Fatores contingenciais e sua relação com a utilização de artefatos para análise do custo de concorrentes: um estudo de casos múltiplos
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9703 |
Resumo: | Esta tese consiste em abordar a relação entre fatores contingenciais e a utilização de artefatos para a análise do custo de concorrentes, mediante um estudo de casos múltiplos. A análise do custo de concorrentes no contexto da gestão estratégica de custos surgiu em decorrência do reconhecimento de que a tradicional contabilidade de custos, apesar de relevante, não é suficiente para a tomada de decisões, voltando seu olhar aos fatores externos e alinhando seu propósito às premissas da teoria da contingência, que pressupõe a necessidade de ajuste entre a estrutura organizacional e os fatores contingenciais internos e externos à organização. Trata-se de uma pesquisa de base qualitativa, com a coleta de dados primários mediante entrevistas semiestruturadas durante o segundo semestre de 2018, com gestores de áreas estratégicas em todos os casos. Foram partícipes deste estudo três empresas, sendo no ramo moveleiro, Móveis Castro Ltda.; no ramo de alimentos, Germani Alimentos Ltda.; e no ramo da tecnologia e entretenimento, Imply Tecnologia Eletrônica Ltda. Os dados secundários foram observados e coletados por meio dos portais das empresas, das associações, sindicatos, bem como sites e demais meios virtuais pertinentes. Como achados a esta tese: nas três empresas em estudo, quanto à incidência predominante nas práticas cotidianas dos gestores entrevistados, destacaram-se três dos sete artefatos: precificação estratégica; engenharia reversa e benchmarking. Quanto à relação dos fatores contingenciais ao uso dos artefatos, os achados indicam que o artefato tende a moldar-se frente à influência que os fatores exercem, buscando sua adequação às necessidades dos gestores para tomada de decisão. Com o uso dos artefatos, o estudo revela que o fator ambiente em alguma medida antecede os demais fatores, ou seja, a empresa busca sua adequação ao ambiente em que está inserida, para após otimizar os demais fatores, sejam estratégia, estrutura e tecnologia ao uso dos artefatos, o que depende em grande parte do ramo de atuação, das características organizacionais e do mercado de atuação. |
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A análise do custo de concorrentes no contexto da gestão estratégica de custos surgiu em decorrência do reconhecimento de que a tradicional contabilidade de custos, apesar de relevante, não é suficiente para a tomada de decisões, voltando seu olhar aos fatores externos e alinhando seu propósito às premissas da teoria da contingência, que pressupõe a necessidade de ajuste entre a estrutura organizacional e os fatores contingenciais internos e externos à organização. Trata-se de uma pesquisa de base qualitativa, com a coleta de dados primários mediante entrevistas semiestruturadas durante o segundo semestre de 2018, com gestores de áreas estratégicas em todos os casos. Foram partícipes deste estudo três empresas, sendo no ramo moveleiro, Móveis Castro Ltda.; no ramo de alimentos, Germani Alimentos Ltda.; e no ramo da tecnologia e entretenimento, Imply Tecnologia Eletrônica Ltda. Os dados secundários foram observados e coletados por meio dos portais das empresas, das associações, sindicatos, bem como sites e demais meios virtuais pertinentes. Como achados a esta tese: nas três empresas em estudo, quanto à incidência predominante nas práticas cotidianas dos gestores entrevistados, destacaram-se três dos sete artefatos: precificação estratégica; engenharia reversa e benchmarking. Quanto à relação dos fatores contingenciais ao uso dos artefatos, os achados indicam que o artefato tende a moldar-se frente à influência que os fatores exercem, buscando sua adequação às necessidades dos gestores para tomada de decisão. Com o uso dos artefatos, o estudo revela que o fator ambiente em alguma medida antecede os demais fatores, ou seja, a empresa busca sua adequação ao ambiente em que está inserida, para após otimizar os demais fatores, sejam estratégia, estrutura e tecnologia ao uso dos artefatos, o que depende em grande parte do ramo de atuação, das características organizacionais e do mercado de atuação.This thesis investigates the relationship between contingency factors and the use of artifacts for the competitive cost analysis, through a multiple case study. The competitive cost analysis within the context of strategic cost management arose from the recognition that, although being relevant, the traditional cost accounting is not sufficient for decision making. Therefore, it has turned its attention to external factors and aligned its purpose to the premises of contingency theory, which assumes the need for adjustment between the organizational structure and the internal and external contingent factors to the organization. This qualitative research had the primary data collected through semi-structured interviews, carried out along the second semester of 2018, with managers of strategic areas. Three companies from different business lines participated in the study: Móveis Castro Ltda, in the furniture business; Germani Alimentos Ltda in the food business.; and Imply Tecnologia Eletrônica Ltda. in the technology and entertainment business. The secondary data were observed and collected from the web portals of the companies, associations, unions, as well as websites and other relevant virtual media. As for the outcomes: among the three companies, three of the seven following artifacts were featured as predominant incidence in the managers’ everyday practices: strategic pricing; reverse engineering and; benchmarking. The findings indicate that the artifact tends to be shaped by the factors influence, which adapts according to the managers needs for decision making. Through the artifacts use, the study reveals that, to a certain extent, the environmental factor precedes other factors, which means that the company adapts to its environment in order to optimize other factors, such as strategy, structure and technology in relation to the use of artifacts that depends mostly on the business field, organizational characteristics and the market.NenhumaFriedrich, Laercio Rogeriohttp://lattes.cnpq.br/1265335051786804http://lattes.cnpq.br/1642575921779245Diehl, Carlos AlbertoUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências ContábeisUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosFatores contingenciais e sua relação com a utilização de artefatos para análise do custo de concorrentes: um estudo de casos múltiplosACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências ContábeisArtefatos para análise do custo de concorrenteCusto de concorrentesFatores contingenciaisGestão estratégica de custosStrategic cost managementArtifacts for competitor cost analysisCompetitive costContingency factorsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9703info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALLaércio Rogério Friedrich_.pdfLaércio Rogério Friedrich_.pdfapplication/pdf1284916http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9703/1/La%C3%A9rcio+Rog%C3%A9rio+Friedrich_.pdf159d12e93e8253751e680de2a7fbcc5bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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