O desenvolvimento de um chatbot para auxiliar na identificação e listagem de normas do BACEN para fintechs de crédito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Layon Lopes da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9055
Resumo: O trabalho “O desenvolvimento de um chatbot para auxiliar na identificação e listagem de normas do BACEN para fintechs de crédito” faz uma exposição inicial sobre o que é fintech e como está ocorrendo o crescimento desse mercado em nível nacional e internacional, bem como demonstra o grande volume de normas do Banco Central do Brasil (BACEN) com as quais essas fintechs se deparam e a dificuldade de um advogado analisar esse volume de normas. Assim, este trabalho tem como objetivo desenvolver um software, com interface de um chatbot, para ser utilizado por advogados para responder essencialmente duas perguntas: qual tipo de fintech de crédito a empresa é? E quais normativas do BACEN a fintech deverá cumprir? Além disso, o trabalho também demonstra como foram as etapas de desenvolvimento do chatbot, desde a concepção inicial, desenvolvimentos iniciais, testes e validação da versão final, utilizando o método de pesquisa do Design Research e o método Lean Startup de desenvolvimento de software. Por fim, esta dissertação faz um comparativo do tempo de trabalho de um advogado analisando as normativas do BACEN, com e sem o auxílio do chatbot desenvolvido, sendo demonstrado que os advogados conseguem responder um caso em 32,77 horas de trabalho e, com o auxílio do chatbot, conseguem responder um caso em 00:01:24,3. Foi possível tirar algumas conclusões importantes, como o crescimento do mercado de fintechs; o surgimento dos marcos regulatórios envolvendo fintechs de crédito; o início de utilização da tecnologia pelo mercado jurídico; e o benefício do uso de tecnologia para tornar o trabalho do advogado mais eficiente e assertivo.
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Assim, este trabalho tem como objetivo desenvolver um software, com interface de um chatbot, para ser utilizado por advogados para responder essencialmente duas perguntas: qual tipo de fintech de crédito a empresa é? E quais normativas do BACEN a fintech deverá cumprir? Além disso, o trabalho também demonstra como foram as etapas de desenvolvimento do chatbot, desde a concepção inicial, desenvolvimentos iniciais, testes e validação da versão final, utilizando o método de pesquisa do Design Research e o método Lean Startup de desenvolvimento de software. Por fim, esta dissertação faz um comparativo do tempo de trabalho de um advogado analisando as normativas do BACEN, com e sem o auxílio do chatbot desenvolvido, sendo demonstrado que os advogados conseguem responder um caso em 32,77 horas de trabalho e, com o auxílio do chatbot, conseguem responder um caso em 00:01:24,3. Foi possível tirar algumas conclusões importantes, como o crescimento do mercado de fintechs; o surgimento dos marcos regulatórios envolvendo fintechs de crédito; o início de utilização da tecnologia pelo mercado jurídico; e o benefício do uso de tecnologia para tornar o trabalho do advogado mais eficiente e assertivo.The research “The development of a chatbot to assist in the identification and listing of BACEN rules for fintechs of credit” gives an initial presentation on what fintech is and how it is the growth of this market at national and international level. As well, demonstrates the great volume of rules of the Central Bank of Brazil (BACEN) that these fintechs face and the difficulty of a lawyer in analyzing this volume of rules. Thus, this research aimed to develop a software, with a chatbot interface, to be used by lawyers to answer essentially two questions: What kind of fintech of credit the company is? And what regulations of BACEN this fintech should comply with? In addition, the work also demonstrates how the development stages of chatbot, from the initial design, initial developments, tests and validation of the final version of chatbot, using Design Research method and Lean Startup method of software development. Finally, this paper compares the work time of a lawyer analyzing BACEN regulations, with and without the help of the developed chatbot, showing that lawyers can answer a case in 32.77 working hours and with Chatbot's help can answer a case at 00:01:24,3. It was possible to draw some important conclusions such as the growth of the fintech market; regulatory frameworks involving credit fintechs; the beginning of use of technology by the legal market; and the benefit of using technology to make the lawyer's work more efficient and assertive.NenhumaSilva, Layon Lopes dahttp://lattes.cnpq.br/0851485403474744http://lattes.cnpq.br/5792727067633222Silva, Silvio Bitencourt daUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Direito da Empresa e dos NegóciosUnisinosBrasilEscola de DireitoO desenvolvimento de um chatbot para auxiliar na identificação e listagem de normas do BACEN para fintechs de créditoACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::DireitoDireitoFintechStartupBanco Central do BrasilChatbotLawFintechStartupBrazilian central bankChatbotinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9055info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALLayon Lopes da Silva_.pdfLayon Lopes da Silva_.pdfapplication/pdf4147688http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9055/1/Layon+Lopes+da+Silva_.pdfb8126b6873546f508e10f977b831cf5eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9055/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/90552020-02-13 11:36:32.154oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2020-02-13T14:36:32Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
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