovens e adultos em um determinado processo de alfabetização; b) problematizar o processo de formação de educadores vinculados ao projeto. A idéia defendida nesta tese é a de que a interseção entre o espaço de formação e a constituição de práticas alfabetizadoras intensifica as possibilidades de um processo formativo nos contextos concretos da prática educacional, superando um conhecimento ingênuo e descontextualizado da realidade. Metodologicamente, foi desenvolvido um estudo de natureza qualitativa, utilizando alguns pressupostos teóricos do trabalho etnográfico. Durante a investigação, foram realizadas entrevistas individuais e coletivas e também observações da atividade no curso da ação. Para compor o quadro de referenciThe present thesis is the result of a research developed in the intervention movement of the “Project of Literacy for Youngsters and Adults in the University – PROAJAUNIPLAC. The objectives of this investigation were: a – to study the development of reading and writing and its social appropriation by youngsters and adults in a determined process of literacy; b - to reflect the process of formation of those educators who were engaged in the project. The idea, defended in this work, is that the intersection between the space of formation and the constitution of literacy practices intensify the possibilities of a formative process in concrete contexts of the formative educational practice, overcoming an naive, and not contextualized knowledge of the reality. Methodologically, this study of a qualitative nature was accomplished making use of some theoretical assumptions of the ethnographic work. During the investigation, individual and collective interviews were used, besides observations of activities in the coNenhumaPaim, Marilane Maria Wolffhttp://lattes.cnpq.br/8450316676913597http://lattes.cnpq.br/8091622641907777Baquero, Rute Vivian AngeloUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesAlfabetizar formando e formar alfabetizando - um estudo do projeto de educação de jovens e adultos na UNIPLACCiências Humanasformação docentepráticas alfabetizadoraseducação de jovens e adultosliteracy practicesteaching formationeducation of youngsters and adultsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2091info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALPaimMarilaneMWolffEducacao.pdfPaimMarilaneMWolffEducacao.pdfapplication/pdf1061019http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2091/1/PaimMarilaneMWolffEducacao.pdf8ed08700a4f5c35b3a0b43cc2e67ec96MD51UNISINOS/20912015-03-10 11:57:32.597oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2091Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T14:57:32Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Alfabetizar formando e formar alfabetizando - um estudo do projeto de educação de jovens e adultos na UNIPLAC |
title |
Alfabetizar formando e formar alfabetizando - um estudo do projeto de educação de jovens e adultos na UNIPLAC |
spellingShingle |
Alfabetizar formando e formar alfabetizando - um estudo do projeto de educação de jovens e adultos na UNIPLAC Paim, Marilane Maria Wolff Ciências Humanas formação docente práticas alfabetizadoras educação de jovens e adultos literacy practices teaching formation education of youngsters and adults |
title_short |
Alfabetizar formando e formar alfabetizando - um estudo do projeto de educação de jovens e adultos na UNIPLAC |
title_full |
Alfabetizar formando e formar alfabetizando - um estudo do projeto de educação de jovens e adultos na UNIPLAC |
title_fullStr |
Alfabetizar formando e formar alfabetizando - um estudo do projeto de educação de jovens e adultos na UNIPLAC |
title_full_unstemmed |
Alfabetizar formando e formar alfabetizando - um estudo do projeto de educação de jovens e adultos na UNIPLAC |
title_sort |
Alfabetizar formando e formar alfabetizando - um estudo do projeto de educação de jovens e adultos na UNIPLAC |
author |
Paim, Marilane Maria Wolff |
author_facet |
Paim, Marilane Maria Wolff |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8450316676913597 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8091622641907777 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paim, Marilane Maria Wolff |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Baquero, Rute Vivian Angelo |
contributor_str_mv |
Baquero, Rute Vivian Angelo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas formação docente práticas alfabetizadoras educação de jovens e adultos literacy practices teaching formation education of youngsters and adults |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação docente práticas alfabetizadoras educação de jovens e adultos |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
literacy practices teaching formation education of youngsters and adults |
description |
Esta tese é o resultado do trabalho de pesquisa desenvolvido no movimento de intervenção do Projeto de Alfabetização de Jovens e adultos na Universidade – PROAJAUNIPLAC. Os objetivos da investigação foram: a) pesquisar o desenvolvimento da leitura e da escrita e sua apropriação social por jovens e adultos em um determinado processo de alfabetização; b) problematizar o processo de formação de educadores vinculados ao projeto. A idéia defendida nesta tese é a de que a interseção entre o espaço de formação e a constituição de práticas alfabetizadoras intensifica as possibilidades de um processo formativo nos contextos concretos da prática educacional, superando um conhecimento ingênuo e descontextualizado da realidade. Metodologicamente, foi desenvolvido um estudo de natureza qualitativa, utilizando alguns pressupostos teóricos do trabalho etnográfico. Durante a investigação, foram realizadas entrevistas individuais e coletivas e também observações da atividade no curso da ação. Para compor o quadro de referenci |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-02-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T21:16:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T21:16:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2091 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2091 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2091/1/PaimMarilaneMWolffEducacao.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8ed08700a4f5c35b3a0b43cc2e67ec96 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844942190936064 |