Ação comunicacional da quitosana: o percurso social da inovação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Sandra Nunes
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2501
Resumo: A tese propõe uma análise sobre as interações entre laboratório científico e seu contexto social, focalizando os processos midiáticos na produção de inovações tecnológicas. Dada a multiplicidade de agentes envolvidos na trajetória da inovação, identificados no estudo de caso, pretende mostrar que o processo da invenção requer modos diferenciados de interações comunicacionais para que o deslocamento do laboratório para a sociedade possa transformar o invento em inovação. Desta forma, desenha o espaço social da inovação tecnológica, oriunda de pesquisas químicas e farmacológicas, permeada por aspectos culturais, políticos, simbólicos e midiáticos. Inspirada pela indagação de como as interações se realizam na disputa de sentidos e interesses da inovação, a tese tenciona verificar como a comunicação midiática agiu neste espaço e o que os aspectos midiáticos fazem do invento científico. A análise chega à conclusão de que o laboratório necessita constituir sua invenção científica num espaço de invenção social, onde
id USIN_0f5fe4f895c8ee3316ef5b079d341d00
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2501
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-05T17:53:46Z2015-03-05T17:53:46Z2006-05-25Made available in DSpace on 2015-03-05T17:53:46Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 25A tese propõe uma análise sobre as interações entre laboratório científico e seu contexto social, focalizando os processos midiáticos na produção de inovações tecnológicas. Dada a multiplicidade de agentes envolvidos na trajetória da inovação, identificados no estudo de caso, pretende mostrar que o processo da invenção requer modos diferenciados de interações comunicacionais para que o deslocamento do laboratório para a sociedade possa transformar o invento em inovação. Desta forma, desenha o espaço social da inovação tecnológica, oriunda de pesquisas químicas e farmacológicas, permeada por aspectos culturais, políticos, simbólicos e midiáticos. Inspirada pela indagação de como as interações se realizam na disputa de sentidos e interesses da inovação, a tese tenciona verificar como a comunicação midiática agiu neste espaço e o que os aspectos midiáticos fazem do invento científico. A análise chega à conclusão de que o laboratório necessita constituir sua invenção científica num espaço de invenção social, ondeThe thesis proposes an analysis about the interaction between the scientific laboratory and its social context by focusing on the media processes that take place in the production of technological innovations. Due to the multiplicity of agents involved in the course of innovation, which are identified in the study case, this thesis intends to show that the invention process requires differentiated ways of communicational interactions so that the relocation from laboratory to society may transform the invention into innovation. Thus, it designs the social space of the technological innovation that comes from chemical and pharmacological researches, and which is permeated into cultural, political, symbolic and media aspects. Inspired by the wondering of how interactions take place in the dispute of innovation meanings and interests, the thesis intends to verify how media communication has acted in such space and what media aspects do to scientific invention. The analysis comes to the conclusion that the laboratCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorLeite, Sandra Nuneshttp://lattes.cnpq.br/2290322414635940http://lattes.cnpq.br/4251781990514288Braga, Jose Luiz Warren Jardim GomesUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-graduação em Ciências da ComunicaçãoUNISINOSBrasilEscola da Indústria CriativaAção comunicacional da quitosana: o percurso social da inovaçãoCiências Sociais Aplicadascampos sociaisespaço socialinovaçãoprocessos midiáticosinnovationsocial fieldssocial spacemedia processesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2501info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALacao comunicacional.pdfacao comunicacional.pdfapplication/pdf3287972http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2501/1/acao+comunicacional.pdfd0964f94fb50696aad8e6eb560eb5560MD51UNISINOS/25012015-03-16 17:51:18.023oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2501Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-16T20:51:18Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ação comunicacional da quitosana: o percurso social da inovação
title Ação comunicacional da quitosana: o percurso social da inovação
spellingShingle Ação comunicacional da quitosana: o percurso social da inovação
Leite, Sandra Nunes
Ciências Sociais Aplicadas
campos sociais
espaço social
inovação
processos midiáticos
innovation
social fields
social space
media processes
title_short Ação comunicacional da quitosana: o percurso social da inovação
title_full Ação comunicacional da quitosana: o percurso social da inovação
title_fullStr Ação comunicacional da quitosana: o percurso social da inovação
title_full_unstemmed Ação comunicacional da quitosana: o percurso social da inovação
title_sort Ação comunicacional da quitosana: o percurso social da inovação
author Leite, Sandra Nunes
author_facet Leite, Sandra Nunes
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2290322414635940
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4251781990514288
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Sandra Nunes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Braga, Jose Luiz Warren Jardim Gomes
contributor_str_mv Braga, Jose Luiz Warren Jardim Gomes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
topic Ciências Sociais Aplicadas
campos sociais
espaço social
inovação
processos midiáticos
innovation
social fields
social space
media processes
dc.subject.por.fl_str_mv campos sociais
espaço social
inovação
processos midiáticos
dc.subject.eng.fl_str_mv innovation
social fields
social space
media processes
description A tese propõe uma análise sobre as interações entre laboratório científico e seu contexto social, focalizando os processos midiáticos na produção de inovações tecnológicas. Dada a multiplicidade de agentes envolvidos na trajetória da inovação, identificados no estudo de caso, pretende mostrar que o processo da invenção requer modos diferenciados de interações comunicacionais para que o deslocamento do laboratório para a sociedade possa transformar o invento em inovação. Desta forma, desenha o espaço social da inovação tecnológica, oriunda de pesquisas químicas e farmacológicas, permeada por aspectos culturais, políticos, simbólicos e midiáticos. Inspirada pela indagação de como as interações se realizam na disputa de sentidos e interesses da inovação, a tese tenciona verificar como a comunicação midiática agiu neste espaço e o que os aspectos midiáticos fazem do invento científico. A análise chega à conclusão de que o laboratório necessita constituir sua invenção científica num espaço de invenção social, onde
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-05-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-05T17:53:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-05T17:53:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2501
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2501/1/acao+comunicacional.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d0964f94fb50696aad8e6eb560eb5560
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844945405870080