O jogo teatral na construção de sujeitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Fabiane Tejada da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1923
Resumo: O presente estudo constitui-se em uma reflexão sobre as possibilidades emancipatórias da prática pedagógica realizada na escola através do jogo teatral. Para tanto, propõe como suas principais referências o pensamento de Theodor W. Adorno e de Paulo Freire, promovendo ainda o diálogo com teóricos da área de teatro-educação, como Richard Courtney, Viola Spolin, Ingrid Koudela, entre outros. Como base empírica da reflexão, foram feitas observações de um grupo de crianças e adolescentes, participantes de atividades realizadas através do jogo teatral na escola, bem como entrevistas com esses alunos e a professora. As observações e as entrevistas foram posteriormente analisadas com procedimentos interpretativos, com base filosófica inspirada na fenomenologia e na hermenêutica. A análise desse material nos permitiu concluir que o jogo teatral promovido na cena pedagógica da escola pode proporcionar o desenvolvimento sensível do aluno, que, ao colocar-se no “papel” do outro, se identifica com ele, possibilitando o a
id USIN_02cb7ce0d43cb4fa104c11902c78bb9e
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1923
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T20:01:03Z2015-03-04T20:01:03Z2007-03-05Made available in DSpace on 2015-03-04T20:01:03Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 5O presente estudo constitui-se em uma reflexão sobre as possibilidades emancipatórias da prática pedagógica realizada na escola através do jogo teatral. Para tanto, propõe como suas principais referências o pensamento de Theodor W. Adorno e de Paulo Freire, promovendo ainda o diálogo com teóricos da área de teatro-educação, como Richard Courtney, Viola Spolin, Ingrid Koudela, entre outros. Como base empírica da reflexão, foram feitas observações de um grupo de crianças e adolescentes, participantes de atividades realizadas através do jogo teatral na escola, bem como entrevistas com esses alunos e a professora. As observações e as entrevistas foram posteriormente analisadas com procedimentos interpretativos, com base filosófica inspirada na fenomenologia e na hermenêutica. A análise desse material nos permitiu concluir que o jogo teatral promovido na cena pedagógica da escola pode proporcionar o desenvolvimento sensível do aluno, que, ao colocar-se no “papel” do outro, se identifica com ele, possibilitando o aThe present study constitutes in a reflection about the emancipatory possibilities of the pedagogical practice carried out in the school through the theather game. Thus, it proposes as its main references the thought of Theodor W. Adorno and Paulo Freire. Furthermore, it promotes the dialog with theorists from the theather-education area, like Richard Courtney, Viola Spolin, Ingrid Kaudela, among others. As empirical base of the reflection were made observations in a group of children and teenagers that were participants in activities done through the theather game in the school, as well as interviews with these students and the teacher. The observations and the interviews were lately analysed by procedures of interpretation philosophically based on phenomenology and hermeutics. The analysis of this material allowed us to conclude that the theather game promoted on the pedagogical scene of the school might proportionate the sensitive development of the student that putting himself in the other’s “role” can iPrograma Institucional de Capacitação de Docentes e TécnicosSilveira, Fabiane Tejada dahttp://lattes.cnpq.br/1299115860163587http://lattes.cnpq.br/3069118847022513Gonçalves, Maria Augusta S.Universidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesO jogo teatral na construção de sujeitosCiências Humanasformaçãoprática pedagógicateatroprofessorautonomy builtemancipatory pedagogical practicetheather-gameinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1923info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALjogo teatral.pdfjogo teatral.pdfapplication/pdf504774http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1923/1/jogo+teatral.pdf0f701ec567579e75422ac3b01d11aa97MD51UNISINOS/19232015-03-09 15:26:25.494oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1923Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T18:26:25Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O jogo teatral na construção de sujeitos
title O jogo teatral na construção de sujeitos
spellingShingle O jogo teatral na construção de sujeitos
Silveira, Fabiane Tejada da
Ciências Humanas
formação
prática pedagógica
teatro
professor
autonomy built
emancipatory pedagogical practice
theather-game
title_short O jogo teatral na construção de sujeitos
title_full O jogo teatral na construção de sujeitos
title_fullStr O jogo teatral na construção de sujeitos
title_full_unstemmed O jogo teatral na construção de sujeitos
title_sort O jogo teatral na construção de sujeitos
author Silveira, Fabiane Tejada da
author_facet Silveira, Fabiane Tejada da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1299115860163587
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3069118847022513
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Fabiane Tejada da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Maria Augusta S.
contributor_str_mv Gonçalves, Maria Augusta S.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
formação
prática pedagógica
teatro
professor
autonomy built
emancipatory pedagogical practice
theather-game
dc.subject.por.fl_str_mv formação
prática pedagógica
teatro
professor
dc.subject.eng.fl_str_mv autonomy built
emancipatory pedagogical practice
theather-game
description O presente estudo constitui-se em uma reflexão sobre as possibilidades emancipatórias da prática pedagógica realizada na escola através do jogo teatral. Para tanto, propõe como suas principais referências o pensamento de Theodor W. Adorno e de Paulo Freire, promovendo ainda o diálogo com teóricos da área de teatro-educação, como Richard Courtney, Viola Spolin, Ingrid Koudela, entre outros. Como base empírica da reflexão, foram feitas observações de um grupo de crianças e adolescentes, participantes de atividades realizadas através do jogo teatral na escola, bem como entrevistas com esses alunos e a professora. As observações e as entrevistas foram posteriormente analisadas com procedimentos interpretativos, com base filosófica inspirada na fenomenologia e na hermenêutica. A análise desse material nos permitiu concluir que o jogo teatral promovido na cena pedagógica da escola pode proporcionar o desenvolvimento sensível do aluno, que, ao colocar-se no “papel” do outro, se identifica com ele, possibilitando o a
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-03-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T20:01:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T20:01:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1923
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1923/1/jogo+teatral.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0f701ec567579e75422ac3b01d11aa97
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844941321666560